TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual Avaliação Corretora Z

Por:   •  17/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho Individual

MBA Gestão: Marketing

GE MKT 44 – IBE Conveniada – Campinas/SP

A CORRETORA Z

Você foi solicitado pela Alta Administração da CORRETORA Z para apresentar um Plano de Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais, em decorrência da seguinte situação:

A instabilidade crescente em seu ambiente de negócios, a constatação de que a Empresa não havia despertado para uma nova tecnologia de trabalho baseada na informação precisa, ágil e dinâmica, além de uma estrutura organizacional pesada, um processo decisório lento e um estilo gerencial excessivamente controlador, sacudiram a Corretora Z de uma inércia que lhe custou a perda de muitos clientes.

Uma profunda reestruturação foi efetuada a partir da conscientização do tipo de cliente (atendimento) que a empresa possuía.

Após a reestruturação da Corretora Z houve esperados cortes de pessoal, inclusive alguns gerentes foram demitidos, outros remanejados e alguns funcionários promovidos para funções de gerência.

O clima na Empresa foi tenso durante os três primeiros meses, mas a seguir ajustou-se.

Seis meses decorridos e as queixas anteriores permaneceram, novas reclamações foram incorporadas e a situação começou a se tornar realmente delicada.

A Alta Administração começou a notar que, por um lado, os gerentes “promovidos”, não vinham apresentando os resultados esperados. Tinha-se a impressão de que não conseguiam assumir seus novos papéis, mantendo-se solidários com seus antigos colegas, hoje subordinados, ou por timidez, ou por falta de conhecimento da s novas funções ou por não se sentirem à vontade com uma fatia de poder nas mãos.

Por outro lado, os gerentes mais antigos pareciam continuar repetindo os mesmos erros do passado: pouca comunicação, muita centralização, dificuldade de analisar problemas sob novos aspectos, postergação de decisões administrativas e moral dos grupos , em níveis visivelmente baixos.

A situação poderia ser resumida assim:   “O que impede gestores - promovidos ou antigos - assumirem plenamente seus papéis gerenciais ?”

  1. Aponte as 3 competências críticas (profissionais do século XXI) que devem ser adotadas, imediatamente. Explique cada uma de suas escolhas.

Adaptação à mudança – segundo o texto, há uma “instabilidade crescente em seu ambiente de negócios”. Nestes ambientes, é crucial que o profissional tenha capacidade de absorver e/ou mesmo promover mudanças rápidas, que serão requeridas para adequação ao contexto externo e cenário competitivo.

Eficácia Comunicacional – Ainda, conforme descrito ” não havia despertado para uma nova tecnologia de trabalho baseada na informação precisa, ágil e dinâmica (...)”. A precisão da informação está totalmente ligada a garantir a melhor comunicação possível entre membros do time e stakeholders. Somente com essa perfeita comunicação seriam promovidas decisões rápidas (pois todas as informações estão à mesa) evitando idas e vindas resultantes de desententimentos por falhas de comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com