TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho adm

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.514 Palavras (7 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 7
  1. Apresentação da Organização:

A Agência Plinc, razão social Agência Plinc Turismo e Viagens LTDA têm como ramo de atividades venda de pacotes de viagens com destinos à Gramado/RS, Salvador/BH e Foz do Iguaçu/PR.

A empresa surgiu por volta de 2012, no mês de Abril, com um propósito distinto, sugerido por dois amigos de longa data que tiverem a ideia inicial de abrir uma agência de turismo, onde os pacotes seriam de compra coletivas, buscando um diferencial.

No início a empresa possuía três funcionários, sendo os dois sócios e um familiar. Buscaram uma empresa de porte maior, para conseguirem lançar seus pacotes. Na época a porcentagem de disponibilidade de hotéis/transportes/aéreos/passeios turísticos era pequena e com isso foram crescendo e se desenvolvendo com o contato da Agência Hotel Urbano. O modo de venda deles era raro, pois por possuírem o pacote de compras coletivas o valor do pacote em si se tornava mais econômico.  Dessa forma, o contato com essa Agência possibilitou que pessoas do Brasil inteiro, de baixo e alto nível, pudessem realizar a compra. Com a grande quantidade de procura de clientes, a empresa começou a crescer a partir disso, contratar mais pessoas e pensar em novas técnicas de desenvolvimento.

Surgiram então as divisões de setores, onde contrataram pessoas para auxiliar o atendimento ao cliente, via e-mail e telefone, não tendo o contato pessoal com o mesmo, tornando-se assim algo de fácil acesso e prático. No setor de Aéreo, os funcionários realizavam a emissão dos bilhetes para os viajantes. E no setor de Cobrança realizava o processo final da compra. Havia também o setor de Comercial, onde os funcionários entravam em contato com redes de hotéis para a hospedagem dos clientes. O setor de Reservas que realizava o cadastro de clientes, anexando dados do mesmo e datas/hotéis específicos.

A partir do desenvolvimento da empresa, ela passou a ser reconhecida e procurada com mais frequência, aumentando o fluxo de funcionários e clientes, propagando o porte da empresa, e por meio deste, atualmente, essa empresa encontra-se em torno de quarenta funcionários, em seus respectivos setores.

2. Análise da Empresa

2.1 Fundamentos e Teoria Organizacional

Em relação a teoria científica, Taylor buscava maior produtividade. Com o intuito de produzir mais, em menos tempo, sem elevar o custo de produção. Comparando a empresa com a teoria, a forma de organização da empresa é separada parcialmente. Anteriormente o método de cadastros era realizado exclusivamente pelos funcionários. Já atualmente, criaram um setor de desenvolvimento, no qual o cliente tem acesso a um site, inserindo seus dados, escolhendo hotel, aeroporto e data de sua preferencia, realizando o seu cadastro e sua reserva. Dessa forma, o tempo “perdido” do funcionário é menor, tornando-se mais ágil, sem custos adicionais, aumentando a produtividade da empresa e a procura de clientes.

Na teoria clássica busca-se dar ênfase na estrutura organizacional. A empresa comparada a isso foi dividida em setores, com foco na estrutura, almejando uma melhor divisão de trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, centralização das atividades e a máxima eficiência dentre os funcionários.

2.2 Comunicação e Linguagem

As informações dentro da empresa circulam por meio do acesso à internet (Skype, e-mails) e telefone. Os canais são e-mails, telefone, site da empresa. O contato é feito diretamente com o cliente.

A forma de barreira que se faz presente é a dificuldade de contato com cliente que não tem acesso a tecnologia. A linguagem é de forma formal. E há a integração entre os diferentes setores, ocorrendo via telefone, e-mail e contato pessoal.

A comunicação é baseada inteiramente pelas tecnologias de um modo geral.

2.3 Homem, Cultura e Sociedade

O administrador da empresa deve se preocupar em tomar decisões estratégicas para a empresa, visando o seu público e atendendo as necessidades dos mesmos. Tendo uma visão ampla das opções que tragam benefícios e interesses ao cliente.

A empresa deve ter uma visão do que está acontecendo no mundo dos negócios, saber se é uma boa escolha, o quanto há de procura, se haverá retorno e satisfação de ambas as partes.

2.4 Comportamento Organizacional

Os setores são: Atendimento, que dá auxílio ao cliente; Aéreo, que realiza a emissão de bilhetes de companhias aéreas; Receptivo, onde há o transporte (ônibus e carros) que realiza o traslado para passageiros. E além disso, realiza os passeios turísticos na região; Comercial, onde o funcionário deste setor entra em contato com redes de hotéis para a hospedagem dos clientes; TI, que trabalha em cima do site de cadastro de clientes; Cobrança, em que há a realização das cobranças referente a passeios turísticos e compras de pacotes de venda direta; RH, onde o funcionário realiza as folhas de pagamento e planeja pesquisas para conhecer o nível atual de satisfação de seus colaboradores; Financeiro, que realiza o pagamento dos funcionários da empresa e o mesmo realiza os pagamentos gerais; E Marketing, no qual os funcionários divulgam a empresa por meio de redes sociais, jornais, revistas e sites.

A relação é de fácil acesso, pois um setor depende do outro, para o melhor desempenho da empresa, há um trabalho em conjunto, onde os colaboradores participam de forma ativa de cada atividade.

As políticas de recursos humanos existem, concentradas no setor de RH, estabelecendo as regras e padrões da empresa, e cursos de autoestima dos funcionários.

Há grupos formais, criados pela administração para equipar as unidades de trabalho, ou seja, grupos que apresentam um grau de hierarquia previamente planejada e representada no cronograma da organização.

Os elementos da cultura são vistos nos seguintes tópicos:

• Valores: bases da cultura organizacional; Respeito mútuo entre os funcionários, cumprimento de leis e normas da empresa, e responsabilidade naquilo que se faz, sem prejudicar terceiros.

• Crenças: verdades inquestionáveis que são expressas no comportamento dos colaboradores; independente da situação em que se encontra, o cliente é o foco da empresa, e sempre tem razão. E o líder impõe regras, e com isso o funcionário deve segui-las, sem questioná-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com