TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação dos riscos à saúde e segurança no trabalho em uma funilaria na Cidade de Caçapava do Sul – RS

Por:   •  10/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.253 Palavras (14 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 14

Avaliação dos riscos à saúde e segurança no trabalho em uma funilaria na Cidade de Caçapava do Sul – RS

Jandir Pereira Blasius 1, Gleicy Helly Martins Cavalcante 2, Fernanda Pasini dos Santos 3, Michele Andrade Rodrigues 4, Pedro Daniel da Cunha Kemerich 5

1UNIPAMPA/ Universidade Federal do Pampa(jandirblasius@gmail.com)

2UNIPAMPA/ Universidade Federal do Pampa(gleicycavalcante12@gmail.com)

3UNIPAMPA/ Universidade Federal do Pampa(n.pasini@hotmail.com)

4UNIPAMPA/ Universidade Federal do Pampa(midomanojan@gmail.com)

5UNIPAMPA/ Universidade Federal do Pampa(eng.kemerich@yahoo.com.br)

Resumo

O ambiente de trabalho pode oferecer condições inadequadas à saúde e segurança do trabalhador no desenvolver de suas funções. Este trabalho busca objetivamente avaliar se as exposições a que os trabalhadores da funilaria, objeto desse estudo, estão submetidos, se são coerentes à legislação brasileira e adequadas a saúde e segurança do trabalho. O estudo foi realizado de março a julho de 2015, com entrevistas para levantamento das informações referentes aos processos, equipamentos e histórico de acidentes, a fim de caracterizar o perfil da empresa. Foram realizadas medições do nível de ruído e da temperatura local. A temperatura média encontrada foi de 19ºC, ou seja, limite dentro das normas. Referente aos equipamentos: a furadeira, esmirilhadeira, lixadeira, aparelhos de solda e máquina de cortar ferro apresentaram nível de ruído superior ao estipulado como limite máximo sem uso de EPI pela Norma Regulamentadora de nº 15, que estabelece o Limite Máximo Permitido de 85 dBA. Há casos comprovados de perda auditiva grave na empresa. Salientando a necessidade do uso de EPI adequado. Os principais riscos encontrados no local são de acidentes devido à obstrução de máquinas e equipamentos e vias de passagem. Foi provado que os trabalhadores estão expostos à má condição de saúde e segurança do trabalho, salientando a importância de medidas de atenuação, como conscientização da real importância dos equipamentos de proteção, e capacitação dos funcionários e melhor estruturação do local de trabalho.

 

Palavras-chave: Ambiente de trabalho. Uso de EPI. Funilaria. Saúde e Segurança do Trabalho.

Área Temática: Gestão Ambiental na Indústria, Serviços e Comércio.

Risk assessment for health and safety at work in a body shop in the city of Caçapava do Sul - RS

Abstract

The bodywork The desktop can offer inadequate conditions to health and worker safety in developing its functions. This paper seeks to objectively assess whether exposures to workers of auto body, object of this study are submitted if they are consistent and appropriate to the Brazilian health and safety legislation. The study was conducted from March to July 2015, with interviews to survey the information relating to processes, equipment and accident history in order to characterize the profile of the company. The noise level measurements were performed and the local temperature. The average temperature reached was 19 ° C, or within standards limits. Regarding the equipment: a drill, esmirilhadeira, sanding, welding equipment and machine-tools presented higher level of noise that stipulated a ceiling without use of PPE by the Regulatory Standard No. 15, establishing the Limit Maximum Allowable 85 dBA. There are proven cases of severe hearing loss in the company. Stressing the need to use appropriate PPE. The main risks are found at the site of accidents due to obstruction of machinery and equipment and passageways. It has been proven that workers are exposed to poor condition of health and safety, stressing the importance of mitigation measures, such as awareness of the real importance of protective equipment, and training of employees and better structuring of the workplace.

Key words: Desktop. Use of PPE. Bodyshop. Health and Safety.

Theme Area: Environmental Management in Industry, Services and Trade.

  1. Introdução

O trabalho gera conhecimento e proporciona melhores condições financeiras de vida, porém em má qualidade, pode gerar acidentes e doenças que levam ao detrimento da saúde do trabalhador (ALMEIDA, 2010). O ambiente de trabalho de uma funilaria é composto por diversos fatores que podem influenciar negativamente o desempenho das funções dos colaboradores durante todo processo de fabricação. Fatores como o nível de ruído, iluminação e condições atmosféricas, como: a temperatura, o grau arejamento e umidade, podem influenciar diretamente no desenvolvimento das atividades dos funcionários na empresa. Esses fatores podem acarretar na fadiga, perda de produção com qualidade, aumentando o risco de acidentes, além de facilitar a proliferação de microrganismos que podem causar várias doenças.

A exposição a níveis de ruído acima de 85 dBA, Limite Máximo Permitido (LMP) estabelecido pela Norma Regulamentadora nº 15 (NR 15) pode acarretar sérios danos a saúde do trabalhador, como a perda auditiva parcial ou total, além de comprometer a integridade física, mental e social do indivíduo. É necessário o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado para atenuar as consequências da exposição a altos níveis de ruído que são produzidos em uma funilaria. No entanto, para escolha do EPI correto a ser utilizado é necessário fazer medições para quantificação dos níveis encontrados e comparar com os limites de tolerância estabelecidos pelas normas regulamentadoras.

É importante a análise dos riscos ergonômicos e de acidente de trabalho para entender a forma como os colaboradores interagem com os meios tecnológicos e tornar o ambiente de trabalho mais confortável, seguro e produtivo (CARVALHO et al., 2013). De acordo com Schultz (2013) é importante entender que os riscos ergonômicos não se restringem apenas ao sistema homem-máquina, mas todo sistema organizacional.

Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo quantificar e verificar se as exposições a que os trabalhadores são submetidos na funilaria, objeto desse estudo, se estão coerentes às normas regulamentadoras e adequadas a saúde e segurança dos funcionários.

  1. Materiais e métodos

Para caracterização da empresa foi aplicado um questionário aos trabalhadores da empresa em forma de entrevista. Essa parte do estudo objetivou destacar as necessidades e particularidades da empresa. As proposições abordadas foram referentes aos processos de produção, principais máquinas, histórico de acidentes e posição frente aos Equipamentos de Proteção Individual – EPI.

A observação dos riscos ergonômicos e de acidentes foi realizada através do levantamento fotográfico in situ.

As determinações dos níveis de ruídos aos quais os trabalhadores estão expostos na empresa foram realizadas seguindo a Norma Regulamentadora de Saúde e Segurança do Trabalho de número 15 (NR15), a qual cita que o procedimento de medição deve ser realizado próximo ao ouvido do operador da máquina. Ainda, de acordo com complementação de Coutinho (2010) a caracterização da temperatura no ambiente de trabalho relata as condições a que o trabalhador é exposto, referente à radiação de calor emitida pela superfície dos equipamentos e de segundo a NR 15, anexo n.º 3, deve ser efetuada a medição no local onde o colaborador é exposto, à altura da região do corpo mais atingida. Os valores das medições foram arredondados para o primeiro valor acima do obtido para melhor visualização dos resultados nos gráficos e como margem de segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (355.7 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com