TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho adm

Por:   •  30/5/2016  •  Resenha  •  8.117 Palavras (33 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 33

Universidade Federal de Pelotas

UFPEL

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

Capítulos 3,4,5,11,17

Componentes:

- Anderson da Costa Marques

- Carlos Eduardo Amaro

- Cainã Milech

Capitulo 3

Administração Científica – Arrumando o chão da fábrica

Em 1903 Taylor publicou um livro, Shop Management, sobre as técnicas de racionalização do trabalho operário por meio do estudo de tempos e movimentos.

Taylor observou que com um equipamento disponível, operários com diferentes competências produziam a mesma quantidade, pois como estaria recebendo o mesmo salário, então o operário mais produtivo perderia seu interesse, assim veio o principio de que o “bom” operário deveria receber mais. Podemos afirmar que Taylor diz em Shop Management que o objetivo da administração é pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção aplicando métodos científicos e experimentos para formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações, empregados devem ser selecionados e colocados em seus postos com condições de trabalho adequadas para que as normas sejam cumpridas, eles também devem ser treinados para aperfeiçoar suas aptidões. A administração precisa criar uma atmosfera de cooperação com os trabalhadores.

Em 1911, quando Taylor publicou seu livro, The principies of scientific management, concluindo que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral para tornar coerente a aplicação dos seus princípios na empresa como um todo, então denominou administração cientifica sem deixar de lado sua preocupação com as tarefas do operário. Para Taylor as indústrias tinham três pontos fracos:

- Vadiagem dos operários que reduziam a produção para evitar a redução das tarifas de salário pela gerencia.

- Desconhecimento da gerencia das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização.

- Falta de uniformidade das técnicas e dos métodos de trabalho.

Para sanar esses pontos fracos das indústrias, Taylor idealizou o Scientific Management, dizendo que seu livro contém 75% de analise e 25% de bom senso, mas que essa implantação nas indústrias teria que obedecer a um período de 4 a 5 anos para evitar alterações bruscas que causem descontentamento aos empregados e prejuízos aos patrões. Seus principais conceitos a serem implantados eram: Ciência em lugar de empirismo, harmonia em vez de discórdia, cooperação e não individualismo, rendimento máximo ao invés de produção reduzida, desenvolvimento de cada homem a fim de alcançar maior eficácia e prosperidade.

Capítulo 4

Teoria Clássica da Administração

Enquanto Taylor e outros engenheiros desenvolviam a Administração Cientifica nos Estados Unidos, em 1916, surgiu na França espraiando-se rapidamente pela Europa, a Teoria Clássica da Administração. Se a Administração Cientifica se caracterizava pela ênfase na tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Na realidade, o objetivo de ambas as teorias era o mesmo: a busca da eficiência das organizações. Segundo a Administração Cientifica, essa eficiência era alcançada por meio da racionalização do trabalho do operário e do somatório das eficiências individuais.

A Teoria Clássica, ao contrário, partia do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos (seções, departamentos, etc) ou pessoas (ocupantes de cargos e executores de tarefas). Fayol fundador da Teoria Clássica da Administração, partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural que rapidamente suplantou a abordagem analítica e concreta de Taylor.

-A obra de Fayol

Henri Fayol(1841-1925), fundador da Teoria Clássica, nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris. Fayol expôs sua Teoria de Administração no livro Aministration Industrielle et Générale publicado em 1916.

-Funções básicas da empresa: Fayol saliente que todas empresas apresentam seis funções.

  1. Técnicas: Relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa.
  2. Comerciais: Relacionadas com compra, venda, permutação.
  3. Financeiras: Relacionadas com procura e gerência de capitais.
  4. De segurança: Relacionadas com proteção e preservação dos bens e das pessoas
  5. Contábeis: Relacionadas com inventário, registros, balanços, custos e estatísticas.
  6. Administrativas: As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa pairando sempre acima delas.

- Conceito de administração: As funções administrativas envolvem os elementos da administração, isto é, as funções do administrador

  1. Prever: Visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
  2. Organizar: Constituir o duplo organismo material e social da empresa.
  3. Comandar: Dirigir e orientar o pessoal.
  4. Coordenar: Ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos.
  5. Controlar: Verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.

Em outros termos, tanto o diretor, o gerente, o chefe, como o supervisor – cada qual em seu respectivo nível – desempenham atividades de previsão, organização, comando, coordenação e controle como atividades administrativas essenciais.

-Proporcionalidade das funções administrativas: Para Fayol existe uma proporcionalidade da função administrativa: ela se reparte por todos os níveis da hierarquia da empresa e não é privativa da alta cúpula. A função administrativa não se concentra exclusivamente no topo da empresa. À medida que se desce na escala hierárquica, aumentam a extensão e o volume das funções administrativas.

-Diferença entre administração e organização: Ainda que reconhecendo o emprego da palavra administração como sinônimo de organização, Fayol faz uma distinção entre elas.

  1. Organização como uma entidade social: Na qual as pessoas interagem entre si para alcançar objetivos específicos. A palavra organização significa um empreendimento humano moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos.
  2. Organização como função administrativa: Nesse sentido, organização significa o ato de organizar, estruturar e alocar os recursos, definir os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as atribuições e relações entre eles.

-Princípios gerais de administração para Fayol: Como toda ciência, a administração deve se basear em leis ou princípios. Fayol definiu os princípios gerais de administração, sistematizando-os sem muita originalidade, porquanto os coletou de diversos autores de sua época. Tudo em administração é questão de medida, ponderação e bom-senso. Os princípios são universais e maleáveis e se adaptam a qualquer tempo, lugar ou circunstância. Os 14 princípios gerais da administração, segundo Fayol, são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58 Kb)   pdf (277.3 Kb)   docx (37 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com