TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da Disciplina Gestão de riscos financeiros.

Por:   •  25/10/2021  •  Resenha  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Fichamento de Estudo de Caso

Diego Souza Simão

Trabalho da disciplina Gestão de riscos financeiros.

                                                 Tutor: Prof. James Dantas de Souza

Campos dos Goytacazes - RJ

2021

Estudo de Caso :

Santander Consumer Finance

REFERÊNCIA: TRUMBULL, Gunnar; CORSI, Elena; BARRON, Andrew.  Blaine santander consumer finance.  Disponível em http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/POS678/Biblioteca_15417/Biblioteca_15417.pdf. Acessado em janeiro de 2019.

Trumbull, Corsi e Barron (2019) apresentam em sua obra o estudo do caso da empresa Santander Consumer Finance, a qual está relacionada à chegada de uma nova CEO, Magda Salarich, que anteriormente representava a empresa fabricante de carros francesa Citroën onde teria atuado por 28 anos tendo se destacado e subido de cargo tornando-se assim gerente de vendas e marketing internacional para a Europa e CEO para a Espanha.

Conforme apontam os autores Trumbull, Corsi e Barron (2019, p.1) “a SCF havia crescido rapidamente nos últimos cinco anos, sob a gestão de seu antigo CEO, Juan Rodríguez Inciarte” e, Salarich, tinham como principal função fazer um planejamento de crescimento da empresa para os próximos dez anos, haja vista que, nas últimas décadas o mercado de financiamentos ao consumidor estava crescendo na Europa.

Salarich obteve um prazo de quatro meses para que pudesse expor para a empresa “uma nova estratégia e direção da SCF ao presidente e diretor executivo do Santander, Emilio Botín-Sanz de Sautuola y García de los Ríos, assim como aos outros membros do Comitê Executivo do grupo, incluindo o próprio Inciarte” (Trumbull; Corsi; Barron, 2019, p.2), considerando fatores como o endividamento doméstico na Europa e nos Estados Unidos.

No que tange ao grupo Santander, este possui uma história centenário, surgindo por meio de um decreto real no ano de 1857, em que a rainha da Espanha autoriza a criação de um banco na cidade de Santander em Cantábria, norte da Espanha (Trumbull; Corsi; Barron, 2019). Em menos de cem anos o banco havia expandido seus negócios na Espanha “e, na década de 1950, abriu escritório em alguns países latino-americanos e em Londres” (Trumbull; Corsi; Barron, 2019, p.2).

Em relação a empresa Santander Consumer Finance, a mesma possui suas “raízes em 1987, quando o Banco Santander comprou o Bankhaus Centrale Credit AG (CC Bank), um banco alemão em operação desde a década de 1950, com 51 filiais, especializado em financiamento de veículos” (Trumbull; Corsi; Barron, 2019, p.3). Ao longo das décadas a empresa Santander Consumer Finance foi realizando fusões com outros bancos da Espanha e da Europa ao ponto de que, no ano de 2008, já operava em mais de vinte países (Trumbull; Corsi; Barron, 2019, p.2).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com