TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Controle da Ação Empresarial: Con¬trole Estratégico, Tático e Operacional

Tese: Tipos de Controle da Ação Empresarial: Con¬trole Estratégico, Tático e Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Tese  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  939 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA 07. Tipos de Controle da Ação Empresarial: Con¬trole Estratégico, Tático e Operacional.

1) Qual é a abrangência e a relevância do controle numa organização?

R.Sendo o controle um processo regulador na área organizacional, ele tem como objetivo asse¬gurar que os desempenhos sejam padronizados através de medidas corretivas e preventivas. De acordo com o nível da estrutura organizacional, ele pode variar em controle estratégico, controle tático e controle operacional.

2) Quais são as definições, características e aplicações do controle estratégico?

R.O controle estratégico tem suas ações alinhadas ao planejamento estratégico institucional, ou seja, “é tratado no nível institucional da empresa e se refere aos aspectos globais que envolvem a empresa como uma totalidade”(CHIAVENATO 2011, p. 337). Tem como princi¬pais características o nível de decisão (institucional), a dimensão do tempo (a longo prazo) e a abrangência (genérico).

Pelo fato de o controle estratégico ser macro-orientado, e por isto genérico, cabe à cúpula organizacional empreendê-lo. Em razão disso, ele também é chamado de controle orga¬nizacional, haja vista que as informações que são utilizadas para as adequações da em¬presa são oriundas do meio externo, com conteúdos estratégicos para os negócios.

3) Quais são as definições, características e aplicações do controle tático?

R.No nível intermediário da empresa, o controle tático pode ser exercido, de modo departa¬mentalizado, a curto e/ou médio prazo e, por essa razão, é também chamado de controle departamental. O controle tático corresponde a “cada unidade organizacional ou cada de¬partamento ou conjunto de recursos tomado isoladamente” (CHIAVENATO, 2011, p. 353). O controle tático é padronizado de acordo com os objetivos, as especificações do planeja¬mento tático de uma organização, ou seja, no “planejamento elaborado em cada departa¬mento no nível intermediário da organização”, explica Chiavenato (2011, p. 139). Com isso, o controle tático assegura a detecção e a localização de falhas e desvios nas atividades. Os padrões táticos se subdividem em padrões de quantidade (número de empregados, volume de vendas e da produção), padrões de qualidade (foco na qualidade da produção e no funcionamento de equipamentos), padrões de tempo (tempos-padrão das pessoas na empresa, no ciclo operacional e financeiro) e padrões de custo (custos diretos e indiretos da produção, relações de custo-benefício).

4) Quais são as definições, características e aplicações do controle operacional?

R. No caso do controle operacional, seu nível de ocupação está localizado nas operações, relacionado às atividades realizadas pelo pessoal não administrativo nas organizações, em curto prazo, imediatistas e focadas no cotidiano e nas ações corretivas.

Nessa perspectiva, o controle operacional adquire um caráter cibernético, no sentido de ser um processo universal de controle que está presente em todas as áreas do conheci¬mento humano. Cibernético diz respeito ao controle que existe em todos os sistemas vivos e mecânicos, assim como na verificação dos meios (se são seguidos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com