TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Transporte Aéreo

Por:   •  28/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

Transporte aéreo

Arthur Hayakawa Yoshio, Andre Alves de Oliveira, Bianca Serra Farias, Claudia Brandão

Um dos e mais importantes meios de locomoção, é o transporte aéreo, um meio de movimento de pessoas e/ou mercadorias por meio de aviões, balões, ou helicópteros. De longe, o meio que mais contribuiu com a redução da distancia/tempo desde a segunda guerra mundial, percorrendo rapidamente longas distancias.

O transporte de cargas é o mais usado nos transportes de carga pesadas e valiosas, devido a ser o meio mais eficaz e seguro para atender as devidas necessidades.

Existem atualmente três tipos de aeronaves básicas usadas no transporte de cargas:

Aeronave PAX ou Passageiro Narrowbody

Aeronaves cuja função é transporte compartilhado entre passageiros e cargas em cabines separadas. Sendo os passageiros acomodados na parte superior e a carga na parte inferior. Utilizados em voos de ate 5 horas de duração. O compartilhamento é realizado por um operador logístico e há um limite de peso de  150kg a 200kg por volume individual.

[pic 1]

Aeronave PAX ou Passageiro Widebody

Assim como as aeronaves Narrowbody, a carga compartilha o voo com passageiros em cabines separadas. Os passageiros são acomodados na parte superior e as cargas no compartimento inferior. Porém, são usados para voos de maior duração e tem um limite de carga de 4500kg por volume individual, sendo usado maquinárioe sistema de rolamento no piso do compartimento.

[pic 2]

Aeronave CAO ou Cargueira

 Diferente das anteriores, as aeronaves cargueiras não compartilham espaço entre passageiro e carga. A cabine inteira é feita para acomodar a carga. Utilizadas para voos de maior duração transcontinentais ou voos curtos dentro do continente ou país. As capacidades de carga excedem os 5000kg sendo usado maquinário e sistema de rolamento.

[pic 3]

Transporte de carga no Brasil

No Brasil, segundo um estudo da associação brasileira das empresas aéreas (abear), mesmo com a facilidade no setor aéreo representado num pais de dimensão territorial, a logística de cargas ainda é pouco aproveitada: menos de 20% da capacidade em peso para transportes de cargas nas aeronaves é utilizada.

Dados de um levantamento da Oxford Economics, mostram apenas 35% do valor do comercio global passa por porões de aviões no mundo, mas isso representa apenas 5% do volume da carga mundial, o que indica um alto valor agregado do material transportado. 

[pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (228 Kb)   docx (875.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com