TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Layout

Por:   •  24/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

TIPOS DE LAYOUT (ARRANJOS FÍSICOS)

O layout é a técnica de administração de operações cujo objetivo é criar a interface homem-máquina para aumentar a eficiência do sistema de produção (Jones & George, 2008).

Os principais objetivos são reduzir o custo de manuseio de materiais; garantir espaço para os equipamentos e máquinas de produção; permitir elevada utilização e produtividade da mão de obra, das máquinas e do espaço; garantir espaço para banheiros e outros cuidados pessoais dos empregados; permitir facilidade de supervisão; permitir facilidade de manutenção; e atingir os objetivos com o menor investimento de capital.

Um bom layout resulta na redução de custos de operação e no aumento da produtividade e eficiência.

O layout da empresa deve ser elaborado posteriormente à localização da empresa e já com uma capacidade de produção determinada. O tipo de layout deve ser determinado conforme o que será produzido pela empresa. Como descrito no livro administração da Produção/ Operação:

Para a elaboração do layout, são necessárias informações sobre especificações e características do produto, quantidades de produtos e de materiais, sequências de operações e de montagem, espaço necessário para cada equipamento, incluindo espaço para movimentação do operador, estoques e manutenção, e informações sobre recebimento, expedição, estocagem de matérias-primas e produtos acabados e transportes. (G. Martins e Laugeni, p.143)

A falta de comunicação entre as áreas pode causar problemas de arranjo físico em dois elementos básicos: o produto (material ou serviço) e quantidade (ou volume). Indireta ou indiretamente esses dois elementos são responsáveis por toda as características, fatores e condições do planejamento.

JONES, Gareth R.; GEORGE, Jennifer M. Administração Contemporânea. 4ª edição. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (31.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com