TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Escola da Ponte

Por:   •  19/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O Livro “A Escola Que Sempre Sonhei Sem Imaginar Que Pudesse Existir” de Rubem Alves é elaborado com artigos sobre a experiência que ele obteve frequentando a Escola da Ponte, em Portugal.

 A Escola da Ponte trabalha com abordagens Humanistas que seguem os pressupostos epistemológicos de Carl Rogers, com o foco centrado no aluno, nesta escola acredita-se que “Uma classe não adianta nada, uma aula não se aprende nada, uma prova não prova nada” Alves, Rubem.

Abordagem Tradicional

Neste trecho “[...] Poderão os cínicos de serviço dizer que uma escola de crianças tranquilas e felizes não é, necessariamente, uma escola eficaz - entenda-se por "eficaz" o que quiser. Poderão até dizer que numa sociedade utilitarista que lida mal com as aspirações de felicidade das pessoas, uma escola de crianças felizes é uma escola em conflito e em ruptura com a sociedade, cuja existência, por isso, a própria sociedade não deveria tolerar [...]” o autor questiona uma crítica feita à Escola da Ponte por muitos não acreditarem que a forma de ensino utilizada pela Escola seja eficaz. As práticas Tradicionais prezam pelo aluno apenas ouvinte, que não questiona os assuntos abordados em aula e acredita que os alunos não contribuem para o conhecimento, pensamento contrário a prática Humanista.

Abordagem Humanista

Algumas das práticas que o autor cita nos artigos do livro são em sua maioria Humanistas. Dentre eles, esses dois trechos "A lição social: todos partilham de um mesmo mundo. Pequenos e grandes são companheiros numa mesma aventura. O ritmo da vida: todos se ajudam. Não há competição. A cooperação. O ritmo da vida: os saberes da vida não seguem programas. são as crianças que estabelecem os mecanismos para lidar com aqueles que se recusam a obedecer às regras[...]" e "Ele percebe que naquela escola o currículo não é o professor, mas o aluno. A educação naquela escola, mais do que um caminho, é um percurso - e o percurso feito à medida de cada do câmbio e solidariamente, partilhado por todos." dizem sobre alguns dos métodos que a Escola segue, por exemplo não existir competições no processo de aprendizagem, todos os alunos cooperam para o seu desenvolvimento e também do próximo, e o principal, o foco do ensino são os alunos e suas reais dificuldades e questionamento.

Inteligências Múltiplas

A forma de ensino que é usada na Escola da Ponte, onde é a criança quem estabelece seu tempo e também o conteúdo que vai aprender, é uma das maneiras de selecionar o que é realmente importante para ela. O fato de a criança aprender utilizando esse método de ensino vai contribuir para que tenha liberdade de escolha, assim escolhendo as áreas onde elas encontraram suas maiores habilidades.  Segundo Gardner “Os seres humanos dispõem de graus variados de cada uma das inteligências e maneiras diferentes com que elas se combinam e organizam e se utilizam dessas capacidades intelectuais para resolver problemas e criar produtos.” Sendo assim na Escola da ponte o aluno tem a opção de escolher áreas que condizem com a sua inteligência, tendo assim a possibilidade de se desenvolver cada vez mais. Por exemplo um aluno que tem a inteligência naturalista vai optar por estudar áreas onde tenha maior contato com o meio ambiente por ter uma maior compreensão do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com