TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Interdisciplinar de RH

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.191 Palavras (21 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 21

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

[pic 1]

PROJETO VOLTADO PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE REGURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMOSTRANDO SUA APLICABILIDADE.

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS APRESENTADO COMO REQUISITO PARA OBTENÇÃO DE NOTA NESTA DISCIPLINA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP, POLO EAD ARAÇOIABA DA SERRA, SOB A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR TUTOR CLAYTON RODRIGUES NETO.

Araçoiaba da Serra 2015

SUMÁRIO

RESUMO..........................................................................................................04

INTRODUÇÃO.................................................................................................05

CRONOGRAMA DE APLICABILIDADE.................................................................11

POLÍTICA DE ADMISSÃO......................................................................................13

POLÍTICA DE DEMISSÃO......................................................................................15

POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO.......................................16

PLANO DE RECOMPENSA E BENEFÍCIOS..........................................................17

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO.......................................18

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................20

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................21

ANEXO....................................................................................................................23

 

04

RESUMO

A realização deste trabalho está unicamente focada no estudo da possiblidade da implantação de um setor de Recursos Humanos, na empresa BARROS MANUTENÇÕES E REPAROS LTDA. Tem ocorrido significativas transformações desde a Era industrial até os tempos atuais, a era da informação que iniciou-se na década de 90, tem como principal característica grandes mudanças sendo elas repentinas e imprevistas. As empresas tem que contar com agilidade, inovação e estar sujeita e preparada às mudanças, sendo fundamental para as organizações dispor de um setor de Recursos humanos, pois o ambiente empresarial está muito competitivo, rigoroso e exigente; modelos antigos de gestão, sem estratégias não agregam significados e crescimento para a empresa, havendo a necessidade de atualizar-se e acompanhar a nova Era, onde a competitividade está cada vez mais acirrada. A gestão de Recursos Humanos abrange um conjunto de técnicas e ferramentas que permitem as empresas recrutar, desenvolver e assegurar seus talentos humanos. As organizações precisam adequar-se as necessidades humanas, de forma interligada, tanto para dirigentes, proprietários, clientes, fornecedores, colaboradores. A adesão entre todos os segmentos da organização é fundamental, pois as mudanças estão acontecendo de maneira ágil, o que sugere adaptação para este mercado inovado e competitivo. Depois de levantarmos todos os dados da empresa BARROS MANUTENÇÕES E REPAROS LTDA, constatamos a necessidades de implantar um setor de Recursos Humanos nesta organização , para agregarmos melhoramentos aos pontos observados, sendo  que além das atividades pertinentes ao setor de RH, some nas variáveis ambientais e as necessidades humanas, tais como  Comunicação eficaz  entre os setores da empresa, gestão de pessoas, técnicas de administração de pessoas, recrutamento e seleção, negociações trabalhistas, relações sindicais, saúde e segurança do trabalho, relações interpessoais, e outras possíveis que surgirão no dia a dia da organização. Mantendo assim a organização estruturada e competitiva para enfrentar o mercado atual.

05

INTRODUÇÃO

Na Era da Industrialização Neoclássica, período que perdurou entre a década de 1950 à 1990, teve início após a segunda guerra mundial, momento este que iniciou-se o processo de mudanças rápidas e significativas, transcorreu para um modelo burocrático centralizado e piramidal, sendo rígido e lento para acompanhar transformações e mudanças do ambiente. Na Era da informação, qualificada pela agilidade e significativas mudanças, o tecnólogo da informação   forneceu meios e condições necessárias para o surgimento da globalização e da economia, neste período a economia internacional aprimorou-se tornando se economia mundial e global, todas as pessoas começaram a receber informações em tempo real, as grandes empresas conseguiam trazer para si as informações e usa- lá em seu benefício, saindo a frente de outras organizações. Essas empresas começaram a ter a visão do capital humano e intelectual.  Segundo CHIAVENATO (2004) “O século XX trouxe grandes mudanças e transformações que influenciam poderosamente as organizações, sua administração e seu comportamento”.

As mudanças e as transformações ocorridas nesta época revolucionaram os meios de administrar as pessoas; na Era Industrial Clássica, período que vem na sequência a revolução industrial e que permeou mais ou menos até os anos de 1950, sua grande particularidade é a intensificação do elemento da industrialização em amplitude mundial e o aparecimento dos países desenvolvidos e industrializados, inseriu-se o modelo burocrático; um ambiente conservador sem grandes desafios, pois existia um nível de certeza quanto as mudanças no ambiente externo, neste período a cultura empresarial era norteada no passado, nos valores tradicionais. Segundo KIERNAN (1998):

“As organizações iniciam um período de permanente turbulência devido ao impacto das grandes tendências globais que estão passando a quebrar tradicionais paradigmas; essas megas tendências criaram a transformação mais drástica e intensa de todas: a elevação exponencial na velocidade, na complexidade e na imprevisibilidade da mudança.”

Durante as três Eras ao longo do século XX abordaram diferentes maneiras de lidar com os colaboradores dentro das empresas. O departamento

06

pessoal, foi o primeiro a surgir, órgãos com o objetivo de cumprir as exigências legais trabalhistas, ao longo do tempo foi se agregando novas tarefas como relacionamento da organização com os demais seguimentos, para resolver problemas sindicais e reinvindicações.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)   pdf (227.7 Kb)   docx (49.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com