TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tomadade decisoes

Por:   •  13/8/2015  •  Dissertação  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

8.Melhorando o processo de tomada de decisões éticas na empresa.

c) Finalizar com comentário critico sobre os principais itens abordados na texto, enfocando a variação da conduta do empregado e a empresa como agente moral.

Metodologia:

a) Capa – nome do componente

b) Introdução ao conteúdo

c) Desenvolvimento de conteúdo envolvendo todos os itens

d) Conclusão: comentário/análise crítica sobre os conteúdos resumidos

e) Referência bibliográfica

ATENÇÃO - Trabalho digitado – ENVIAR ARQUIVO VIA MODDLE

TEXTO

RELACIONAMENTOS ORGANIZACIONAIS E CONFLITOS NAS TOMADAS DE DECISÕES - texto adaptado.

Um Dilema ético

Megan Chambers, formada pela Wasatch Universtity, trabalha na Xenon Manufacturing há vários anos. Tendo começado como compradora de matérias-prima, decidiu mais tarde que vendas era o caminho mais rápido para subir na empresa. Tornou-se excelente vendedora e em um ano foi promovida a gerente de uma pequena divisão. A vida de Megan girava em torno de sua carreira e seus amigos eram ou da companhia ou trabalhavam no mesmo ramo. A Xenon fora uma boa escolha devido ao status de líder no ramo. Megan acreditava que, em oito anos, poderia chegar aos altos escalões. Hoje porém, ela enfrenta um problema.

Seu chefe, Robert, a esteve pressionando sobre o boletim de merecimento trimestral de Kevin, um dos seus funcionários. Ao conversar com outros chefes de serviço, ouviu sempre o mesmo conselho: “Não dê a esse cara uma nota negativa, mesmo que ele a mereça. Dois gerentes fizeram isso, quando Kevin trabalhava com eles, e foram rebaixados ou transferidos para lugares indesejáveis. Pode ter sido coincidência, mas...”

Avaliando o trabalho de Kevin, verificou que estava abaixo do padrão. Recebeu também comunicações verbais sobre a maneira como Kevin tratava as pessoas – e outras coisas, também. Ouvindo um deles, Megan se deu conta de que o dia de hoje não vai ser bom para ela. “Kevin entrou em meu estabelecimento cheirando a álcool”, disse a pessoa. “Passou uma cantada em uma secretária e comportou-se de maneira nada profissional. Eu gostaria que arranjasse outro vendedor ou então pode deixar de nos procurar.”

Megan já teve uma conversa com Kevin sobre esse assunto. Ele justificou seus atos dizendo que tomou alguns drinques com clientes, para mantê-los felizes. “Afinal de contas, Megan, todo mundo sabe que beber é uma coisa que os vendedores fazem para desenvolver um relacionamento mais pessoal com os clientes.” Essa conversa a deixou mais tranqüila, mas ela lhe recomendou que procurasse ajuda especializada para tratar esse problema, o que ele fez.

Nesse momento, a companhia que fazia o seguro da Xenon, acaba de enviar o seguinte comunicado:

Mudanças nos benefícios.

A partir de 1º de julho será feita uma exclusão nas doenças cobertas por nossa apólice. Uma vez que o alcoolismo pode ter origem genética, a apólice adquirida por essa empresa cobrirá agora 100% do primeiro tratamento e 50% do segundo, sem cobertura de tratamento subseqüente. Recomendamos encarecidamente que todos os empregados procurem seu médicos e peçam um exame de sangue para verificar se são predispostos a essa condição de saúde.

Enquanto lia o memorando que acompanhava a comunicação da seguradora, Megan soube também da ação judicial movida contra um gerente que demitira um vendedor que tinha essa predisposição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com