TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INTERDISCIPLINAR 4º SEMSTRE RH UNOPAR

Monografias: TRABALHO INTERDISCIPLINAR 4º SEMSTRE RH UNOPAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  1.153 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Trabalho apresentado ao Curso Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Comunicação, Clima e Cultura Organizacional; Gestão de Pessoas; Ética e Responsabilidade Social; Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Prof. Gisleine Fregoneze

Mõnica Maaria Silva

Marco Rossi

Ana Céli Pavão

Teixeira de Freitas - BA

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

A dificuldade torna-se mais nítida quando se leva em consideração a crescente complexidade do ambiente estratégico, o aumento exponencial dos dados e informações a respeito de variáveis controláveis e incontroláveis, bem como, a rapidez com que as mudanças ambientais se operam acrescentando que, no processo de planejamento estratégico as mudanças, a instabilidade, as informações e enfim, os cenários são projetados, ou seja, o planejamento estratégico tem como premissa às projeções de resultados futuros esperados. As projeções de valores carregam em si, erros que poderão afetar drasticamente os resultados orçados. Em ambientes voláteis, como a economia brasileira, o risco de um cenário projetado não se efetivar torna-se ainda mais acentuado.

Quando se realiza o diagnóstico de como determinadas empresas atuam objetiva-se levantar dados e localizar causas de problemas pelos quais um determinado setor está passando, ao se antecipar futuras situações que poderão colocar todo um ambiente organizacional em declínio.

2 DESENVOLVIMENTO

A abordagem dos FCS foi baseada no conceito de “fatores de sucesso” discutido inicialmente na literatura por Daniel (1961). Segundo esse autor, os FCS baseiam-se nas atividades industriais na qual se os resultados forem satisfatórios poderão assegurar sucesso competitivo para a organização. Se os resultados esperados não são adequados, o esforço da organização para o próximo período poderá ser menor que o desejado.

O diagnóstico organizacional das empresas pesquisadas foi elaborado tendo como objetivo o levantamento de informações para a análise dos aspectos no nível estratégico, operacional e de mercado.

Para o nível estratégico, buscou-se identificar como os dirigentes das empresas trabalham para manter e sustentar o seu negócio a longo prazo. Nesse sentido, o objetivo principal foi o de verificar quais são as visões de futuro das empresas; como as empresas querem estar daqui a cinco, dez ou quinze anos; analisando-se os fatores críticos de sucesso nos sub-níveis estratégicos em termos de objetivos, diretrizes, missão, negócios, metas e estrutura.

Quanto ao nível de mercado, a análise se baseou na manutenção do negócio a médio e longo prazo, buscando-se identificar se as empresas conhecem a sua clientela e qual o grau de satisfação dos clientes. Como fatores críticos de sucesso nos sub-níveis de mercado foram analisados: ponto, preço, promoção, produto, atendimento, mercado concorrente e mercado consumidor.

O levantamento das informações foi viabilizado através de entrevistas com os proprietários/gestores das empresas pesquisadas, bem como da observação in loco.

Rockart (1979), ao contrário de Daniel (1961) e Anthony, Dearden e Vancil (1972), já verificou que os FCS são aplicados para qualquer empresa. Ele definiu os FCS como “aquelas poucas áreas críticas onde as coisas podem ir certas para o negócio prosperar”. Em conjunto com a sua equipe de pesquisadores do MIT isolou quatro fontes de FCS:

1) Estrutura da Indústria – Cada indústria por sua natureza diversa tem um conjunto de FCS que são determinados de acordo com as suas características;

2) Estratégia competitiva, posição industrial e localização geográfica – Cada empresa tem uma determinada situação de acordo com a sua estória e estratégia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com