TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Empresa

Por:   •  21/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A economia de uns pais é feita por um sistema consolidado de atividades humanas relacionadas à produção, distribuição, troca e consumo de bens e serviços.                                A atividade econômica gera riquezas mediante a indústria, comércio e serviços com a finalidade de satisfação de necessidades humanas.


Tipos de empresas: serviços, comércio, indústria.

As empresas são organizações econômicas particulares, públicas ou mistas que oferecem bens e ou serviços com o objetivo de lucro, o lucro numa visão moderna é uma consequência, ou retorno esperado por investidores, do processo produtivo e para as empresas públicas e as entidades sem fins lucrativos é representado pela rentabilidade social. Existem diversos tipos de empresas, vamos considerar as indústrias, o comércio e os serviços.

Indústria

É a atividade econômica surgida na primeira revolução industrial, no fim do século VIII e no início do século XIX, na Inglaterra e tem por finalidade transformar matéria prima em produtos para comercialização, usando para este fim a força humana, máquinas e energia.

Tipos

As indústrias são divididas em grupos: [pic 1]

Fatores relacionados

Cada tipo de indústria precisa de alguns fatores mais do que de outros, porém todas precisam fundamentalmente de boa rede de transportes e de telecomunicações. Como exemplo as indústrias de base precisam de mais disponibilidade de matérias primas e energia, as indústrias de altas tecnologias requerem mão – de – obra altamente qualificada, já para as indústrias de bens e consumo é de valor a proximidade a um mercado consumidor amplo.

Mundo e no Brasil

As maiores concentrações de indústrias no mundo estão na Europa, nos Estados Unidos e no Japão.

 No Brasil mais de 70% da produção da indústria está na região sudeste e 51,8% da produção nacional no estado  de São Paulo , que detém 40,3% dos estabelecimentos industriais.

Na economia

As indústrias são grandes geradores de empregos e muitos economistas dizem que o bem estar deste setor esta ligado com o setor de serviços e comércio que tem que estar bem também para consumir os produtos fabricados.

Comércio

O comércio é uma atividade muito antiga, surgiu da necessidade de permitir a convivência entre os homens.

O comércio baseia-se na troca voluntária de produtos. Na sua forma original o comércio fazia-se por troca direta, troca de produtos entre parceiros. Os negociantes atuais negociam pela troca indireta (o dinheiro), assim podemos hoje, separar a venda da compra. A invenção do dinheiro seja de papel ou de plásticos (cartão de crédito) contribuiu grandemente para simplificar e promover o progresso do comércio.

O comércio pode estar relacionado à economia formal, legalmente estabelecida, com firma registrada ou relacionada com a informal, sem firma registrada.

O comércio mundial é regulamentado pela organização mundial do comércio.

Na economia

A circulação de riquezas, viabilizada pelo comércio, trouxe e ainda traz importantes consequências para as atividades econômicas.

O comércio também é um grande gerador de emprego. Quanto mais se desenvolve uma região, aumenta a demanda e consequente mente  alavanca o comércio desta região .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (168.4 Kb)   docx (305.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com