TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toyotismo Sistema Kaizen

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.992 Palavras (12 Páginas)  •  1.057 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE ANCHIETA DO RECIFE-FAR

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (GRADUAÇÃO)

DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA

ANNA CARLA F. DA COSTA

JOSELENE ANDRADE DOS SANTOS

RENATA MONTEIRO DE SANTANA

TOYOTISMO: O KAISEN COMO SISTEMA DE MELHORIA CONTINUA DOS PROCESSOS.

                                                     

Recife/2015

 ANNA CARLA F. DA COSTA

JOSELENE ANDRADE DOS SANTOS

RENATA MONTEIRO DE SANTANA

TOYOTISMO: O KAYSEN COMO SISTEMA DE MELHORIA CONTINUA DOS PROCESSOS.

Projeto de pesquisa apresentado à coordenação do curso de Administração, como requisito parcial da disciplina Metodologia Cientifica, sob a orientação da professora Maria da Penha de C. Vaz.

                                 

Recife/2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................04

2. REVISAO DA LITERATURA...............................................................................05

3. PROBLEMÁTICA.................................................................................................10

4. HIPÓTESES..........................................................................................................11

5. OBJETIVOS..........................................................................................................12

6. JUSTIFICATIVA....................................................................................................13

7. METODOLOGIA....................................................................................................14

8. CONSIDERAÇÔES FINAIS...................................................................................15

9. REFERÊNCIAS......................................................................................................16


1. INTRODUÇÃO

Toyotismo é um sistema criado no Japão, após a segunda guerra mundial pelo engenheiro Taiichi Ohno. O funcionamento do Toyotismo é que a empresa tenha uma mão-de-obra qualificada, ou seja, trabalhadores bem treinados e multifuncionais para atuarem em várias áreas do sistema produtivo da empresa.

É um sistema voltado para a produção, evitando ao máximo o excesso, pois deve ser ajustada a produção com a demanda do mercado. A mercadoria tem que ter qualidade em todas as etapas de produção, alta qualidade do produto, evitando o máximo de desperdício de matéria-prima e de tempo.

Partindo do tema Toyotismo, desenvolveu-se um estudo sobre o Kaizen que tem como essência a melhoria contínua. A filosofia do Kaizen afirma que nosso modo de vida, seja ela no trabalho, na sociedade ou em casa, merece ser constantemente melhorada.

Este estudo de caso será realizado na empresa Vila Verde, localizada no Espinheiro, bairro da zona norte do Recife. Trata-se de uma empresa do segmento de jardinagem e paisagismo que atua na área de serviços e venda de plantas, com um setor de criação e implantação de projetos e na área comercial. Oferece ao cliente uma loja para compras de produtos de jardinagem e decoração.

A Vila Verde é uma empresa de pequeno porte, que está no mercado há pouco mais que cinco anos. Tem um quadro de dezoito funcionários que se dividem em uma equipe de vendas para atendimento, criação e venda de projetos paisagísticos; uma equipe de implantação que executa este projeto, além de um setor administrativo.

2.REVISÃO DA LITERATURA

2.1Toyotismo

             A administração japonesa foi fortalecida após a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial. Em 1955, com o povo decidido a apagar as lembranças do período anterior surgiu uma nação que buscava prosperidade. Assim o sistema Toyotismo de produção surgiu.

O Toyotismo foi criado por Eiji Toyota, juntamente com o engenheiro japonês Taiichi Ohno e foi aplicada na fábrica automobilística Toyota. Até então, este cenário era dominado pelas marcas Volvo e Ford que tinham seus próprios modelos de produção utilizados pela empresa européia e americana. O Volvismo combinava a produção manual com um alto grau de automação manual o que resultava numa intensa flexibilidade, tanto de produtos quanto de processos, além da redução de capital. (OHNO, 1997, p.35).

A volvo se caracterizou também pelo experimentalismo, o que ia de encontro com os princípios fordistas e toyotista. O fordismo, criado a partir de importantes conceitos do taylorismo visava o aumento da produção, o volume, diminuindo os custos da produção e aumentando o estoque. Para isso Henry Ford passou a usar em sua fábrica a esteira, figura típica do fordismo, onde o trabalhador exercia tarefas simples de modo repetitivo.

Segundo WOOD Jr. (1992, p.52), na década de 50, Taiichi Ohno visitou a fábrica da Ford, foi quando deu início a um novo modo de pensar, criando assim o Toyotismo. Ohno procurava restabelecer a Toyota Motor Co. Em um cenário de total crise, em que o mercado de consumidor e o poder de compra eram baixos e a mão de obra era escassa.

O Sistema Toyotismo ou Ohnonismo, como é conhecido, leva em consideração, esse contexto de crise vivida na época, tendo como proposta principal ganhar o máximo num só produto, fazendo a venda deste produto valer à pena dentro da indústria.

O Toyotismo é uma versão melhorada das técnicas ocidentais e vem evoluindo desde então. É um sistema que se caracteriza por sua mão-de-obra multifuncional e bem qualificada em que os trabalhadores eram treinados para conhecer todo o processo de produção, podendo assim atuar em todas as áreas do sistema produtivo da empresa, o que se choca com um dos métodos do sistema fordista que deixava o trabalhador restrito a uma única função. (OHNO, 1997, p.38)

A administração participativa é uma característica muito forte no Toyotismo. O funcionário é o bem mais precioso numa organização. O trabalho em grupo é estimulado entre os trabalhadores. Os funcionários têm a mesma visão que a empresa e entendem que os objetivos propostos só podem ser atingidos com o esforço coletivo e com eficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (170 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com