TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Apresentado na Escola Técnica de Enfermagem

Por:   •  22/10/2023  •  Monografia  •  2.080 Palavras (9 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 9

ETESA – Escola técnica de Enfermagem [pic 1]

Andressa senna dos Santos

Auditoria Hospitalar

Santo Amaro – BA

30 / maio / 2023

Andressa senna dos Santos

Auditoria Hospitalar

Trabalho apresentado na

 Escola Técnica de Enfermagem    

Conceito

A auditoria hospitalar é um processo de avaliação sistemática e independente das atividades e processos de um hospital ou instituição de saúde. O objetivo da auditoria é verificar se os processos são executados de forma eficiente e eficaz, se estão em conformidade com as normas e regulamentos aplicáveis, se os recursos estão sendo utilizados de forma adequada e se os resultados esperados estão sendo alcançados.

Entre os principais objetivos da auditoria hospitalar, podemos destacar:

- Identificar áreas de ineficiência e falhas nos processos de gestão hospitalar;

Algumas possíveis identificações diárias de ineficiências e falhas na gestão hospitalar são:

- Atrasos ou cancelamentos de cirurgias e consultas;

- Falta de materiais e medicamentos para atendimento aos pacientes;

- Desorganização e falta de clareza nas escalas de trabalho dos profissionais;

- Problemas na comunicação entre as equipes de saúde;

- Elevado tempo de espera para atendimento dos pacientes;

- Falhas no registro e arquivamento de informações dos pacientes;

- Problemas na manutenção dos equipamentos e infraestrutura hospitalar;

- Baixa adesão dos profissionais às normas e protocolos de segurança e higiene;

- Problemas no gerenciamento de recursos financeiros e materiais.

A identificação dessas ineficiências e falhas é importante para que sejam tomadas medidas corretivas e preventivas, visando a melhoria contínua da gestão hospitalar.

- Avaliar o desempenho dos profissionais de saúde e a qualidade dos serviços prestados;

- Verificar se os recursos financeiros estão sendo utilizados de forma adequada e eficiente;

- Verificar se as normas e regulamentos aplicáveis estão sendo cumpridos;

- Identificar oportunidades de melhoria nos processos e serviços prestados.

Para realizar a auditoria hospitalar, é necessário contar com profissionais especializados, como auditores internos ou externos. Eles devem possuir conhecimentos técnicos específicos sobre as áreas auditadas, além de habilidades de comunicação e negociação para lidar com os profissionais envolvidos.

A auditoria hospitalar pode ser realizada de forma preventiva, antes que os problemas ocorram, ou de forma corretiva, após a identificação de falhas nos processos ou serviços prestados. Além disso, ela pode ser realizada em diferentes áreas do hospital, como a gestão financeira, a gestão de recursos humanos, a gestão de suprimentos, entre outras

classificação no serviço de saúde

As auditorias hospitalares são processos sistemáticos de análise, revisão e avaliação das atividades e processos desenvolvidos em hospitais, com o objetivo de identificar e corrigir possíveis falhas e erros, além de otimizar o uso dos recursos disponíveis.

As auditorias hospitalares podem ser realizadas por auditores internos ou externos e podem abranger diferentes áreas do hospital, como a gestão de recursos humanos, a gestão financeira, a gestão de compras e estoque, a gestão de processos assistenciais e a gestão de qualidade e segurança do paciente.

Entre os principais objetivos das auditorias hospitalares estão a identificação de oportunidades de melhoria em processos e sistemas, a redução de custos e desperdícios, a promoção da segurança do paciente e a garantia da conformidade com normas e regulamentações.

As auditorias hospitalares são importantes para garantir a eficácia e eficiência dos serviços prestados pelos hospitais, além de contribuir para a melhoria contínua da qualidade dos cuidados de saúde.

Requisitos básicos

A classificação de serviços de saúde é um processo importante na auditoria hospitalar, pois permite avaliar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados pelo hospital. Existem diversas classificações de serviços de saúde, mas uma das mais utilizadas é a Classificação Internacional de Cuidados Primários (CIAP).

A CIAP é uma classificação hierárquica que divide os cuidados de saúde em três níveis: cuidados primários, cuidados secundários e cuidados terciários. Cada nível contém diferentes categorias de serviços de saúde, que são subdivididas em subcategorias mais específicas.

Os cuidados primários incluem serviços de promoção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico e tratamento de problemas de saúde comuns. Exemplos de categorias de serviços de saúde incluídas nos cuidados primários são: cuidados com o recém-nascido, doenças respiratórias, doenças infecciosas, saúde mental, cuidados com a mulher, entre outros.

Os cuidados secundários incluem serviços especializados que requerem conhecimentos técnicos mais avançados, como cirurgias, exames especializados e tratamentos em hospital. Exemplos de categorias de serviços de saúde incluídas nos cuidados secundários são: doenças cardiovasculares, doenças endócrinas, doenças neurológicas, cirurgia geral, entre outros.

Os cuidados terciários incluem serviços altamente especializados, como transplantes de órgãos, tratamento de doenças raras e complexas e cuidados intensivos. Exemplos de categorias de serviços de saúde incluídas nos cuidados terciários são: oncologia, doenças hematológicas, transplante de órgãos sólidos, cuidados intensivos, entre outros.

A classificação de serviços de saúde é importante na auditoria hospitalar, pois permite avaliar a eficácia, a eficiência e a qualidade dos serviços prestados, além de identificar áreas de melhoria e oportunidades de otimização dos recursos.

Beneficios e modelos de relatórios

A auditoria hospitalar é uma ferramenta importante para avaliar e melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados pelos hospitais. Ela envolve a revisão sistemática dos processos de atendimento, diagnóstico e tratamento, bem como a identificação de possíveis problemas e oportunidades de melhoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (156.4 Kb)   docx (107.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com