TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho TG

Por:   •  27/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG

Amanda Maria Pretelli / RA 1503494

Fabiana Aparecida Rodrigues Adriano / RA 1531986

Janaína Tomaz de Souza Martins / RA 1540284

Sintia Dias da Silva / RA 1517772

Vanessa da Silva do Carmo / RA 1545213

Vanessa Guimarães da Silva / RA 1514640

Pólo

2015

AS NOVAS TECNOLOGIAS DISCUTIDAS ATRAVÉS DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA

Introdução

Atualmente é comum a utilização dos meios de informática para a realização das tarefas mais simples da nossa vida cotidiana, como no sistema bancário, no comércio, na internet, entre outros, ou seja, é comum a presença de computadores na vida do cidadão, o que faz com que exista a necessidade das pessoas dominarem estes equipamentos.

A perspectiva sociedade nessa era digital é tratar com volumes cada vez maiores de informação, sendo que cada vez mais se valoriza a aquisição de novos conhecimentos. No mundo do trabalho, exige-se que os profissionais estejam a todo o momento se aperfeiçoando e se aprimorando para lidarem com os constantes desafios impostos em sua prática cotidiana (AMORIM, 2011).

O avanço tecnológico se colocou presente em todos os setores da vida social, sendo que o impacto desse avanço se efetiva como processo social, invadindo a vida do homem no interior de sua casa, na rua onde mora, no local de trabalho, enfim, os aparelhos tecnológicos dirigem suas atividades e condicionam seu pensar, seu agir, seu sentir, seu raciocínio e sua relação com as pessoas (DORIGONI E SILVA, 2007).

Partindo desse pressuposto, o presente trabalho analisa uma situação-problema onde determinada pessoa encara o mercado de trabalho sem ter domínio em relação ao uso de computadores. A proposta desse trabalho consiste em avaliar as chances dessa pessoa e apresentar sugestões à mesma no sentido de melhorar suas chances.

A situação-problema

Uma mulher, estando a procura de uma vaga no mercado de trabalho, passa por uma entrevista de onde se extrai o seguinte trecho:

Mulher: tenho 43 anos, não tenho curso superior completo, mas tenho certificado de conclusão de secretariado e de estenografia.

Empregador: qual a abrangência de seu conhecimento sobre o uso de computadores? Quais as linguagens que você domina? Você sabe fazer uso da internet?

Mulher: não sei direito usar o computador [...]

Empregador: muito bem, posso, quando houver uma vaga, oferecer um trabalho de recepcionista. Para trabalho imediato, posso oferecer uma vaga de copeira para servir cafezinho aos funcionários mais graduados (INEP, 2005).

Como se vê, o fato dessa mulher não ter domínio sobre o uso de computadores lhe prejudicou na busca por uma vaga no mercado de trabalho, restando a ela somente os cargos menos prestigiados.

Sendo assim, o melhor que essa mulher pode fazer é aceitar o cargo de copeira e mais que depressa procurar capacitação, sobretudo em relação à utilização de computadores. Desse modo, ela pode aspirar cargos melhores dentro dessa mesma empresa ou em outra, pois suas chances serão maiores quanto maior forem seus conhecimentos.

Considerações finais

A situação-problema apresentada mostra que os conhecimentos escolares adquiridos pela mulher se mostraram ultrapassados quando ela vai para o mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (126.9 Kb)   docx (45.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com