TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho adm

Por:   •  18/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.189 Palavras (9 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

O presente trabalho narra às dificuldades do dono da cafeteria Dolce Gusto, para que a mesma se permanece no mercado, pois o Sr. está passando por dificuldades com salários atrasados, funcionários esgotados e desgostosos, problema na comunicação interna e externas.

O dono do estabelecimento necessita desenvolver estratégias organizacionais, sendo que as principais estão no aperfeiçoamento de seus funcionários com treinamentos, na motivação dos mesmos com dinâmicas e prêmios, melhorias no cardápio dando escolhas apropriadas ao clientes, entre outras mudanças, para que com essas alterações, a Dolce Gusto possa se tornar mais competitiva e um estabelecimento respeitado em seu ramo comercial.

Etapa 03 passo 01

Em uma organização, o líder é aquele funcionário que auxilia, comanda e guia os demais, sendo que sua funcionalidade é conduzir os empregados para o alcance das melhores metas e resultados. Para ser um bom líder é essencial ter disciplina, paciência, respeito com o próximo, pois a organização é um sistema aberto com diversos colaboradores com tipos variados de personalidade.

Em busca de competitividade no mercado de trabalho, as organizações buscam funcionários que conseguem fazer a diferença. Para Denise (2012) por parte das organizações, em encontrar colaboradores que façam a diferença no trabalho e descobrir líderes que influenciem seus liderados de forma que seja construído um ambiente organizacional com clima mais favorável ao crescimento da empresa e dos próprios indivíduos.

A liderança e o poder são diferentes, aqueles que se impõem pelo poder para humilhar e maltratar os funcionários, que não deixa os mesmo exporem suas opiniões, autoritários, descontrolados emocionalmente, que não aceita qualquer tipo de questionamento, esses empregados não são considerados lideres, pois deixam o poder “subir na cabeça”. Para Vangevaldo (2008) existem diferentes estilos de liderança organizacional:

Líder autocrático: Um líder autoritário é o que comanda o grupo e só pensa em si, os subordinados não auxiliam na tomada de decisões, pois o autocrático não aceita a opinião dos mesmos, os funcionários acabam se distanciando e obedecendo por medo.

O autocrático consegue as coisas intimidando os funcionários no ambiente de trabalho, esse pensamento de que esse é o melhor método de se conseguir uma boa produção esta completamente errada. É semelhante com o que acontecia na época da escravidão, os escravos eram forçados a trabalhar por um capataz, mas quando não estavam por perto paravam de trabalhar e muito, e no pior dos casos se o capatazes desviassem a atenção por um segundo poderiam ser atacados pelos escravos. Isso ocorre até hoje nas empresas que utilizam este método de liderança.

Indeciso: Não assume responsabilidade, nas tomadas de decisões fica em dúvida e gosta de deixar as coisas como estão os empregados ficam desorganizados, pois não sabem para onde ir e o que fazer.

Lideres acomodados com a situação, que tem medo de mudanças ou acham que qualquer tipo de mudança seria perda de tempo e atrasaria o processo produtivo. Dessa forma desviando a responsabilidade deles e transmitindo aos funcionários, mesmo que essas mudanças sejam para tem um aumento significativo na produção, seus pensamentos são “se desse modo esta funcionando, para que mudanças”.

Democrático: é um líder que ouve, acata e aceita as opiniões dos funcionários, as normas e regras das empresas são decididas em conjuntos com os demais, permitindo que eles esbocem as técnicas necessárias para atingir a metas, gosta de trabalhar em equipe. Assim podendo se aproximar dos funcionários e detectar com mais facilidade os problemas ocorridos na produção, e podendo aplicar medidas eficazes para sanar esses problemas, pois ninguém melhor para saber qual a melhor forma para o processo produtivo do que quem trabalha ali.

Liberal: é aquele líder que não participa das decisões administrativa, concede aos seus empregados total liberdade para traçar as diretrizes da organização, com essa atitude o grupo fica perdido e coeso.

Situacional: Assume a liderança dependendo mais da situação do que da sua personalidade, possui um estilo adequado para cada situação, os funcionários sentem-se motivados e seguros por certo período de tempo.

Emergente: Consegue reunir os comandos necessários para conduzir os funcionários aos objetivos diretamente relacionados a uma situação especifica, os funcionários conseguem colaborar, pois em casos emergenciais seu líder saberá o que fazer. Diferente do líder autocrático ele consegue que os funcionários trabalhem com objetivos e metas.

Existem diferenças visíveis entre um bom líder e um chefe: líder: visão ampla sabe resolver problemas dos funcionários e das organizações, consegue lidar com as crises, lideram os funcionários para eles atingir as metas. Chefe: a visão é curta, só sabe administrar recursos humanos, os conflitos são aborrecimentos.

Para que haja uma boa administração do ambiente de trabalho é necessário que se tenha um ótimo líder com qualificação para liderar uma equipe com eficácia. Para que isso aconteça o líder deve trabalhar com métodos motivacionais, traçando metas aos funcionários e estabelecendo incentivos a eles, sendo desde promoções, dinheiro (prêmios) entre outras gratificações que o funcionário poderá estar recebendo pelo seu trabalho bem sucedido. Dessa forma o funcionário se vê em uma empresa onde pode conseguir um plano de carreira, assim podendo crescer profissional e financeiramente se mantendo motivado a fazer um bom trabalho na empresa e continuar na empresa.

O líder deve também ter a sabedoria e habilidade para criar ambientes propícios ao trabalhador, para que o funcionário tenha certa flexibilidade no ambiente em que trabalha e se sintam importantes para a empresa. Algumas formas de se criar esse ambiente é oferecer ajudas como plano de saúde, odontológico entre outros relacionados, oferecer uma ambiente de trabalho bem iluminado, limpo, com o mínimo de ruídos possíveis, criar equipes que trabalharam juntos onde um esta sempre apoiando o outro e ajudando em tarefas difíceis ou em dificuldades que algum integrante tenha, pois o ser humano é um ser social, que vive em sociedade e assim deve ser nas empresas também.

É com esses métodos que um bom líder deve trabalhar em uma empresa, pois quando os funcionários crescem a empresa cresce junto com eles, o que faz uma empresa crescer é quem trabalha nela.

Passo 02

  1. Identificar o melhor tipo de liderança que o proprietário da Cafeteria poderia exercer para se manter a frente de seu próprio negócio;

Para ser um líder eficiente o proprietário precisa motivar seus funcionários, para que assim a cafeteria atinja as missões e metas pretendidas. Estabelecer um ambiente harmonioso para clientes e funcionários, o Sr.  deve estar ciente do que acontece na cafeteria, tanto nos preparos de alimentos, no atendimento e na limpeza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com