TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Final Individual Gestão de Projetos

Por:   •  11/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina Gestão de Projetos

Trabalho Final Individual

Aluno: Smiley Moura de Souza

Turma: GE-29

Questão 1

Prepare um texto (mínimo de 30 linhas), explicando por que a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas contemporâneas de Gerenciamento de Projetos, podem contribuir para que o projeto atinja as metas preestabelecidas, ou seja, o sucesso.

(Valor 5,0 pontos)

+

Qualquer projeto requer um nível de disciplina na execução e comprometimento dos envolvidos de um nível extremamente alto, e para atingir o seu objetivo principal é preciso e fundamental que a equipe envolvida no projeto coloque em prática as principais técnicas de gerenciamento de projetos, e vale destacar também que geralmente as empresas executam mais de um projeto ao mesmo tempo e isso exige muita atenção que pode ser simplificado com as metodologias do gerenciamento de projeto. Esse cuidado é tão importante que conta com instituições de referência como o PMI que elabora normas com o padrão PMBOK (guia de melhores práticas em gestão de projetos) utilizado em todo país o que ajuda muito os gestores a organizar melhor os projetos que estão envolvidos.

Um projeto é um empreendimento com características próprias, tem prazo, é conduzido por pessoas e visa atingir metas estabelecidas visando atender parâmetros de custo, prazo e qualidade.

As técnicas contemporâneas de gerenciamento de projetos contribuem para o sucesso porque permite gerir melhor os recursos, obter resultados através das pessoas e das equipes do projeto, permite selecionar os processos apropriados necessários para cumprir os objetivos do projeto, usar uma abordagem bem definida para atender os requisitos, cumprir os requisitos para atender as necessidades e expectativas dos stakeholders e obter um equilíbrio entre as demandas concorrentes de escopo, tempo, custo, qualidade, recursos e riscos para gerar o resultado esperado do projeto.

Outro fator importante para o sucesso de um projeto é a escolha de um profissional que tenha capacidade de gerir e que possua habilidades de liderança, habilidades interpessoais e de equipe, onde esse gestor precisa dominar e compreender os comportamentos e as motivações das pessoas, deve ser um bom líder, ter uma comunicação clara com as partes interessadas do projeto, principalmente a equipe do projeto, os patrocinadores e a diretoria, ou seja, assegurar o alinhamento dos objetivos e resultados do projeto com a estratégia da organização contribuindo para a integração e a execução da estratégia organizacional como também orientar a equipe de trabalho para focar no que realmente é essencial ao nível do projeto.

Em resumo podemos afirmar que as ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos quando bem executadas com disciplinas contribuem para a redução de custos do projeto, cumprimento de prazos, engajamento de colaboradores, prevenção contra riscos e a satisfação de clientes e partes interessadas no projeto.

Questão 2

“Projetos mal feitos emperram obras do PAC.

São Paulo - Não são apenas os processos ambientais que atrasam o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A falta de cuidado na elaboração de projetos básicos e executivos - ou mesmo a ausência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com