TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Curso de Licenciatura em Química

Por:   •  17/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA (I a IX)

ATIVIDADE 6 (2023.1)

RELATÓRIO

Curso de Licenciatura em Química - UENF

Profa. Coorda. Rosana Giacomini (rosanaeaq@gmail.com)

Profa. Coorda. Larissa Codeço Crespo (larissaeaq@gmail.com)

[pic 2]

Nome: ROBERTO RICARDO DA SILVA MOURA

Polo: PARACAMBI

EAQ:   2 (DOIS)

INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO

O relatório deve ser respondido na fonte Times New Roman, 12. O relatório não pode apresentar respostas simples, como sim ou não. As respostas devem ser embasadas em argumentos e justificativas. Para isso, o espaço destinado às respostas é livre e você pode ampliar o número de linhas para conter suas respostas de acordo com a necessidade. Enviar no formato .pdf.

A Atividade 6 corresponde a este relatório.

ATIVIDADE 1

Na Atividade 1 foram disponibilizadas reportagens/vídeos/artigos que tratam de diversos assuntos atuais relacionados à educação. Das reportagens que foram disponibilizadas neste semestre, cite uma ordem de importância para você, discutindo seu ponto de vista. (sua resposta deverá ter de 5 a 10 linhas).

Resposta:

     Em ordem de importância, colocaria a etapa 2 em primeiro lugar, pois refere-se a ação do professorem vários contextos. Em seguida, empatados os vídeos de educação de surdos e de cegos, onde além de estudo de casos, existem estratégias específicas para as necessidades especiais citadas. Não desdenhando de sua importância, citaria a seguir a importância do vídeo que consegue mesclar a cultura afro com temas de química.

ATIVIDADE 2

A Atividade 2 da disciplina EAQ teve como objetivo orientar o aluno com uma visão geral do desenvolvimento da disciplina ao longo do semestre. Na sua opinião, a atividade 2 está cumprindo este objetivo? Caso você tenha errado alguma questão, o feedback ajudou a sanar dúvidas? No seu ponto de vista, existe algum questionamento adicional que poderia ser incluído no questionário on-line para ajudar a otimizar o entendimento da disciplina? Em caso afirmativo, qual(is)?

Resposta:

      A atividade 2 cumpre  seu objetivo, na medida que é um questionário que verifica se o aluno LEU E ENTENDEU as regras da disciplinas. O feedback ajuda muito.Não lembro de nenhum questionamento que poderia ser adicionado para otimizar a atividade.

ATIVIDADE 3

Na Atividade 3 foram realizados encontros síncronos com as coordenadoras da disciplina, substituindo encontros presenciais no polo. De que forma esta atividade contribuiu para o esclarecimento de dúvidas da disciplina? Você tem alguma sugestão para otimizar essa atividade? (sua resposta deverá ter de 5 a 10 linhas).

Resposta:

        A atividade 3 cumpre parcialmente seu objetivo, na medida que é uma tutoria online da programação e regras do curso. Digo parcialmente, pois a burocracia de você ter que assinar o formulário (na hora da reunião virtual)  e o termo de ciência, logo após  o torna redundante e perde o sentido, Penso que UM encontro síncrono já seria o suficiente, visto que TODAS as instruções são passadas no PRIMEIRO ( OU poderiam ser passadas no primeiro).

ATIVIDADE 4

A Atividade 4 consistiu em dois momentos. Primeiro você confecciona a atividade lúdica. Depois você testa a atividade. Neste espaço, faça um relato da atividade, considerando suas observações com relação a importância do uso de atividades lúdicas para a aprendizagem. (sua resposta deverá ter de 10 a 15 linhas)

Resposta:

   As atividades lúdicas são tão importantes quanto a prática de laboratório. Ela cumpre seu papel na medida em que aborda conceitos teóricos de maneira amena, sem a formalidade tradicional, porém com objetividade científica.

   A confecção da atividade é bem explicada e elaborada, embora tenha percebido uns erros no dimensionamento de algumas cartas da atividade.

  A testagem com pessoas FORA do contexto da instituição acadêmica gera um esforço a mais, já que tive que “caçar” candidatos disponíveis dentro e fora da minha família.

  O jogo em si foi aos poucos fluindo, embora alguns participantes, pela idade avançada tenham mais dificuldades na teoria especificamente no tema semelhanças químicas, e tenha focado mais na ênfase de jogar como um jogo tradicional.

ATIVIDADE 5

A Atividade 5 consistiu em uma atividade de extensão virtual. Após ter realizado a atividade 5 e ter refletido sobre a mesma, descreva (sua resposta deverá ter de 15 a 20 linhas), o que você aprendeu com a atividade realizada.

Resposta:

   A atividade 5 exigiu muito de mim. Além da dificuldade de convencer alguém a se cadastrar e fazer um curso virtual, mesmo que pequeno, é muito exercício de persuasão. O que em minha opinião foge do tema ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. Não o curso em si, que vou opinar abaixo, mas o fato de OBRIGAR alguém a fazer também para que consiga completar a tarefa.

   Como já mencionei no meu relato específico na entrega desta atividade, o curso é excelente em seu tema RESILIÊNCIA que vai de encontro a vida acadêmica de muitos graduandos, especificamente nos cursos de licenciatura e mais especificamente ainda dos licenciando em química, com um índice de evasão notoriamente grande, quando comparada a outras licenciaturas.

     Aprendi que ter objetivo não é diferente de alcançar. Assim como traçar estratégias e não ter sucesso de primeira é parte do processo, desde que esteja disposto a até lutar com minhas convicções e se necessário, mudar o que não estar dando certo ou até mudar para melhorar o que está. Em resumo a resiliência passa pela insistência, mas não posso confundi-la com simples teimosia. A consequência pode ser desde uma perda de tempo até a desistência de minhas metas.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (104.4 Kb)   docx (304.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com