TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplina MICROECONOMIA E MACROECONOMIA, MÉTODOS QUANTITATIVOS E ÉTICA,POLÍTICA E SOCIEDADE Prof. Regina Malassise, Wilson Sanches, Marcelo

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.123 Palavras (13 Páginas)  •  1.148 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO EAD CONECTADO

BACHALERADO EM ADMINISTRAÇÃO

BRENO ALVES AQUINO




CONHECENDO A EMPRESA “SUPERMERCADO GUACUÍ LTDA.”

Pirapora/MG - 2015


[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO EAD CONECTADO 

BACHALERADO EM ADMINISTRAÇÃO 

BRENO ALVES AQUINO

 

CONHECENDO A EMPRESA “SUPERMERCADO GUACUÍ LTDA.” 

               

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplina MICROECONOMIA E MACROECONOMIA, MÉTODOS QUANTITATIVOS E ÉTICA,POLÍTICA E SOCIEDADE Prof. Regina Malassise, Wilson Sanches, Marcelo Caldeira e Henry Nonaka.

Pirapora/MG – 2015

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo conhecer o funcionamento de uma empresa, articulando conhecimentos interdisciplinares de macroeconomia, microeconomia, métodos quantitativos e éticos, política e sociedade. A empresa pesquisa foi o Supermercado Guaicuí Ltda., localizado no distrito de mesmo nome, pertencente ao município de Várzea da Palma/MG. O caminho metodológico traçado foi a pesquisa bibliográfica e de campo no referido estabelecimento. O instrumento de investigação utilizado foi a entrevista, por meio da qual se questionou aos proprietários/gestores acerca de aspectos relacionados ao mercado da empresa, produtos comercializados, política de preços e relação com consumidores, fornecedores e concorrentes. Investigou-se também sobre os métodos estatísticos utilizados, porte da empresa e impacto da mesma no mercado local.

Verificou-se que o Supermercado é de pequeno porte, localizado num pequeno distrito, e que nem por isso está livre de sofrer com os desafios impostos pela macroeconomia. Assim, deve haver, por parte de seus gestores, um cuidado contínuo para a manutenção do equilíbrio da organização e da fidelidade da sua clientela.

Observou-se também que o empreendimento possui importância econômica devido à sua localização, pois possui considerável poder de geração de empregos diretos e indiretos, movimentando a economia local.

Gestão empresarial: articulando teoria e prática

Conhecer o funcionamento de uma empresa é uma rica oportunidade para o estudante de administração, pois os saberes adquiridos durante a pesquisa lhe permitirão associar os conceitos estudados à prática, uma realidade nem sempre concebível a não ser através da vivência. Para efetivar o conhecimento acerca de uma organização torna-se imprescindível reconhecê-la como parte integrante de um complexo sistema

Microeconômico, que sofre influências constantes da política macroeconômica, fatores que fazem com que as decisões sejam tomadas com base nos riscos que o mercado oferece.

Nesse sentido, Cêra e Escrivão Filho (2003) esclarecem que o entendimento de particularidades da gestão de uma pequena empresa está condicionado à compreensão do sistema político-econômico em que está inserida, ou seja, da economia de livre mercado, de alta competitividade, onde se sobressaem as que são mais eficientes e estão mais preparadas para a concorrência, que por sinal não é nada perfeita.

Os autores ressaltam ainda que “O sistema de livre mercado se baseia em critérios de eficiência e competitividade. Estes critérios são julgados pela escolha do consumidor, que premia os eficientes” (CÊRA; ESCRIVÃO FILHO, 2003, p.801). Dessa forma, além de as organizações enfrentarem a livre concorrência, o consumidor dos dias atuais tem autonomia de sobra para reconhecer qual empresa tem sido merecedora de sua confiança, cobrando daquela uma postura ética e de respeito com seus consumidores e com a sociedade em geral.

Bacha (2004) enfatiza que a microeconomia, responsável pelo estudo do comportamento do consumo dos indivíduos e das famílias, da atuação das empresas, suas produções, custos e organização, busca uma análise mais local, com base num padrão único, diferente da macroeconomia, que faz um apanhado global e disperso, focando o comportamento dos agregados econômicos. Assim explica o autor:

A microeconomia trabalha com a hipótese da presença de um agente (um indivíduo ou empresa) representativo da realidade em análise. Se do agregado (conjunto de famílias, ou de firmas, ou de consumidores, por exemplo) puder ser extraído, ao acaso, um elemento representativo do padrão de comportamento dos demais agentes, ter-se-á a área de atuação da microeconomia; [...] (BACHA, 2004, p.14)

Observa-se que os estudos microeconômicos podem ser utilizados para a análise de uma organização, verificando sua formação, os aspectos do mercado que influenciam na mesma, e como atua no negócio no qual está situada. É importante ressaltar, porém, que essa análise não pretende desvincular a empresa dos aspectos da macroeconomia, pelo contrário, corrobora-se com o que Gava (2010, p.309) aborda:

...] não se pode problematizar a organização produtiva de empresas de micro e pequeno porte a partir das capacidades e potencialidades locais desviando dos condicionantes globais, que acabam por definir o nível de competição entre empresas, as fronteiras tecnológicas por trás deste, a disponibilidade e o custo de capital necessário à promoção industrial e as expressões culturais e políticas que dão forma à estrutura de poder global.


Assim sendo, é interessante conhecer um pouco sobre a forma como os proprietários da empresa “Supermercado Guaicuí Ltda.” conduzem seu negócio, como lidam com as mudanças constantes do mercado e da sociedade, tendo como base o conceito de empresa utilizado por Vieira (2002), que a define como um empreendimento formado por uma pessoa ou um grupo que trabalha em consonância de um objetivo comum, numa gestão integrada de recursos humanos, materiais e financeiros. Essa autora cita ainda que os objetivos da organização vão se alterando conforme seu tamanho e idade. Logo, torna-se imperioso entender a dinâmica da empresa supracitada, considerando sua idade, o ambiente em que está inserida e os objetivos que mantém traçados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (238.9 Kb)   docx (149.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com