TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho adm

Por:   •  26/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.399 Palavras (10 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Trabalho Final da Disciplina

Planejamento Estratégico

São Paulo (SP)

2014

Letícia Tamiris Prudêncio Silva

Estudo do planejamento estratégico da Empresa Natura Cosméticos S.A.

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.

São Paulo (SP)

2014[pic 2]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO1

2        DESENVOLVIMENTO2

  1. MISSÃO, VISÃO E VALORES.....................................................................................2
  2. ESTRATÉGIA GENÉRICA...........................................................................................3

  2.3 ESTRATÉGIACOMPETITIVA......................................................................................5

  1. AMBIENTE EXTERNO – OPORTUNIDADES E AMEAÇAS............................................6
  2. AMBIENTE INTERNO – FORÇAS E FRAQUEZAS.........................................................6

 3        DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA7

4         CONCLUSÃO7

REFERÊNCIAS8


  1. INTRODUÇÃO

Planejamento estratégico é um processo fundamental para aumentar a eficiência das condições internas e externas de uma empresa, visto que, busca diminuir os erros, aumentando seus objetivos, além de ser essencial para o futuro da organizaçãono longo prazo. A estratégia quando caminha junto com o planejamento, acaba gerando um comprometimento com atitudes e respostas para determinadas situações.  

Segundo Sertek et. al.(2012) planejamento estratégico nada mais é do que o processo que determina como a organização pode chegar onde deseja e o que fará para executar seus objetivos.

Conforme Certo e Peter (2005), o planejamento pode ser entendido como “o desenvolvimento sistemático de programas de ação destinados a alcançar objetivos de negócio estabelecidos de comum acordo por meio da análise, da avaliação e da seleção das oportunidades previstas”.

Esse processo faz com que as pessoas saiam da sua rotina normal, pois requer uma possibilidade maior de análise da organização e do ambiente externo. O método esclarece aonde realmente a empresa quer chegar.

O crescimento pela qual as empresas estão passando possibilita aos consumidores o acesso a uma ampla gama de produtos que são ofertados ao mercado. As circunstâncias formadoras dessa situação são as constantes transformações tecnológicas, descobertas científicas e reconfigurações dos mercados, o aumento da concorrência, a presença de diferentes segmentações de mercado, a diminuição do tempo do ciclo de vida útil dos produtos, os acréscimos nos custos de distribuição e de produção e as constantes modernizações em ativos tocáveis e intocáveis (SERTEK, 2012).

Nesse mercado competitivo, uma empresa que desenvolve e sempre adquire conhecimentos e habilidades e tem um planejamento estratégico que vem dando certo é a empresa Natura Cosméticos S.A. Maior empresa do Brasil do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos e também no segmento da venda direta. Criada há 40 anos, a Natura aposta no desenvolvimento de seus produtos e embalagens com o uso de materiais que não agridem a natureza, além de investir


em um programa de incentivo à pesquisa. A empresa valoriza os recursos naturais e investe muito em inovação e tecnologia na substituição, por exemplo, de matérias-primas sólidas para produtos biodegradáveis. Além disso, as embalagens contam com uma tabela ambiental, em que o consumidor pode acompanhar quais materiais biodegradáveis estão sendo utilizados no produto.

Atualmente as empresas precisam estar semprebuscando as melhores mudanças, se inovando e obtendo informações necessárias para enfrentar a grande competitividade. Para isso, é de suma importância queas organizações tenham um alto conhecimento do mercado tanto interno, quanto externo, o que se tornafundamental para a o crescimento do negócio.

O presente estudo tem como objetivo analisar a forma de planejamento da Natura Cosméticos S.A, uma empresa que mantêm a transparência e compromisso com as questões da terra e as pessoas que nela habitam.

  1. DESENVOLVIMENTO

Este tópico foi desenvolvido no intuito de analisar o planejamento estratégico da Empresa Natura Cosméticos S.A. Etapas: missão, visão e valores, estratégia genérica, estratégia competitiva, ambiente externo (oportunidades e ameaças), ambiente interno (forças e fraquezas).

  1. MISSÃO, VISÃO E VALORES

A missão da Natura Cosméticos S.A. de acordo com o site da empresa é a "Criação e comercialização de produtos e serviços que contemplem e promovam o binômio bem-estar/estar bem", pois esse bem-estar que a natura oferece é uma afinidade equilibrada para os consumidores, com si própria e com seu corpo. Esse “estar bem” é a relação compreensiva, bem-sucedida, que agrada todas as pessoas que utilizam seus produtos. Portanto, dentro do planejamento estratégico, a missão da empresa possui uma coerência diante dos esforços que a organização propõe, e obtém um desempenho muito elevado para agradar seus consumidores.


Em relação à visão, a empresa busca a adoção de um modelo de desenvolvimento que almeja o equilíbrio entre economia, sociedade e meio ambiente. Seguros de que, por meio dos produtos e conceitos, a rede, a gestão e a organização, podem tornar-se um agente de transformação no mundo e estimular toda a cadeia de relações a agir da mesma forma. Em suma, a visão da empresa é detalhada de forma explícita, pensando no futuro de uma forma clara, baseada no cuidado ao meio ambiente, para alcançar seus objetivos, ou seja, a empresa conseguiu alinhar o estado de futurodesejado com as suas aspirações como organização. A visão da empresa ficou clara, pensando sempre no futuro para alcançar seu objetivo final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (155.2 Kb)   docx (38.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com