TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho ADM

Por:   •  22/9/2015  •  Artigo  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  870 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO EM GRUPO (TG)

OPERADORES ADMINISTRATIVOS

ILVA SABADINI – RA: 1222714

MAIZON JHONY ALVES DALPRA – RA: 1407672

Cachoeiro de Itapemirim

2015

Trabalho em Grupo (TG)

Enunciado

Os operadores argumentativos são centrais na formação do discurso. Eles assumem diferentes funções, conforme o enunciado em que são utilizados. Escolha um dos operadores argumentativos e dê um exemplo de aplicação em um texto curto que contenha o operador sublinhado, ou seja, escreva ao menos um parágrafo que contenha o operador argumentativo escolhido sublinhado. O texto deve ser diferente dos apresentados no ED.

Exemplo:

Juliana nunca conseguiu se casar. Claro que teve vários namorados (e casos rápidos também), mas nunca conseguiu manter um relacionamento forte o suficiente para levá-la ao altar. Em determinada ocasião, foi descuidada, engravidou e, com forte convicção religiosa, manteve a gravidez. Teve uma linda menina de nome Sula. Consequentemente, os vizinhos maldosos apelidaram Juliana de “mãe solteira”. Consequentemente é um operador que introduz uma conclusão relativa a argumentos apresentados em enunciados anteriores.

Os operadores argumentativos consistir em expressões ou palavras responsáveis pela ligação de duas orações, dessa forma seu papel é mostrar a força argumentativa dos enunciados para o qual apontam.

Porém fazendo essa ligação, eles indicam que tipo de relação: objetivo ou finalidade, conclusão, soma de duas ideias, ressalva ou oposição,   e desta forma em diante.

Devido a isso é que possui vários tipos de operadores argumentativos, que indicam sentidos e argumentos diferentes no texto.

Ao utilizarmos a linguagem, sempre buscamos alcançar uma meta e, consequentemente, não produzimos enunciados de forma aleatória; para que nossas palavras conduzam o interlocutor, elas devem, necessariamente, explorar seu aspecto argumentativo.

Roberta Maria Garcia Blasque

      Sendo assim, apresento abaixo quatro exemplos de operadores argumentativos.

Maria Luiza foi escolhida por sua beleza para participar de um concurso de beleza na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, além disso, seu corpo e sua altura são compatíveis com os padrões exigidos pelo mundo da moda, que amplia as chances de ser vista por um olheiro do ramo, apesar de não ter experiência nessa área e também não falar outros idiomas pode ser empecilho para sua carreira decolar, já que muitas modelos acabam indo para o exterior.

Os operadores que usei nesse pequeno texto foi os que somam argumentos, o que indica soma de duas ideias.

A vida não anda fácil para o trabalhador que recebe ate dois salários mínimos, o aluguel consome uma fatia grande do nosso salário e diante da crise enfrentada pelo nosso País, consequentemente a cesta básica também passou por ajustes, a conta de energia tem sido outro vilão no orçamento, logo penso como pode sobreviver quem vive com apenas um salário como a maioria dos aposentados que não tem mais condições de trabalhar para complementar a renda, alem dos gastos fixo a maioria deles tem um alto consumo com farmácia, pois com o passar dos anos a saúde vai ficando debilitada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com