TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de investimentos

Por:   •  5/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.431 Palavras (14 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

                                   Universidade Anhanguera – Uniderp

                              Centro de Educação à Distância

                            Atividade Prática Supervisionada - ATPS

                            Disciplina: Analise de Investimentos

Alex Manetti Rodrigues– RA9937023154

Michel do Santos Alves – RA 7935685104

Régis Rockembachdos Santos – RA9978020675

                                                Pelotas / RS

                                           2015

Sumário

Introdução        05

Capitulo I – Tipos de Investimentos        05

Capitulo II – Fluxo de Caixa        14

Capitulo III – Técnicas        26

Capitulo IV – Inflação        32

Capitulo V – Imposto de Renda e Depreciação        35

Conclusão        45

Referências Bibliográficas        46


  1. Introdução

Na presente atividade prática supervisionada, iremos fazer a análise de investimentos de uma empresa fictícia com  nome de Center Sul Pneus LTDA.

A análise de investimentos é um conjunto de técnicas que nos permite a comparação entre resultados obtidos, com diferentes possibilidades de investimento para a tomada de decisão, que envolvam o direcionamento de recursos financeiros, dentro da organização.
         Dessa forma, analisaremos o investimento a ser realizado. A enumeração de alternativas viáveis, análise de cada uma das alternativas, comparação das alternativas, e a escolha da melhor alternativa.
          Elaborando assim,  um projeto de investimento estruturado através da descrição do investimento pretendido; elaboração do fluxo de caixa relevante; métodos para avaliação de investimentos; o efeito da inflação na análise de investimentos; o imposto de renda e a depreciação, e dessa forma elaborar a conclusão do projeto.

Os investimentos dividem-se em três categorias:

Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem estar social, não tem por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais,como votos para os políticos ou governo que gerou estas melhorias para a população.Alguns exemplos são: hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outros.Estes não visam lucros.

Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores, sendo esses os maiores geradores de empregos. Alguns exemplos são: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, dentre outros.Este tipo de investimento é o maior gerador de empregos e tributos de qualquer país capitalista.

 Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas, e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem objetivo de gerar tanto bem estar para a sociedade quanto retorno monetário.Alguns exemplos são: Petrobrás e o Banco do Brasil.

A empresa atuara no ramo de prestação de serviços e venda varejista de pneus.

 Sua missão: Ser a referência em fornecimento de  produtos e serviços.
Atuando no setor que mais cresce no brasil e devido a alta concorrência nesse setor a empresa terá como meta fidelizar seus clientes, através de um diagnostico e execuçao preciso de seus serviços, focando sempre na excelencia no atendimento ao cliente.

A empresa terá um unico proprietário que irá dedicar-se  integralmente  atividades da empresa. Será uma micro  empresa,  Optou-se pelo recolhimento do imposto de renda pelo regime super simples.

    Produtos e serviços:

Os principais produtos a serem vendidos serão: serviço de alinhamneto, balanceamento e pneus pra veiculos de passeio.


CAPÍTULO 02 – ELABORAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA RELEVANTE

.

O fluxo de caixa relevante é decisivo para projetos de análises de investimentos. Através do mesmo se define alterações ou incrementos para o fluxo já existente em uma empresa, com o projeto desenhado se estimam valores quaisquer a princípio para a operação do que é relevante ou não relevante para o futuro. Através desse fluxo se estimam perdas ou ganhos. Este esquema se baseia no conceito de caixa, ou seja, valor financeiro de entradas e saídas, ao contrário da contabilidade, que se estrutura no princípio da competência, ou seja, fato gerador (lançamentos).Com tal técnica podemos fazer uso do estudo de quaisquer empreendimentos, viabilizando o econômico-financeiro da realização do projeto.

. O fluxo relevante nada mais é, do que o movimento econômico-financeiro de uma empresa.

O PLT  dessa disciplinaapresenta um fluxo composto basicamente de três partes essenciais, são elas:

1.Investimento inicial ou nos períodos iniciais: Tais investimentos podem ser representados por forma de bens físicos (prédios,equipamentos,ferramentas), ou na forma de investimentos de capital de giro, nessa primeira etapa temos portanto uma saída de caixa no momento zero e deve ter o sinal negativo (-) no fluxo de caixa.

2.Retorno de caixa do investimento: De forma natural, nessa etapa, no decorrer de alguns períodos, o projeto investido se torna rentável, gerando assim fluxos de retornos positivos para o investidor.

3.Valores residuais: Essa etapa do fluxo de caixa normalmente é positiva (+) e ocorre no final do investimento, podendo ser pela venda de um ativo após seu uso ou alguma  vantagem tributária adquirida, porém esse resultado final pode também ser negativo(-) dependendo de alguma obrigação que venha a ser realizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com