TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 3 periodo

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8 

REFERENCIA..............................................................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

No decorrer do trabalho iremos falar sobre a importância do Marketing para o sucesso das empresas. Também será abordada a maneira como a Microsoft trabalha e iremos expor nossa opinião sobre ela. Falaremos um pouco mais detalhado sobre alguns conceitos de Marketing como produto, mix de comunicação e seus componentes e sobre negociação.

 


  1. DESENVOLVIMENTO

PESQUISA DE MERCADO

1) Com o problema levantado no trecho do texto, a Microsoft terá dificuldades de enfrentar a resistência de seus clientes no que se diz respeito a um novo sistema que foi lançado. Para uma empresa obter sucesso, é preciso primeiramente realizar uma pesquisa de mercado antes de lançar um produto. Essa ferramenta ajuda a descobrir quais são as necessidades e/ou desejos de seus clientes. Foi o que faltou à Microsoft, ela não se preocupou na satisfação de seus clientes, principalmente os corporativos, já que a metade de sua receita vem deles. A respeito desse problema de rejeição por parte dos corporativos, a Microsoft deveria realizar constantemente pesquisas de mercado, para obter informações importantes para a tomada de decisão estratégica e procurar desenvolver sistemas de facilitem mais o trabalho de seus parceiros. Outra estratégica que poderia ser usada é o Marketing de relacionamento, hoje não basta só vender os produtos, é preciso se “envolver” mais com os clientes, buscando satisfazê-los. A satisfação dos clientes é muito importante para as empresas.

2) A Microsoft não investe tanto em dispositivos móveis, seu foco maior são os computadores e notebook. E isso fez com que ficasse para trás, pois cada vez mais as pessoas buscam praticidades e o mundo da mobilidade cresce a cada instante, e isso ficou bem claro com a chegada dos iPhone e do sistema Android e a Microsoft não conseguiu acompanhar esses avanços.

Faltou para a Microsoft descobrir seu diferencial competitivo, ou seja, é necessário investir em algo que a diferencie de seus concorrentes, como por exemplo, a qualidade de seus produtos e/ou ter um bom relacionamento com os seus clientes. É preciso fazer algo que seus concorrentes ainda não conseguiram criar e nem oferecer, ou seja, ela não explorou seus atributos de tal forma que poderia fazer com que ela se tornasse única e superior aos seus principais concorrentes.

MARKETING

  1. Vive-se em um tempo onde existem grandes concorrentes que a cada instante investem em produtos e serviços para atrair mais clientes. Por isso não bastar manter o foco só no cliente, é preciso estar atentos aos concorrentes, pois os mesmos buscam atender os mesmo clientes e às mesmas necessidades.

Parece simples para as empresas identificarem seus concorrentes, mas a realidade é que a quantidade de concorrentes reias e potencias é bem maior.

Tem que se estar atento a algumas forças que representa ameaças para as empresas. São elas: ameaça de rivalidade que diz respeito a disputa de preços, lançamentos de novos produtos no mercado; ameaça de novos concorrentes, pois é mais fácil a empresa ser atingida por novos concorrentes do que por concorrentes já existentes; ameaça de produto substituto, pois os produtos substitutos limitam os preços e os lucros; ameaça do poder de barganha dos compradores, a empresa precisa de defender desenvolvendo ofertas superiores que não sejam rejeitadas pelos compradores potencias e por último a ameaça do poder de barganha dos fornecedores que tendem a elevar os preços dos produtos ou reduzir as quantidades fornecidas.

Concluímos que é necessário identificar as estratégicas dos concorrentes, seus objetivos, suas forças e fraquezas, além disso é preciso observá-los e estudá-los de forma minuciosa para então descobrir que atitude tomar para estar à frente dos mesmos.

2) Produto em Marketing significa mais do que bens e serviços. Pode ser algo concreto ou abstrato que é oferecido a um mercado para sua apreciação, aquisição ou consumo para satisfazer um desejo ou necessidades. Podendo ser desde algo físico, passando por um serviço, ou até mesmo um simples evento. O preço de um produto pode estar na capacidade que ele tem de ajudar na satisfação das necessidades. Como por exemplo: o nome da marca, a embalagem, a qualidade, o design e entre outros.

Produtos podem ser tangíveis ou intangíveis:

Os bens são produtos tangíveis, como carros, roupas e imóveis.

Os serviços são produtos intangíveis, como shows musicais e assistência médica.

3) Segundo Kotler e Keller o mix de comunicação de marketing é composto por seis formas essenciais de comunicação. São elas: Propaganda, promoção de vendas, eventos, venda pessoal, relações públicas e marketing direto.

Propaganda é um dos itens mais famosos e utilizados do mix de comunicação, que se utiliza dos meios de comunicação para se aproximar dos clientes. Segundo Kotler “a propaganda é qualquer forma remunerada de apresentação não pessoal e promocional de ideias, bens ou serviços por um patrocinador identificado e seu objetivo é informar, persuadir ou lembrar.”

Promoção de vendas consiste em uma diversidade de ferramentas de incentivo, visando estimular a compra ou venda de um produto ou serviço. A promoção de vendas pode ser utilizada para obter efeitos de curto prazo, como chamar mais atenção para um lançamento de produtos ou aumentar vendas em declínio. Exemplos: jogos, amostras, shows, brindes e entre outros.

Eventos: o consumidor se torna pessoalmente envolvido ao participar de eventos patrocinados por empresas e projetados para provocar interações. Um evento bem escolhido pode ser visto como extremamente relevante à medida que o consumidor se torna envolvido. Os eventos são um tipo de venda não agressiva indireta. Podem estar relacionados com festivais, arte, esportes e entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (145.3 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com