TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos e Apurações de Pallets

Por:   •  26/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 5

3- Tipos e Apurações de Pallets

A paletização teve grande impulso durante o período da 2º Guerra Mundial, e até hoje é a principal forma de unitização pelos benefícios que traz para a armazenagem dos produtos. “Tem amplo emprego em fábricas, armazéns onde os materiais devem ser movimentados, transferidos ou despachados. ” (Moura; Banzato, 2000, p.146).

Existem vários tipos de pallets, pois eles têm tamanhos, pesos e modelos variados, geralmente as empresas os escolhem conforme a necessidade de armazenar seus produtos. A seguir segue a explicação de alguns tipos.

· Pallets One Way: Utilizados em apenas uma viagem, são descartados após a entrega da mercadoria. Seu preço está relacionado com o peso a ser transportado, que pode demandar reforços do estado. (GLOBALWOOD, 2016).

· Pallets Retornáveis: Utilizados para logística reversa, retornam ao ponto de origem e devem resistir a impactos. Seu custo é diluído já nos primeiros usos e é empregado para inúmeros transportes. (GLOBALWOOD, 2016).

· Pallets de movimentação e Estocagem: Com vida útil maior, servem para o transporte e estoque de mercadorias em uma central de armazenamento. Sua estrutura precisa resistir a uma variedade de pesos e ao empilhamento. (GLOBALWOOD, 2016).

· Pallets Duas Entradas: Fabricados com longarinas, possuem duas entradas. Utilizados em prateleiras (porta-pallets), devem suportar o peso dos produtos. (GLOBALWOOD, 2016)

· Pallets Quatro Entradas: Com quatro entradas para o transporte em empilhadeiras ou carro paleteiro. Fabricados com longarinas, sua face superior pode ser vazada ou fechada (assoalhado). (GLOBALWOOD, 2016).

· Pallets Reversíveis: Podem ser utilizados nos lados superior e inferior. Geralmente com duas entradas, são mais resistentes e empregados em prateleiras para movimentação interna de mercadorias. (GLOBALWOOD, 2016).

· Pallets para exportação: São fabricados para transporte terrestre, marítimo e aéreo. Suas peças de madeira recebem tratamento fitossanitário, com agrotóxico ou através de calor. (GLOBALWOOD, 2016).

· Pallets PBR: Significa Palete Padrão Brasil, segue normas para movimentar e armazenar produtos no país. Sua qualidade o torna um produto retornável, sendo utilizado por muitos anos. (GLOBALWOOD, 2016).

· Pallets Euro ou Pallet Eur-Epal: O Palete Padrão Europeu, especificado pela Epal, é exigido para o transporte e importação de mercadorias na Europa, produzido com madeira seca e por fabricantes licenciados. (GLOBALWOD, 2016).

· Pallets CP: Chemical Pallets (CP) é um padrão estabelecido por indústrias químicas europeias. Dos nove modelos, no Brasil são utilizados o CP-2 e CP-3, que vêm do exterior e acabam sendo reutilizados. (GLOBALWOOD, 2016).

· Pallets Usados: Após reformados, os pallets são comercializados novamente. A reciclagem contribui para o reaproveitamento de madeira e a comercialização de estrados por preços mais baixos. (GLOBALWOOD, 2016).

Os paletes mais comuns usados são os de madeira, mas existem ainda outros tipos de materiais para a confecção de pallets como Borracha, Metálicos, Papelão, Plástico. Abaixo algumas figuras que demonstram alguns tipos de pallets de madeira.

Figura 1: Pallets de madeira com duas e quatro entradas, ambos vazados.

Fonte: globalwoods.com.br

Figura 2: Palete assoalhado, com a parte superior fechada.

Fonte: globalwoods.com.br

Figura 3: Palette EUR-EPAL, medidas de 1200 mm X 800 mm X 144 mm com quatro entradas.

Fonte: globalwoods.com.br

Existem várias medidas de paletes no mercado, de acordo com a utilização desejada pelo cliente. A seguir algumas medidas de paletes padronizados:

Quadro 1: Dimensões básicas de paletes padronizadas

Fonte: www.gestaoindustrial.com

Keed (2011) ressalta que, toda carga colocada sobre o palete deve estar bem fixada para possibilitar sua movimentação, armazenagem, proteção e evitar o furto de volumes. Os equipamentos utilizados para sua movimentação são paleteiras e empilhadeiras, existentes nos mais diferentes modelos e capacidades de suporte de peso, apropriadas para as diferentes alturas das prateleiras do porta-paletes e do drive-in e altura dos porões do navio. (Keed, 2011, p.71).

4- Containers Aéreos

O transporte aéreo tanto nacional ou internacional, tem sido utilizado com muita eficiência, o que está o tornando um modo alternativo e já pensado com mais naturalidade para o transporte. “Este modo de transporte apresenta uma característica especialíssima em relação aos demais, que lhe dá uma grande vantagem, que é de ser realizado pelo ar e ter toda sua estrutura de operação em terra”. (Keed, 2011, p. 142).

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com