TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual - Contabilidade Financeira

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  7.300 Palavras (30 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 3]

ANÁLISE ECONÔMICO- FINACEIRA DA EMPRESA LOJAS AMERICAS SA

Análises dos Demonstrativos Financeiros

[Julho /2018]

[pic 4]



Introdução

  1. Objetivo

O objetivo desse relatório é realizar uma avaliação econômico-financeira da empresa Lojas Americanas S.A. referente aos exercícios dos anos de 2016 e 2017.

  1. Balanço Patrimonial

É um dos relatórios mais importantes dentro das demonstrações contábeis nele é gerado um relatório financeiro com movimentações da empresa em determinado período. Esses relatórios são emitidos a partir de registros dos fatos contábeis que constam no livro diário da empresa. Além disso, é possível encontrar toda situação patrimonial da empresa, ou seja, bens, direitos, obrigações e investimentos. Apresenta-se como uma excelente fonte de informações para o planejamento e ação das empresas.

Nesse relatório o patrimônio encontra-se em equilíbrio entre os bens e direitos com as obrigações e participações dos acionistas.

Esse termo, balanço, entre o equilíbrio do ativo e o passivo mais o patrimônio líquido. O ativo corresponde aos bens e direitos, o passivo as obrigações com terceiros e o patrimônio líquido as obrigações com a empresa.

As contas dentro do balanço patrimonial são feitas em ordem de situação de liquidez, ou seja, as contas com maior liquidez vem primeiro, da maior para menor liquidez.

Mesmo com as divisões de ativo, passivo e patrimônio líquido, essas estruturas ainda podem se subdivididas. O ativo divide-se em ativo circulante e ativo não circulante, assim como o passivo é subdividido em passivo circulante não circulante.

O ativo circulante são os bens e direitos da empresa e que conseguem transformar em dinheiro em um período inferior a um ano. Já o ativo não circulante são os bens e direitos da empresa realizável em longo prazo.

O passivo circulante são as obrigações da empresa com terceiros em um prazo de até 360 dias. Já o passivo não circulante são as obrigações de longo prazo, com vencimento superior aos 360 dias.

O patrimônio líquido são recursos provenientes de acionistas e sócios e as reservas de capital realizadas.

O balanço patrimonial é uma forma de registro contável para que os gestores possam utilizar suas informações.  Com essas informações é possível conhecer todos os bens, direitos e deveres da empresa; entender as fontes dos recursos para os investimentos; acompanhar sua evolução histórica; permiti planejamento financeiro e fornecer informações aos acionistas e stakeholders.

  1. Demonstração do Resultado do Exercício

A demonstração do resultado do exercício tem como objetivo compilar informações financeiras de modo a apresentar o resultado líquido do exercício, ou seja, demonstrar lucros ou prejuízos obtidos no exercício.

Esse demonstrativo se dá por meio dos resultados contábeis de todas as receitas, custos dos bens ou serviços, despesas e pagamento de impostos. Por meio da análise desses dados é possível avaliar quanto se gastou em determinada operação para sua produção e venda, além de diversas outras análises.

A elaboração de uma DRE por parte da empresa é muito importante para avaliação da vida financeira, dos resultados de seus investimentos e de estratégias adotadas no longo prazo. Além disso, muitas vezes o planejamento estratégico da empresa depende de dados provenientes desse demonstrativo, possibilitando a simulação de cenários e possíveis previsões.

Exemplo da estrutura de uma DRE:

Receita de Vendas
( – ) Custos
( = ) Lucro Bruto
( – ) Despesas Operacionais
( = ) Lucro Operacional
( +-) Resultado não Operacional
( = ) Lucro Antes de Impostos sobre a Renda
( – ) Impostos
( = ) Resultado Líquido ou Lucro ou Prejuízo Líquido

  1. Análise Horizontal

Análise horizontal tem por objetivo evidenciar a evolução financeira dos itens das demonstrações ao longo dos anos. Essa análise permite a verificação de tendência, avaliar se houve ou não crescimento em termos quantitativos e o acompanhamento do desempenho das contas das demonstrações avaliadas.

Nessa análise são necessárias no mínimo duas demonstrações financeiras sequenciais. Dessa forma, ela permite a avaliação de modificações e evoluções em cada item das demonstrações, observando, normalmente, as mais antigas com as mais recentes e avaliando tendências a partir dos cenários avaliados. Essa análise é também denominada de análise por números-índices.

Para essa análise, pode usar-se como base da evolução, sempre o mesmo exercício financeiro, a base fixa. Ou pode utilizar o exercício ligeiramente anterior, a base móvel.

O cálculo para essa análise é realizado da seguintes forma:

Valor Total da Conta e 20XX / Valor Total da Conta em 20XY x 100 = Percentual de Evolução

  1. Análise Vertical

A análise vertical é realizada quando compara-se um dos componentes do grupo de contas com relação ao total desse grupo, trabalhando dessa forma com a porcentagem de cada um em relação ao total do grupo. De modo geral, é a comparação dos elementos patrimoniais e de resultado utilizando dados apenas de um tipo de demonstrativo.

Esse tipo de análise permite avaliar a representatividade de cada elemento do demonstrativo e quanto cada um deles contribui com o objeto de análise. Também conhecida como análise de coeficiente, é uma análise muito importante para avaliar a qualidade da estrutura que compõe o balanço patrimonial, para acompanhar as demonstrações de resultado do exercício, principalmente, na avaliação de lucros e prejuízos e para elaborar uma proposta orçamentária da empresa.

O cálculo é realizado da seguinte forma:

Valor Total da Conta / Valor Total do Grupo x 100 = Percentual de Representatividade

Ao realizar o cálculo para o balanço patrimonial, nota-se que o valor representa cada conta em relação ao total do ativo e do passivo. Já na demonstração do resultado do exercício, os cálculos são feitos com base na receita operacional líquida.

Para melhorar o diagnóstico das análises, tanto a horizontal como a vertical devem ser feitas em conjunto, de modo a melhorar a avaliação e a determinação de possíveis problemas a serem sanados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.6 Kb)   pdf (577.1 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com