TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 4 semestre ciencias contabeis

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1      Introdução        

2      Texto Noções de Atuária        4

2.1   Conceito de atuária        5

3      Questionario        6

3.1   Quais as principais atividades desenvolvidas pelo atuário        6

3.2           Podemos considerar que essas profições bem como os conhecimentos da Ciências Atuarial podem contribuir para a gestão empresarial? Por quê?         6

3.3   Por que a atuária é entendida como o risco no contexto das organizações?         6

3.4   Qual a relação da atuária com o risco no contexto das organizações?         6   

4      Conclusão        7

5      Bibliografia        8



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho irá apresentar os principais conceitos de atividade atuariais em gestão empresarial. Essas atividades são desenvolvidas por um profissional especializado em identificar, avaliar e gerenciar riscos que afetam as pessoas, as propriedades e as atividades econômicas, chamado de atuário. Uma das suas principais funções e determinar a possibilidade de certos eventos ocorrerem e propor ações para minimizar o custo dos riscos neles envolvidos.


  1. texto

O mercado de atuários no Brasil e no mundo tem experimentando um aumento, no que tange à demanda, exigindo constantes evoluções da carreira acadêmica e profissional com o passar dos tempos.

A palavra risco possui uma forte relação com a Ciência Atuarial, caracterizando a sua área de atuação, especificamente, nos campos matemáticos, financeiros e probabilísticos, por meio de análises qualitativas e quantitativas, bem como os respectivos gerenciamentos.

Até 1998, segundo informações disponíveis no sitio do Instituto Brasileiro de Atuária – IBA (www.atuarios.org.br), existiam no Brasil apenas 4 (quatro) universidades reconhecidas pelo Ministério de Educação, que ofereciam o curso de graduação em Ciências Atuariais, as quais ofertavam, à época, cerca de 270 (duzentos e setenta) vagas por ano.

Com o decorrer dos anos, houve uma evolução normativa muito intensa no Brasil nos segmentos de previdência, saúde suplementar, seguros e resseguros sendo que, algumas, acompanharam as tendências mundiais e outras observaram a efetiva demanda e experiências auferidas. A partir de então, o segmento das entidades fechadas de previdência complementar trouxe, por meio de seus órgãos governamentais, uma reformulação normativa (por meio de resoluções, instruções, portarias e ofícios) e, sobretudo, sugestões de práticas internacionais, fundamentadas na concepção de gestão e supervisão baseada em risco.

Internacionalmente, uma importante pesquisa divulgada por site norte-americano especializado em empregos (www.careercast.com), trouxe um relatório com os melhores empregos, sendo que em 2012, a profissão de atuário ficou em segundo lugar, alcançando o topo no ano de 2013.

  1. Quais as principais atividades desenvolvida pelo atuário?

R: O atuário lida com o trabalho burocrático dentro do mercado financeiro, trabalhando com a análise de riscos e planos de ações basicamente em três setores: seguros: trabalha com a fiscalização do trabalho técnico na área de seguros, ficando responsável pelos cálculos de prêmios e indenizações, além dos cálculos de probabilidades previdência: pode trabalhar tanto com a previdência social como com a privada, gerenciando os cálculos de fundos a serem criados para a cobertura de compromissos futuros, além de produzir relatórios de avaliação e mensuração do alcance da previdência e de possíveis riscos capitalização e investimentos: trabalha com a pesquisa de fundos de investimento, a elaboração de planos e políticas de investimento, com a gestão desses fundos, com aconselhamento e consultoria no mercado financeiro e a medição dos possíveis riscos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com