TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Liderança. Prós e contras

Artigo: Tipos de Liderança. Prós e contras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Artigo  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

Tipos de Liderança

• Líder Coercitivo: Um líder com alto poder coercitivo induz ao cumprimento de suas ordens, porque a desobediência poderá acarretar punições tais como execução de tarefas desagradáveis, repreensão ou até demissão coercitiva através da confiança na força física, na facilidade verbal ou na capacidade de conceder ou retirar apoio emocional a outros. Essas bases fornecem ao indivíduo os meios de fisicamente ferir, maltratar, humilhar ou negar amor a outros.

Prós: praticidade, rapidez, objetividade, exigem imediata obediência;

Contras: despótico (menos democrático), desestimulante, inibe criatividade.

É fácil entender por que, de todos os estilos de liderança, o coercitivo é o menos eficaz em muitas situações. Leve em consideração o que o estilo faz ao clima de uma organização. A decisão extrema, de cima para baixo de um líder, destrói o nascimento de novas ideias. As pessoas se sentem tão desrespeitadas que pensam, o senso de responsabilidade, iniciativa, eles perdem seu senso de posse e se sentem pouco responsabilizadas por seus desempenhos.

Os líderes coercitivos também têm efeito danoso no sistema de recompensa. A maioria da força de trabalho com alto desempenho é motivada por algo mais do que por dinheiro buscam a satisfação do trabalho bem feito motivar pessoas mostrando a elas como seu trabalho se encaixa em uma grandiosa missão comum. Essa perda, medida em termos de redução de clareza e compromisso, deixa as pessoas alienadas de suas próprias tarefas, imaginando.

• Líder Conselheiro: sobressaem na delegação de poderes, eles dão aos funcionários tarefas desafiadores, pois acredita em que vão se sobressair nas tarefas que são designadas a eles mesmo que isso signifique que as missões não serão executadas rapidamente.

Positivo: O líder conselheiro é ótimo para delegar tarefas, da autonomia acredita no potencial positivo, motivado, esse líder está disposto a tolerar erros a no curto prazo se isso promover o aprendizado em longo prazo.

Negativo: O estilo conselheiro funciona bem em muitas situações numa empresa, mas talvez seja mais eficaz quando o indivíduo tem algo de melhor ao oferecer, aceita criticas construtiva quando o funcionário já está ciente de suas deficiências e gostaria de melhorar ainda mais, o estilo surte efeito quando a pessoa percebe que cultivar novas habilidades para ajudá-la a progredir.

• Líder Agregador: gosta dos seus colaboradores felizes, unidos, com harmonia no ambiente de trabalho, é flexível em diversas situações, ele é considerado como um amigo dentro da organização confia em cada um e permite sugestões.

Positivo:

O estilo também tem um efeito decididamente positivo na comunicação quando se gostam, as pessoas estão sempre conversando com ele trocam ideias, partilham a inspiração um confia no outro permitindo a inovação e à tomada de risco rotineiramente a flexibilidade aumenta porque o líder agregador é como um pai do conselho impõe algumas regras, mas não limita as atitudes, dando um excesso de liberdade para fazer seu trabalho do jeito que julgarem mais eficazes.

Negativo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com