TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Análise de Risco Análise de Risco

Por:   •  18/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

Trabalho Análise de Risco

Análise de Risco

Professor: Fernando Saldanha

Amanda Rezende - 20142103915

Hans Baptista – 20161109211

Isabella Arruda – 20151107395

Marciellen Pellegrino – 20142105683

Rafael Gomes - 20151103876

Rio de Janeiro

2018

  1. Introdução da Empresa

A planta entrou em operação em junho de 2010 e sua construção ocupa uma área de aproximadamente 10 milhões de m² no estado do Rio de Janeiro, localizada no distrito industrial de Santa Cruz com um porto próprio na baia de sepetiba.

Recentemente em setembro de 2017 a Ternium completou a aquisição da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), agora chamada de Ternium Brasil. É uma das siderúrgicas mais avançadas do mundo, com capacidade anual de produção de 5 milhões de toneladas de placas de aço e que conta com 4.100 funcionários e possuindo certificações como, Certificação ISO 9001 e com a licença Ambiental e outras. Além disso, a Ternium possui suas ações listadas na Bolsa de Valores de Nova York (O GLOBO; TERNIUM, 2018).

A Ternium é uma empresa líder nas Américas que elabora e processa, com a mais avançada tecnologia, uma ampla gama de produtos de aço. Ela fornece seus produtos a clientes de vários setores como o da automotiva, construção, metalurgia, linha branca, embalagem, energia e transporte. (TECHINT CAREERS, 2018).

A Ternium possui várias subsidiárias e juntas elas contam com 17 centros de produção na Argentina, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Guatemala e México. Com um posicionamento sólido no mercado, a Ternium fornece aço de alta complexidade para os principais mercados da região (TERNIUM, 2018).

As fábricas da empresa realizam todo o processo de produção, desde a extração de minério de ferro até a fabricação de produtos de alto valor agregado, com uma capacidade de produção de 12,3 milhões de toneladas de aço acabado por ano. Promovem o desenvolvimento de empresas do setor metalomecânico, representando, portanto a transformação de metais como cobre, aço, ferro, prata, ouro, estanho entre outros, em produtos para a indústria ou consumo final.. (TERNIUM, 2018). 

  1. Áreas da empresa

- Iron Making: Coqueria operação e manutenção, Alto Forno operação e manutenção, Unidade técnica e Sinterização/RMH operação e manutenção.

- Steel Making: Aciaria, Lingotamento contínuo, Fabricação de aço operação e manutenção, Unidade técnica e Contratos de serviços.

- Central Maintenance, Engineering and Infrastructure: Políticas de Manutenção e Expertise, Manutenção de Serviços, Manutenção de equipamentos, Engenharia e Saúde ocupacional.

- Energy & Utilities: Energia e distribuição, Usina termelétrica, Automação, Negócios de energia, Tratamento de efluentes de água e Eficiência energética.

- By-poducts, Services and Port: Subprodutos, Planta de processamento, Serviços e manutenção de equipamentos e Logística/Porto

- Saúde Ocupacional.

- Laboratório.

 Abaixo o fluxograma representa o processo geral da usina siderúrgica:

[pic 2]

Figura 1 – Fluxograma das áreas da siderúrgica

  1. Missão, Visão e Valores da Empresa.

Missão (TERNIUM,2018):

Geramos valor para os nossos clientes aumentando a competitividade e a produtividade, por meio de uma base industrial sólida, eficiente e tecnológica, em uma rede comercial global.

Visão (TERNIUM,2018):

Ser a produtora de aço líder nas Américas, comprometida com o desenvolvimento dos nossos clientes, na vanguarda dos parâmetros industriais e reconhecida pela excelência dos nossos recursos humanos.

Valores (TERNIUM,2018):

  • Compromisso com o desenvolvimento dos nossos clientes
  •  Geração de valor para os nossos acionistas
  •  Cultura tecnológica, vocação industrial e visão de longo prazo
  •  Raízes locais, visão global
  •  Gestão transparente
  •  Profissionalismo, compromisso e tenacidade
  •  Excelência e desenvolvimento dos recursos humanos
  •  Cuidado com a segurança e as condições de trabalho
  •  Compromisso com as nossas comunidades
  • Cuidado com o meio ambiente

  1. Matrizes de Riscos         

Tipos de riscos:

Os riscos considerados mais relevantes dentro da Empresa são:

  • Vida
  • Financeiro
  • Meio ambiente

Matrizes de avaliação de riscos:

Para todas as matrizes, considerar a seguinte legenda:

[pic 3]

  1. Matriz de Risco -  Vida

[pic 4]

Análise dos riscos de vida dos trabalhadores, através da quantidade de vezes de ocorrência do evento no ano x gravidade do afastamento, que se dá de acordo com a gravidade da doença/acidente.

  1. Matriz de Risco – Financeiro

[pic 5]Análise dos riscos financeiros para a empresa, através da quantidade de vezes de ocorrência do evento no ano x quantidade de dinheiro perdido, seja esse evento uma multa, perda de material, produção errada do aço, desperdicio de material/equipamento ou qualquer acontecimento com consequência financeira significativa.

  1. Matriz de Risco – Ambiental

[pic 6]

Análise dos riscos ao meio ambiente de acordo com a quantidade de ocorrência de emissão de poluentes (mg/Nm³ )  por ano, através da quantidade de vezes de ocorrência do evento x quantidade de mg/Nm³ emitido.  Tem-se como foco o Alto Forno: forno siderúrgico onde é produzido o ferro gusa a partir da redução e fusão de uma carga constituída por minério de ferro, fundentes, combustível e redutor (coque ou carvão vegetal) obtendo-se, como subprodutos: escória, gases e material particulado Nesta matriz usaremos o evento limites máximos de emissão de poluentes (MP) atmosféricos gerados em Indústrias Siderúrgicas Integrada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (344.4 Kb)   docx (297.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com