TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Decisões De Investimento E Seus Negócios

Monografias: Decisões De Investimento E Seus Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  4.651 Palavras (19 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 19

Resumo:

A globalização têm inserido as empresas em geral em um ambiente competitivo e complexo, reforçando a necessidade das empresas criarem estruturas e produtos que contribuam com resultados positivos para a eficácia empresarial. Nesse contexto, a decisão de investimento é fator determinante para os resultados econômico-financeiros, perspectivas e competitividade, tomada através da elaboração de um projeto de investimento. Este estudo tem como objetivo principal identificar as etapas do desenvolvimento deste projeto, bem como seu impacto após sua implantação nos negócios. A pesquisa foi realizada em uma empresa do grupo CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) – CPFL Renováveis S.A., adotando pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de questionários feitos através de entrevistas junto aos principais gestores. Como resultado conclui-se que quando os investimentos são feitos de maneira planejada e estruturada, seus impactos nos negócios refletem de forma positiva, possibilitando crescimento econômico e referência de mercado.

Palavras chave: Planejamento; cenário; decisão; investimento; resultado.

Abstract

Globalization has entered mainstream business in a complex and competitive environment, reinforcing the need for companies to create products and structures that contribute to positive outcomes for business effectiveness. In this context, the investment decision is a decisive factor for the economic and financial results, prospects and competitiveness, taken through the preparation of an investment project. This study aims to identify the main stages of development of this project and its impact on the business after his deployment. The research was conducted in a group company CPFL (Companhia Paulista de Forca e Luz) - CPFL Renewable SA, adopting literature, documentary and questionnaires made through interviews with key managers. As a result we conclude that when investments are made in a planned manner and structured their business impacts reflect positively, enabling economic growth and market benchmark.

Keywords: Planning, scenario, decision; investment; outcome.

1. Introdução

A crise energética no Brasil ocorrida em 2001 e em 2002, pelo baixo nível dos reservatórios por falta de chuvas, falta de planejamento e ausência de investimentos em geração e distribuição de energia gerou uma perspectiva cada vez maior na utilização da energia eólica. O estado do Ceará foi o primeiro local a realizar o levantamento do potencial eólico, que é a energia cinética contidas nas massas de ar em movimento, que damos o nome de vento. Seu aproveitamento ocorre com o emprego de aero gerador que consiste num gerador elétrico movido por uma hélice que é movida pela força do vento, para a geração da eletricidade. Quanto à quantidade de eletricidade, essa depende de quatro fatores: quantidade de vento que passa pela hélice; diâmetro da hélice; dimensão do gerador e rendimento do sistema como um todo. Hoje existem mais de cem anemógrafos computadorizados espalhados pelo Brasil levantando dados de vento. Diante desse cenário, desenvolvimentos tecnológicos recentes como sistemas de transmissão, estratégia de controle e operação das hélices, têm reduzido custos de equipamentos, um dos principais entraves para o investimento. Elaboração de projetos de investimentos neste segmento disponibiliza ferramentas para que a empresa tenha uma tomada de decisão assertiva, fazendo com que seu impacto nos negócios seja positivo, garantindo a competitividade no mercado, além de contribuir para melhor análise de cenários, perspectivas, resultado econômico-financeiro, que auxiliam de maneira planejada e estruturada o crescimento e evolução da empresa e foi assim que em 2011, a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) constituiu a CPFL Energias Renováveis S.A., que possui como objeto social a exploração de empreendimentos de geração de energia eólica a fim de garantir sua competitividade no mercado.

Assim, configura-se como objeto de pesquisa deste estudo a seguinte questão: como as decisões de investimentos impactam nos negócios, demonstrando como é elaborado um projeto de investimento e sua atuação no mercado. Trata-se de uma pesquisa descritiva, denominada estudo de caso, com apoio de várias fontes de evidências (documentos e entrevistas qualitativas estruturadas através de um questionário) que irão contribuir para que se conheçam as ferramentas de um projeto de investimento que possibilitam a tomada de decisão assertiva. Este estudo limita-se a analisar uma empresa específica – CPFL Renováveis, portanto, não sendo cabíveis, as conclusões aqui levantadas, serem generalizadas, entretanto, poderá contribuir como instrumento de informação sobre decisões de investimento nas empresas.

2. Problema de Pesquisa e Objetivo

O problema de pesquisa apresentado nesse estudo é de que como as decisões de investimentos impactam nos negócios de maneira planejada e estruturada no plano de crescimento da empresa, num momento o qual o mercado caminha para a construção de uma nova economia.

A empresa em questão tendo como atividade principal a energia elétrica e essa sendo parte central do problema de emissões de carbono acredita-se que tomar a frente, abrir novos caminhos e inovar são as melhores estratégicas para a competitividade de mercado.

O objetivo central é a elaboração de um projeto de investimento em energia eólica o qual analisará:

- Cenários do mercado brasileiro de energia elétrica;

- Perspectivas de oportunidades de crescimento do setor energético brasileiro;

- Resultados econômico-financeiros com descrições dos investimentos;

- Competitividade abrangendo desde o desenvolvimento de projetos até a construção de parques eólicos.

3. Metodologia

A pesquisa é descritiva através de um estudo de caso, dando uma visão geral do projeto, dos procedimentos e das questões de estudo.

Os procedimentos foram distribuídos em 03 etapas:

- Etapa 1: pesquisa bibliográfica, com o objetivo de estudar o que foi disponibilizado sobre o tema;

- Etapa 2: pesquisa documental, levantando informações sobre a CPFL Renováveis S A e seus projetos de investimentos;

- Etapa 3: entrevistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com