TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho TG

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO EM GRUPO (TG)

Professora Ana Lúcia Machado

A estátua a seguir é do poeta Carlos Drummond de Andrade (Copacabana/RJ). A imagem 1 tem apresentação original e a imagem 2 tem a alteração feita à época do lançamento do livro “Quando é dia de futebol”. Faça uma leitura das duas imagens, verificando os dois planos do texto não verbal: conteúdo e expressão, sabendo que o plano do conteúdo relaciona-se com o fator cultural e o plano de expressão baseia-se em criação de categorias opostas.

Imagem 1 Imagem 2

O conteúdo apresentado nas duas imagens representa a expressão da cultura brasileira, no dia do futebol, especialmente no dia do jogo, tudo se transforma e se modifica radicalmente. Temos duas representações diferentes, uma delas, é, no dia do jogo, nesta até mesmo quem não torce, quem não gosta é um sofredor, se transforma e se modifica para se caracterizar o grande dia, esta expressão cultural é imposta a todos, levando em conta que o Brasil sendo o país do futebol, nos dias de jogo do Brasil, todos ficam muito eufórico, torcendo para que seu país seja o campeão.

Do outro lado tem-se o pensador, o poeta, uma das representações de que a cultura brasileira também é tomada pela arte, pela criatividade; a cultura brasileira é criativa, poética, literária, mas há imposição que o Brasil é o país do futebol, modifica radicalmente, esta visão, poucos conseguem perceber.

O Brasil é o país do futebol, mas também o país das transformações e revoluções, onde nem todos que fizeram histórias aqui usaram apenas os pés para garantir o reconhecimento lá fora, mas, aqueles que usaram sua criatividade de mente, conseguiram de alguma forma revolucionar e transformar suas gerações e gerações futuras através de sua arte.

Portanto as duas imagens opostas tem expressões culturais bem distantes, ao mesmo tempo em que apresenta um poeta pensador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com