TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Gestão de Pessoas FGV

Por:   •  24/6/2019  •  Exam  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 5

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: 04

Aluno: Paulo Cesar Cerento de Lyra

Turma: 0319-9_2

Introdução

Com o passar do tempo, as organizações foram percebendo que o mercado está cada vez se tornando mais competitivo, por diversos fatores externos, como a globalização e o advento das novas tecnologias, as quais ajudaram a impulsionar e aumentar a velocidade das informações na sociedade e nas organizações.

Sendo assim as organizações precisaram, cada vez mais, se organizar de modo a se adaptar tanto em questões de gestão de pessoas como em gestão de conhecimento, fatores esses que ajudam a agragar valor para as tomadas de decisões estratégicas da organização.

A gestão de pessoas nesse contexto teve uma evolução bem ampla, passando de um departamento pessoal para um consultor interno, que tem como objetivo fazer a administração de recursos humanos estratégicos da organização.Um dos fatores que vem tendo grande enfase e visibilidade dentro da gestão de pessoas são os líderes, os quais são críticos e estratégicos para as organizações.

Com isso vamos entender um pouco mais sobre os estilos de liderança e alguns de seus aspectos no decorrer desse trabalho.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Para o desenvolvimento do trabalho iremos discorrer sobre os diferentes perfis de liderança e abordaremos sobre as principais características desses perfis, vantagens/desvantagens de cada perfil e ao final iremos discorrer quais estilos de liderança são mais frequentes no ambiente organizacional.

Segundo NARDUCCI, há muito tempo atrás existia a teoria que fala sobre os traços de personalidade, tais como traços físicos e comportamentais, o qual indicava se a pessoa seria lider ou não, porém a história nos mostrou que essa teoria não era tão correta e que o foco para entender a liderança não estava mais no que o lider é, e sim no que ele faz, nos levando aos estilos de liderança.  

Atualmente, nas empresas e organizações, há uma série de perfis/estilos de liderança, que são muitas vezes atrelado as diferenças na personalidade dos profissionais, níveis de formação e estilos de cada um (CONHEÇA OS 10 PERFIS DE LIDERANÇA MAIS COMUNS, 2010), com isso começamos abordar os estilos de liderança.

Segundo CONHEÇA OS 10 PERFIS DE LIDERANÇA, foram elencados 10 tipos de liderança, sendo eles:

 

- Coercitivo;

- Democrático;

- Marcador de ritmo;

- Paternal;

- Treinador;

- Centralizador;

- Liberal;

- Inspirador e

- Visionário.

Cada um desses perfis tem suas próprias particularidades, com vantagens/desvantagens e características únicas, porém de acordo com a Teoria dos Estilos de Liderança referem-se três estilos de liderança, sendo eles: autocrático, democrático e o liberal, sendo assim vamos nos aprofundar nesses três estilos.

Estilo Autocrático – Nesse estilo somente o lider toma as decisões, determina as providências, lidera sua equipe determinando oque cada um deverá fazer, ou seja, centraliza e da as ordens.

Estilo Democrático – Nesse estilo o lider busca e incentiva a participação de todos nas tomadas de decisão, orientando o grupo no atingimento das metas e nas tarefas, buscando ser mais um no grupo.

Estilo Liberal – Nesse estilo o líder da liberdade a equipe, delegando tudo a equipe, fazendo ponderações somente quando perguntado , ou seja, deixando sem controle a equipe.

Como pode ser percebido pela característica dos estilos de liderança, os mesmos são bastante distintos, com abordagens que vão de um extremo de atuação à outro, em diversos aspectos.

De acordo com Possi apud. METIDIERI (2011) em 1939 foram realizados estudos com grupos de crianças, para averiguar como seria o impacto causado em cada uma delas por cada um dos estilos de liderança e o resultado foram espantosos, pois constatou que os meninos se comportaram conforme as exigências de cada um dos estilos. Sendo pontuado os comportamentos de cada um dos grupos da seguinte forma:

  • Grupo do líder autocrático: as crianças demonstraram forte tensão, frustração e agressividade, demonstarndo que o ambiente estava tenso e tamabém não porprício a criação de amizades. As crianças não demonstravam satifação e tudo so era executado sobre o olhar dos líderes.
  • Grupo líder democrático: A experiência das crianças nesse grupo foram melhores, havendo realcionamento entre as crianças e também com o líder, e as crianças faziam suas tarefas mesmo na ausência do líder.
  • Grupo líder liberal: A Produção desse grupo foi bem baixa, mesmo havendo uma atividade intensa no mesmo, demonstrando que houve bastante perda de tempo, sendo poucas tarefas desenvolvidas e ao acaso.

Isso nos mostra como cada tipo de liderança pode impactar nas atividades e nas ações dos indivíduos daquele grupo, modificando o comportamento através de suas orientações e/ou exigências.

Todos os estilos tem seus pró e contras, o mais importante e desafiador é o líder entender e saber o momento adequado de utilizar cada estilo de liderança, mostrando claro que não existe um estilo certo e outro errado, mas que existem momentos e sitações adequadas para cada tipo de liderança. Com isso fica claro que o estilo mais utilizado em um ambiente organizacional depende da necessidade dessa organização, como por exemplo, em um exército o estilo de liderança mais utilizado será o autocrático, pois o ambiente organizacional e seus objetivos dependem desse estilo de liderança para ter maior sucesso em suas metas e objetivos.

Considerações finais

Com o desenvolvimento e fatos apresentados no trabalho ficou bem claro que o papel do líder sobre sua equipe e organização é muito importante e acima de tudo estratégico, pois esse líder pode com seu estilo de liderança influenciar, orientar, educar e estimular as ações de seus liderados, podendo gerar ambientes diversos de integração. Como mostrado no exemplo do experiment realizado com crianças em 1939, ficou clara a influência que o estilo de liderança tem sobre os liderados, criando ambientes totalmente distintos.

Outra conclusão que tiramos dessa dissertação é que não existe um estilo de liderança correto para ser seguido, mas sim um estilo mais adequado para cada situação e organização, cabendo ao líder entender e tentar se adaptar para fazer a escolha certa com realação a seu estilo de liderança, buscando com que sua equipe retorne os melhores resultados possível para a organização.

Referências bibliográficas

Conheça os 10 perfis de liderança mais comuns. Administradores.com. 2010. Disponível em:. Acesso em: 01 mai. 2019.

FERREIRA, Victor Cláudio Paradela, Et al. Gestão de pessoas na sociedade do conhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2017.

METIDIERI, Guilherme. Estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal. Administradores.com. 2011. Disponível em: . Acesso em: 01 mai. 2019.

NARDUCCI, Viviane, TEORIAS DE LIDERANÇA. FGV. Disponível em: < https://ls.cursos.fgv.br/d2l/le/content/181750/viewContent/1810921/View>

Teorias de liderança: um breve passeio. FGV. Disponível em: . Acesso em: 01 mai. 2019

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (370.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com