TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Apresentado ao Curso de Administração da Faculdade

Por:   •  27/11/2023  •  Projeto de pesquisa  •  4.013 Palavras (17 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

 PLANO DE MARKETING:

MANAUS – AM 2023


Izadora Silva de Oliveira – Administração – 4º Período

ACADÊMICO B – CURSO – PERÍODO

ACADÊMICO C – CURSO – PERÍODO

PLANO DE MARKETING: Trabalho apresentado ao Curso de Administração da Faculdade La Salle Manaus, sob orientação da Professora MSc. Romilianne Pessôa, como requisito à obtenção de nota parcial da G2, na disciplina Gestão de Marketing.

MANAUS – AM 2023

 SUMÁRIO EXECUTIVO

  1. Introdução

Ao escolher a empresa Nestlé para observar e criar um plano de Marketing, passando por um estudo onde analisamos a gestão de marketing e averiguamos necessidade de mudança vendo as possibilidades de aplicação de métodos para melhoria de pontos negativos identificados após análise, com isso, podemos realizar mudanças significativas para que a mesma continue com o título das melhores nacionalmente.

A história da Nestlé tem início na década 1860 com a fundação de duas empresas distintas: a empresa suíça chamada Cham, em 1866 fundada por Charles e George Page, fabricantes do que conhecemos hoje em dia como Leite Moça; e a própria Nestlé, em 1867, fundada por Henri Nestlé, que tinha como objetivo a criação de um alimento que pudesse ser nutritivo suficiente para uma criança e fácil de ser feito.

Posteriormente, em 1905, as duas empresas se fundiram e criaram juntas um grande complexo alimentício que tinha como principais produtos a farinha láctea e o leite condensado. A partir da década de 70, a Nestlé expandiu a sua área de atuação para além do ramo alimentício, atuando também no segmento de farmácia (Alcon), de cosméticos (L’Oreal) e alimentos para pets (Friskies Alpo e Raston Purina).

A Nestlé, com o passar o tempo, lançou também outros produtos diferentes da farinha e do leite condensado, como chocolates, biscoitos, cereais e diversos outros produtos que conhecemos atualmente. 

Por mais que os objetivos de Henri Nestlé possam ser considerados nobres por querer colaborar com a saúde de crianças, a história da Nestlé pós morte de seu fundador é controversa e cercada por algumas polêmicas relativos à trabalho infantil na África e pela colaboração com o Regime Nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

No Brasil, a Nestlé se faz presente desde a década de 1920, quando passou a fabricar o Leite Moça no território brasileiro. Desde então, não só manteve, como também expandiu as atividades e, atualmente, mais de 1000 itens são comercializados sob a tutela da Nestlé.

Em 2016, a Nestlé foi citada pela Forbes como a 33ª maior empresa pública do mundo, sendo lembrada frequentemente em listas como essa.

Missão, Visão e Valores: Nestlé é uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, tendo sido fundada em 1866 na Suíça. Desde então, tem como objetivo fornecer produtos de alta qualidade que atendam às necessidades nutricionais de seus consumidores. Para garantir o sucesso contínuo da empresa, a Nestlé estabeleceu uma missão, visão e valores claros que orientam todas as suas operações.

1.1 Missão

A missão da Nestlé é “Melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável”. Essa missão reflete o compromisso da empresa em fornecer produtos saudáveis e de alta qualidade que promovam o bem-estar de seus consumidores. A Nestlé acredita que uma alimentação saudável é fundamental para a qualidade de vida e trabalha incansavelmente para fornecer alimentos e bebidas que atendam às necessidades nutricionais de todas as pessoas, independentemente de onde vivem ou de sua situação financeira.

1.2 Visão

A visão da Nestlé é “Ser a líder global em nutrição, saúde e bem-estar”. Essa visão se concentra em tornar a Nestlé a principal empresa de alimentos e bebidas do mundo, reconhecida por sua dedicação à saúde e ao bem-estar. A Nestlé acredita que, ao liderar o mercado global, pode fazer a diferença na vida das pessoas, fornecendo produtos de alta qualidade que ajudam a melhorar a saúde e o bem-estar. A empresa trabalha incansavelmente para atingir essa visão, inovando, desenvolvendo novos produtos e investindo em tecnologia para fornecer alimentos e bebidas cada vez melhores para seus consumidores.

1.3 Valores

A Nestlé tem quatro valores principais que orientam todas as suas operações:

  • Compromisso com a qualidade
  • Respeito pelas pessoas
  • Respeito ao meio ambiente
  • Ética e transparência nos negócios

  1.  ANÁLISE DE AMBIENTE

Um fato que todos sabem é que a Nestlé é a líder mundial em alimentos e bebidas. Agora, um fato tão importante quanto esse, mas bem mais curioso é que a empresa também foi eleita como líder em inovação no Brasil em 2022 pelo ranking auditado pela empresa de consultoria e auditoria PwC. O prêmio reconhece as 253 companhias que mais se destacam em inovação no país, avaliando a capacidade de inovar em diferentes áreas, como pesquisa e desenvolvimento, estratégia, processos e cultura organizacional.

 2.1 Fatores Econômicos:

Nestlé divulga resultados de 2022 em 16 de Fevereiro de 2023

  • As vendas totais reportadas aumentaram 8,4% para 94,4 bilhões de francos suíços. As aquisições líquidas tiveram impacto positivo de 1,1%. O câmbio reduziu as vendas em 0,9%. 
  • O crescimento orgânico atingiu 8,3%. A variação de preços foi de 8,2%, refletindo uma significativa inflação de custos. O crescimento real (RIG) foi positivo em 0,1%. O crescimento orgânico foi amplo na maioria das regiões e categorias. 
  • A margem de lucro operacional subjacente (UTOP) foi de 17,1%, diminuindo 30 pontos-base na base reportada e 40 pontos-base nas moedas constantes. A margem de lucro operacional (TOP) permaneceu inalterada em 14,0%. 
  • O lucro subjacente por ação aumentou 9,4% nas moedas constantes e 8,4% na base reportada para 4,80 francos suíços. O lucro por ação diminuiu 43,5%, para 3,42 francos suíços, refletindo principalmente o ganho de 2021 na alienação das ações da L'Oréal. 
  • O fluxo de caixa livre foi de 6,6 bilhões de francos suíços, já que o capital de giro aumentou temporariamente no contexto das limitações da cadeia de fornecimentos e dos gastos de capital que permaneceram acima das linhas de tendência históricas. 
  • O Conselho propõe um dividendo de 2,95 francos suíços por ação, um aumento de 15 centavos, marcando 28 anos consecutivos de crescimento de dividendos. No total, 18,2 bilhões de francos suíços foram devolvidos aos acionistas em 2022 por meio de uma combinação de dividendos e recompras de ações. 
  • Perspectivas para 2023: esperamos crescimento orgânico das vendas entre 6% e 8% e margem de lucro operacional subjacente entre 17,0% e 17,5%. Espera-se que o lucro subjacente por ação nas moedas constantes aumente entre 6% e 10%. 
  • Metas para 2025 amplamente confirmadas: esperamos um crescimento sustentável das vendas orgânicas de um dígito e o retorno a uma margem de lucro operacional subjacente de 17,5% a 18,5% até 2025. Esperamos que o crescimento anual do lucro subjacente por ação permaneça na faixa de 6% a 10% nas moedas constantes. 

Mark Schneider, CEO da Nestlé, comentou: “O ano passado apresentou muitos desafios e escolhas difíceis para as famílias, comunidades e empresas. A inflação atingiu níveis sem precedentes, as pressões de custo de vida se intensificaram e os efeitos das tensões geopolíticas foram sentidos em todo o mundo.

Toda a equipe da Nestlé demonstrou confiabilidade enquanto navegamos neste ambiente difícil. O crescimento orgânico foi sólido, as margens continuaram resilientes e nosso lucro subjacente por ação apresentou forte desenvolvimento. Ao mesmo tempo, garantimos o acesso a produtos nutritivos e ofertas acessíveis globalmente. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (265.4 Kb)   docx (316 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com