TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Tese Livro Segredo de Luiza

Por:   •  15/10/2015  •  Tese  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Padrão aparecida de Goiânia

Evanessa Almeida da luz

Projeto de leitura: O Segredo de Luiza

Aparecida de Goiânia

Setembro de 2014

Introdução

“O empreendedor é aquele que faz acontecer, antecipa-se aos fatos e tem uma visão futura da organização”

                       (Dornelas, 2001)

Muitas pessoas acreditam que, para ser empreendedor, basta ter uma boa ideia e abrir uma empresa ou negócio. Empreender é realizar, pôr em execução. Não se trata necessariamente de abrir um negócio, mas ter iniciativa, capacidade executiva e coragem. Por isso é que, normalmente, imaginamos o empreendedor como uma pessoa inovadora, criativa e determinada a realizar objetivos.

Capítulo I – A motivação e o perfil do empreendedor

Retrata em sua personagem principal, uma busca incessante pelo inusitado, fora do comum, visto ao cotidiano da pequena cidade de Ponte Nova, onde este comum não poderia ser ameaçado, por qualquer que fosse a pessoa. É fácil perceber neste primeiro capitulo o inconformismo de Luisa com toda essa permanência no cotidiano tradicional, aceitando e fazendo realizar o sonho dos pais, e não o seu, mesmo que os de seus pais, não fossem os piores, como relata o autor.

Tem também o noivo Delcídio, que retrata uma figura comum, aquela que sem muita pretensão e ambição, se acomoda nos moldes do que a vida lhe ofereceu sem querer buscar novos horizontes, ou achar o porquê disto, vendo a vida como o que lhe aparece na frente, e quando aparece algo difícil, diferente, vira-lhe as costas e deixa passar batido.

Luísa é uma inovadora, uma jovem apta aos novos conceitos do mercado, enxerga longe ao perceber que seu produto, além de ser comercializado com sucesso no Brasil poderá também ser comercializado no exterior, seja na Europa ou nos Estados Unidos, onde o mercado se mostra um tanto impenetrável.

Capítulo II – A avaliação de uma ideia.

Alimentada pela conversa que teve com Fernanda, Luísa via a necessidade de buscar novas sugestões e conselhos. Nesta procura tomou conhecimento de um professor na disciplina recém criada de empreendedorismo, que se chamava Pedro. Contudo antes resolveu fazer um teste de qualidade comparando a goiabada de sua tia com outra comprada no mercado, para tal teste usou sua irmã como cobaia, Pedro, já com vasta experiência tentava mostrar a Luísa a necessidade de criar dúvidas, buscando a perfeição dentro do que se pretende ao criar uma empresa. Questionou sobre qualidade,

comportamento, produção, tipo de clientela, inclusive como é possível convencer as pessoas ao que se pretende.

Falou sobre sonhos, desejos, emoções, pois como já havia dito para o empreendedor o ser e mais importante do que o saber.

Capítulo III – O Empreendedor busca ajuda.

O padrinho e o sistema de suporte.

Em novo encontro com o Professor Pedro, ele quis saber se Luísa havia escolhido um padrinho para seu negócio, o qual seria uma espécie de consultor alguém que lhe aconselharia. Luísa falou sobre o dono de uma fábrica de biscoitos, com o qual marcara uma reunião, um invejável empresário que começara de baixo e vencera seus objetivos.

Capítulo IV – O Plano de negócios.

Luísa passou a organizar com mais detalhes o plano de negócios, tarefas que incluem sumário executivo, a missão da empresa, o plano de marketing e financeiro. Passou a segmentar seu negócio, associando o produto à necessidade do cliente. Elaborou um plano de marketing e definiu por oferecer o produto visando otimizar a potencialidade de seu negócio. Durante este período de pesquisas e desenvolvimento Luiza fez um plano de negócios que se dividia em quatro fases: Plano de marketing (4p’s, pesquisa, análise de mercado, setor, concorrência, fornecedores, clientes,...); Estratégia de marketing (objetivos, estratégia de produto, preço, distribuição, comunicação,...); Preparação do empreendedor (sócios, mudanças na vida pessoal, possibilidades de apoio ou parcerias, ...); Plano Financeiro (investimentos, resultados, projeções diversas, fluxo de caixa, ponto de equilíbrio, taxa de retorno, ...). E com as informações coletadas começou a colocar seu negócio em prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com