TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Escolas da Administração

Por:   •  2/11/2020  •  Resenha  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

1. Descreva as Escolas da Administração que você identifica no documentário Indústria Americana. Explique e correlacione às cenas do documentário.

R: Atualmente é impossível não identificar alguma Escola da Administração em uma indústria, já que, todas as organizações possuem os moldes antigos. Dessa forma, no documentário Industria Americana, podemos perceber algumas Escolas da Administração, como na cena em que mostra quando os americanos vão à sede da empresa Fuyao para aprender a forma de trabalho dos operários chineses. Nesta cena é possível perceber o Fordismo na forma de trabalho, pois é mostrado uma linha de produção em que os operários fazem uma tarefa repetidamente, com turnos de 12 horas, são obrigados a fazerem horas extras e devem ser rápidos. Portanto, nessa passagem do documentário, enaltece como estas organizações, na China, exploram o trabalhador apenas para lucrar e sem preocupar com as condições precárias dos funcionários, assim como, era no início das indústrias com ênfase no modo operacional Fordista. Além disso, nesta mesma cena mostra uma comemoração em que os melhores funcionários ganham um destaque, assim demonstra mais um pensamento Fordista, que a bonificação aumentaria a motivação do trabalhador e ajudaria a empresa a produzir mais. Entretanto, em outra passagem do documentário, quando os funcionários estavam revoltados e queriam um sindicato, o coordenador da organização em Ohio decidiu criar uma bonificação, que levaria um funcionário para conhecer a China, com o objetivo de animar os trabalhadores e acalmarem os enraivecidos.

Ademais, podemos notar a falta das Abordagem de Relações Humanas pois a organização chinesa não dava o enfoque na psicologia dos funcionários e suas relações sociais, visto que, os operários são vistos como uma máquina, onde a motivação e a produtividade estavam relacionadas somente com fatores monetários. Ou seja, a Fuyao é uma organização com a Abordagens Clássica, assim sendo, possuí uma estrutura mecanicista impessoal, em que o comportamento da organização é composto por regras e regulamentos com foco no trabalho, nos produtos gerados, nos lucros e maximização de tarefas, dessa forma resultando na alienação no trabalho e na insatisfação do funcionário, que no documentário tentam recorrer à ajuda do sindicato .

2. Em algum momento do documentário, você identificou ou lembrou de alguma história que você conhece (de alguém da família, amigos ou mesmo alguma empresa)? Conte-nos.

R: Ao longo do documentário eu lembrei quando minha mãe trabalhou na fábrica da Kopenhagen, que fica em Extrema no sul de Minas Gerais, e neste período em que ela foi funcionária desta empresa ela me contou que como era o serviço na fábrica. Ela me disse

que a empresa sempre buscava formas de bonificação para agradar os trabalhadores a serem mais eficientes, além disso, ela me contou que na linha de produção ela ficava fixada em uma posição e possuía uma esteira que ficava passando os produtos e ali ela tinha que executar sua função. Entretanto, existem uma grande diferença entre a organização mostrada no documentário e esta empresa que minha mãe foi funcionária, principalmente na forma de tratamento dos empregados, em que a Fuyao não se importa com eles.

3. O documentário Indústria Americana propõe um modelo de gestão empresarial com objetivo de tornar-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com