TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Testando Engenharia Ambiental Básica

Por:   •  8/3/2021  •  Monografia  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 2

Samuel Moreira da Silva - Engenharia Ambiental Básica - Aula 04

A reportagem cita como principais inovações na época, membranas de polímeros e feixe de fibras, também de polímeros, materiais utilizados para realizar a filtragem da água.

Foi citado o processo de tratamento de água no laboratório na UFRJ, que era automatizado e emissários submarinos, que tratam o esgoto através da sua tubulação, antes de despejá-lo no mar, como automação, foi possível verificar as peneiras de sólidos em funcionamento.

Um grande exemplo de reutilização da água através do tratamento de água e esgotos é a VSB em Jeceaba-MG. Mantida pela BRK Ambiental, a chamada Central de Utilities de Jeceaba foi implantada no modelo de contratação DBOT (Design, Build, Operate and Transfer), em que a BRK Ambiental assume o pacote completo de investimento na construção, operação e posterior transferência para o cliente diante do término do período de contratação. Para este projeto, foram investidos cerca de R$570 milhões. O contrato foi firmado em 2009 e tem validade de 17 anos.

A capacidade do sistema de captação, no rio Camapuã, e do tratamento da água é de 1.000 m³/h. Desse total, 870 m³/h são destinados à água industrial, 80 m³/h para produção de água desmineralizada e 50 m³/h são destinados para produção de água potável. Os serviços incluem, ainda, a operação e manutenção da rede de esgoto e suas sete Estações Elevatórias, contemplando um total de 13.966 metros de tubulação.


A capacidade da Central de acordo com a BRK Ambiental:

  •  Circulação total de 24.000 m³/h de água, com 98% de reuso.
  • 75 m³/h de efluentes industriais e sanitários tratados.
  • 27.000 toneladas, é a capacidade mensal de armazenamento de resíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com