TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Curso de Administração Pública

Por:   •  15/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Curso de Administração Pública

Disciplina: Matemática Básica

Nome do Aluno: André Furtado Dotta

Polo: Três Rios

Matrícula: 19113110291

A internet e a Educação

Antes de mais nada precisamos definir o que é Internet das coisas, pois bem, seria qualquer aparelho físico que pode acessar a internet e que tem um botão de liga e desliga, temos como exemplos: geladeiras, máquinas de lavar,celulares, lâmpadas, etc..

Aplicação da IOT na Educação

E como podemos aplicar isso à educação? O futuro do mundo está conectado, em alguns anos os aparelhos já mencionados estarão melhores e com capacidade infinitas de aplicação, e é ai que entra a educaçao. A partir da conectividade de alunos e professores as experiências serao melhoradas, a tecnologia será aplicada a pequenas tarefas cotidianas tornado-as mais fáceis, por exemplo o professor perderá menos tempo fazendo chamada para determinar a presença dos alunos, este procedimento será automático através dos aparelhos conectados.

Com essa integração de aparelhos e o seu acesso à internet os professores poderão ter uma melhor experiência com alunos, facilitando assim o ensino uma vez que este ficará mais individualizado, podendo o professor detectar o ritmo de aprendizado de cada aluno, sabendo assim com quem deve gastar mais ou menos tempo.

Internet das Coisas na Educação: aplicações e benefícios.https://www.positivoteceduc.com.br/blog-inovacao-e-tendencias/internet-das-coisas-na-educacao-aplicacao-e-beneficios/[pic 2][pic 3][pic 4]

Essa tecnologia mudará também a relaçao aluno-professor que era extremamente verticalizada, passando esse a ser um mero mediador do conhecimento. Esta nova forma de ensino chamada flipped classroom[1] permite feedbacks  mais rápidos e personalizados.

As aplicações da tecnologia na educação vão além do ambiente de sala de aula, afetando também a rotina dos professores e diretores. A gestão de insumos por exemplo fica simplificada com o auxílio da tecnologia, a segurança do ambiente de trabalho e estudo pode ser feita através de qualquer dispositivo móvel, tendo acesso imediato à localização de alunos e porefessores.

Desafios para implementação da IOT na Educação

Há pórem grandes desafios a serem vencidos para implementação da tecnologia no ambiente de estudos, seja na escola ou na faculdade.

Esses desafios começam com o rompimento do tradicional método de estudo que hoje é praticado no Brasil. Estamos presos ao passado em relação ao ensino com técnicas pouco efetivas de aprendizado. A tecnologia, através da internet das coisas viria para mudar esse quadro e ajudar no melhor aprendizado dos alunos.

Outro grande desafio para implementação da internet das coisas no meio acadêmico é o seu alto custo, nem todas as escolas ou faculdades estão preparadas para arcar com o custo desta implementação. Estes custos estão ligados a infraestrutura e a segurança dos alunos e professores, uma vez que serão vários dispositivos conectados ao mesmo tempo, gerando uma necessidade de proteção das informações que ficaram armazenadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (146.8 Kb)   docx (42.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com