TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Ergonomia

Por:   •  5/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

5.1.4. Diagnóstico Conforme o que foi observado na pesquisa de campo, há as seguintes inconformidades:

 Microondas em cima da pia e perto do fogão;

 Não tem sugador;

 Freezer em cima da madeira;

 Ingredientes ficam distantes um do outro dificultando o manuseio;

 Botijão de gás em baixo da pia;

 Saco plástico;

 Falta de organização do espaço de trabalho.

Conforme as informações coletadas por meio da aplicação dos questionários: Na primeira semana, foi aplicado o Questionário Nórdico de Sistemas Osteomusculares (QNSO) que avalia situações de dor, desconforto e incomodo. A colaboradora respondeu

4

questões como:

 Você teve algum problema no nos últimos 7 dias?

 Você teve algum problema nos últimos 12 meses?

 Você teve que deixar de trabalhar algum dia nos últimos 12 meses devido ao problema? Para todas as perguntas ela respondeu que não sentiu nenhuma dor ou desconforto em qualquer um desses períodos. Observa-se que pode ter ocorrido algum constrangimento ergonômico, por ter sido o primeiro questionário a ser aplicado e não ter tido tempo de se analisar direito sobre as dores. Pode ter sido pelo fato também de não ter sido aplicado por alguém conhecido e não tem proximidade afetiva com a colaboradora. Os dados do Questionário Bipolar para Avaliação de Fadiga coletados durante a segunda semana junto a colaboradora no início, meio e fim da jornada de trabalho foram consolidados aplicando-se os critérios estabelecidos para interpretação do questionário da avaliação do nível de fadiga e tomando como base o questionário do final da jornada de trabalho. A interpretação dos dados de acordo com Questionário Bipolar para Avaliação de Fadiga apresentou que a cozinheira possui ausência de fadiga em quase todos os aspectos, apresentando fadiga moderada em quatro categorias, sendo elas: dor nas pernas, dor nos pés, dor de cabeça e cansaço. Dores relacionadas à intensidade dos trabalhos, pois ela é responsável por realizar todas as atividades do restaurante sozinha, desde o pré-preparo dos alimentos até a limpeza do restaurante, possui ajudante apenas para a entrega de marmitex.

Ao dividir o corpo em vários segmentos estimulando a trabalhadora a ser mais perceptiva quanto às áreas dolorosas do seu corpo, foi possível perceber por meio da aplicação do Questionário de Percepção – Diagrama das Áreas Dolorosas que: no início da semana ela sente mais desconforto no ombro, pescoço e pés. Posteriormente há grau moderado nos antebraços e pescoço, porém maior desconforto nos pés e ao final não há grau de desconforto em nenhuma das áreas. É válido ressaltar que o pescoço e os pés merecem atenção especial por estarem em um grau de desconforto muito além do esperado para alguém que desempenha essa mesma função, podendo vir a desenvolver no futuro Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho (DORT). Conforme a Norma Regulamentadora 17, item 17.6 há as seguintes inconformidades:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (31.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com