TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Atividade Projeto integrador – COMEX Módulo 8

Por:   •  30/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Projeto integrador – COMEX Módulo 8

A empresa ALPHA pretende expandir o ramo de atuação de suas atividades, para isso irá trabalhar com um novo tipo de produto e pretende adquiri-los de outro país, contudo não possui muito conhecimento sobre todo o processo da cadeia de fornecimento, bem como transporte e armazenamento. Para isto, contrata sua empresa, visando obter as informações necessárias e o apoio para estruturar esse novo braço de atuação da ALPHA e você e sua equipe foram designados para este projeto.

O escopo contratado visa deixar evidente todas as etapas do processo de aquisição deste novo produto, uma vez que seu cliente não possui conhecimentos sobre o processo. Portanto a sua empresa deverá apresentar:

PARTE 1:

  1. As etapas do processo da importação e a duração de tempo aproximada para cada etapa;
  2. Quais são os processos administrativos necessários e a relação com os órgãos intervenientes;
  3. Os tributos e impostos aplicados sobre o produto a ser importado e os regimes;

PARTE 2

  1. Os meios de transporte utilizados do fornecedor até o armazém do seu cliente;
  2. Infraestrutura sugerida para o armazém (Alternativas, organização e layout);

Não se faz necessário entrar em um nível de detalhamento muito grande, mas apresentar as principais atividades e etapas que merecem atenção ou consomem tempo ou somam custos ao processo.

Instruções detalhadas dos itens acima:

  1.  Sugiro dividir o processo de importação em mais etapas e, se necessário, subdividi-las. Isto permite facilitar a identificação dos custos e duração, contudo fica a critério do grupo. A seguir um exemplo, contudo não se limite a isto: 1. Administrativo (habilitação no SICOMEX, Contratação de despachante aduaneiro, prospecção, inspeção e negociação com fornecedores, licenciamento (LI), câmbio e pagamento); 2. Logística (INCOTERMS, transporte na origem até aduana, transporte de longo curso, desembaraço aduaneiro, transporte no destino); 3. Armazenagem (recebimento, conferência, armazenagem)
  2. Foque nos processos administrativos e explique mais sobre suas especificidades, bem como sobre os órgãos intervenientes (gestores, anuentes e usuários).
  3. Lembre-se de identificar o NCM da mercadoria para auxiliar o grupo na definição dos custos de importação.
  4. Especifique quais os melhores meios de transporte disponíveis para a realização desta importação. Considere a quantidade de container, navios, aviões, caminhões, vagões, etc.
  5. Trate sobre como deverá ser o local de armazenamento. Não se faz necessário tratar no detalhe, contudo deve-se definir as características do armazém para o tipo de produto (equipamento e layout), bem como os meios de transportes. Isso vai variar se o seu produto for refrigerado, granel, paletizado, etc. Como exemplo: utilização de estrutura cantilever com veículos industriais do tipo empilhadeira, layout tipo fluxo em U com áreas de carga e descarga integradas do tipo doca com fosso.

Instruções gerais:

  • O produto a ser importado será definido pelo grupo, porém deverá ocorrer a validação com o professor.
  • Não há necessidade de um detalhamento muito grande, apenas apresentar as informações necessárias para que a empresa tenho um conhecimento sobre. Lembre-se que, por exemplo, para a construção do armazém haverá um estudo realizado por um grupo de profissionais qualificados, contudo antes disso você ajudará a empresa ALPHA a conhecer um pouco mais sobre o que lhe espera. Outro exemplo é sobre as atividades aduaneiras, onde será contratado um despachante para tal, assim o grupo não precisa dizer o como fazer, apenas comentar quais são as principais atividades realizadas pelo despachante.
  • Quanto aos tempos requeridos para as etapas, estes devem ser pesquisados e apresentados como aproximados, não necessitando ser totalmente precisos.
  • Nos processos administrativos, tome cuidado para não entrar em um detalhamento desnecessário. Foque naquilo que é mais importante.

Toda e qualquer dúvida sobre a atividade poderá ser sanada nas tutorias semanais e o trabalho será entregue em duas etapas, sendo ambas avaliadas e com notas atribuídas. A última entrega será composta pelo arquivo em PDF e a apresentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com