TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Latino Americana

Por:   •  16/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADE ACADÊMICA DE AMÉRICA LATINA, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE

PROF. DR. LAÉRCIO PILZ E TUTOR ME. CAIO FERNANDO FLORES COELHO

TRABALHO 2

VILMAR DE JESUS

1. Uma reflexão que problematize a relação entre crescimento econômico e desenvolvimento a partir do texto 'Estamos fazendo a conta errada', de Ladislau Dowbor.

Com relação ao texto de estudo citada a cima, faço a seguinte reflexão e questionamento, até quando as questões econômicas deixaram de levar em conta o meio ambiente? O PIB é importante sim, mais já passou da hora de parar de ser índice ideal para ver o crescimento do país, o crescimento econômico deveria ser apenas um meio para este crescimento, deveria ser levado em conta outros fatores além da dimensão econômica, tais como o social, político-institucional, cultural, ambiental, entre outras, um grande exemplo de descaso com os bens naturais com relação ao desenvolvimento econômico é o fato do PIB não levar em consideração fatores, na minha opinião essenciais, por exemplo é um absurdo não ser levado em consideração a redução dos bens naturais quando estes são usados como matéria-prima, neste quesito é classificado como uma eficiência econômica do país.

A partir do momento que estes diversos fatores começarem e ser levado em conta teremos um mundo melhor para se viver, as pessoas e o planeta serão mais valorizados, irá começar uma nova era onde será dado o verdadeiro valor as coisas e as pessoas, devemos nos desprender deste contexto histórico e capitalista de exploração e lucro.

2. Uma elaboração refletida a partir da experiência de vida do próprio aluno sobre como causamos impactos no meio ambiente que nos cerca e o que podemos fazer para diminuir estes efeitos negativos.

Na correia diária pouco se discute sobre os impactos individuais no meio ambiente e é o grande número de pessoas que pensam: que diferença posso fazer sou apenas uma pessoa no mundo tão grande, porém diversos estudos apontam que pequenas mudanças em nossos hábitos, atitudes e escolhas diárias fazem muita diferença, a escolha no consumo de alimento e no momento das comprar, nos ajudam a cuidar do meio ambiente.

Aqui em nossa casa somos adeptos ao movimento segunda sem carne, a Segunda Sem carne é uma campanha internacional que incentiva as pessoas a não comerem carne este dia da semana, como não conseguimos nos desprender da nossa herança carnívora escolhemos este dia da semana para fazer uma refeição sem esta proteína, com esta atitude queremos melhor nossos hábitos e o planeta também, pode parecer uma atitude boba, que não faz a menor diferença, porém estudos apontam que um dia sem comermos carne gera um impacto significativo, em apenas um dia sem carne se economiza 3.400 litros de água, o que equivale a 26 banhos de 15 minutos e também deixam de ser liberados 14kg de CO2 na atmosfera, este é um exemplo de uma pequena atitude que tomamos em nossa casa que acreditamos que fizemos a diferença para o planeta.

Além da segunda sem carne realizamos a separação de lixo doméstico, onde separamos o lixo em orgânico e inorgânico e após enviamos a reciclagem os materiais possíveis e damos a destinação correta a garrafas de vidro, equipamentos eletrônicos e óleo de cozinha, acreditamos que devemos viver em harmonia com o planeta e tentamos fazer o máximo para preserva-lo, além disse tentamos espalhar essa importância a amigos e parentes, quanto mais mas pessoas souberem a respeito mais pessoas vão pensando a respeito e se engajando na preservação do planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com