TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Adm

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.163 Palavras (9 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Realizamos este trabalho em uma loja de confecções situada na cidade de Crissiumal. Foram elaboradas pesquisas e avaliações em um período de 10 dias podendo assim compreender o sistema de gestão usado pela empresa.

Em seguida faremos uma analise da empresa, sendo observado á base de gestão e do planejamento estratégico da organização. Vamos analisar as áreas comercial, financeira, logística e de gestão de pessoas.

Em seguida faremos uma avaliação sempre levando em conta o que será colocado em pratica pela empresa.

DESENVOLVIMENTO.

A referida empresa onde realizamos nosso trabalho iniciou suas atividades no ano de 2002 na cidade de Crissiumal. A empresa comercializa roupas e acessórios. Reconhecida pela qualidade de seus produtos comercializa renomadas marcas de grande expressão no mercado nacional e internacional. Na loja trabalham 10 funcionários que atuam na área de vendas, materiais, logística e também o proprietário que atua no setor financeiro e recursos humanos além do gerenciar o planejamento da empresa.

A empresa encontra-se bem localizada, teve apenas uma mudança de endereço, que segundo o proprietário teve um aumento significativo nas vendas. O atual endereço em que a loja se encontra é relativamente melhor do que o antigo endereço aonde a loja se encontrava, pois se localiza bem no centro da cidade, tem um espaço aconchegante e ótimas condições sanitárias.

O sócio proprietário dedica todo seu tempo na empresa, e tem larga experiência na área financeira e comercial.

Além de a empresa estar bem localizada para o tipo de mercado que atua sendo uma empresa bem conceituada na área de confecções dentro do município. Seu ambiente é aconchegante e de fácil acesso, sendo que tudo foi especialmente projetado para melhor atender seus clientes, fazendo com que se sintam bem á vontade dentro da loja.

As qualidades dos produtos fazem com que a loja seja destaque no município sempre sendo lembrada pela população.

A Destak Modas atua em dois segmentos distintos no qual podemos destacar:

 Roupas: neste segmento a empresa trabalha com as melhores marcas existentes no mercado, sempre buscando novas tendências que chegam ao mercado a cada dia.

 Acessórios: a empresa sempre busca inovar neste quesito, buscando sempre produtos de marca e grande qualidade, buscando atender a opinião de seus clientes.

A matriz SWOT é uma ferramenta muito importante que nos permite fazer um diagnóstico da empresa no meio em que esta inserida, e assim definir os objetivos futuros da empresa. Com a matriz SWOT podemos apontar as forças, fraquezas e oportunidades dentro da organização, pois é usada como base para gestão e planejamento estratégico das empresas, mas sim podemos usá-la em qualquer tipo de analise devido a sua simplicidade.

Já a analise SWOT ferramenta que serve para fazer analise estratégica, ou seja, uma ferramenta que permite fazer o diagnóstico estratégico da organização.

Na analise SWOT se faz um diagnostico dos pontos fortes e fracos da empresa, sendo assim ela poderá ser feita em dois níveis; interno e externo.

No ambiente interno refere-se basicamente a própria empresa, no qual diagnosticamos as forças e fraquezas que a empresa possui. Já no ambiente externo refere-se ás questões de força maior, ou seja, que estão fora do controle da empresa, sendo assim as forças e fraquezas são avaliadas do momento atual da empresa. Elas serão seus pontos fracos, recursos, experiências e habilidades, e as oportunidades e ameaças serão as previsões de futuro que estão ligadas direta ou indiretamente a fatores externos.

É um sistema muito simples de se usar sendo destinado a verificar a posição estratégica da empresa.

Fatores Positivos: Fatores Negativos:

Fatores Internos Forças:

Setor Financeiro estável, grande variedade de produtos, prazo de pagamento, bom atendimento e acima de tudo o clima aconchegando da loja.

Fraquezas:

Falha no sistema de Gestão da empresa falta de produtos populares, a empresa precisa comprar em grande quantidade (exigência dos fornecedores)

Fatores Externos

Oportunidades:

Ser a única empresa multimarca que trabalha com marcas renomadas na cidade, expansão da loja para outras cidades, maior facilidade de financiamentos dos produtos. Ameaças:

Novas empresas que possam se instalar na cidade, outras empresas existentes na cidade que possam começar a trabalhar com as mesmas marcas.

A empresa tem consciência que deve procurar melhorar os pontos fracos que foram analisados acima como a falta de um sistema de gestão mais confiável, facilitando assim o controle, outro ponto preocupante é que a empresa precisa comprar em grande quantidade seus produtos e isso por ser tratar de uma cidade relativamente pequena acaba gerando um volume grande de estoque.

Na parte de ameaças a empresa deverá elaborar uma pesquisa de preços nas lojas concorrentes na região verificando como estão os descontos oferecidos e também quais as marcas que eles trabalham, para em seguida analisar como esta a tabela de preços praticada pela empresa e se precisará fazer alguns ajustes no preço, como por exemplo, diminuir um pouco a margem de lucro dos produtos. Para a empresa buscar as informações da concorrência a mesma irá fazer uma pesquisa de satisfação junto a seus clientes.

Recursos: para a empresa conseguir realizar os seus objetivos a mesma terá que usar um percentual de sua reserva de caixa, tentando negociar junto as fabricas melhores condições de compras. Também poderá buscar financiamentos com taxas de juros acessíveis, hoje em dia as empresas utilizam o cartão BNDS, aonde os juros são bem acessíveis e com facilidade de pagamento. Na qualificação dos funcionários a mesma poderá investir em treinamentos e poderá também buscar parcerias junto ao SENAE para qualificação dos colaboradores.

Planos de Contingencia:

 Conquistar a adesão do diretor: toda a equipe que trabalha na empresa poderá contribuir para que todas as ações que foram planejadas sejam colocadas em pratica.

 Montar uma equipe de gestão de crise: por se tratar de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com