TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Riscos Financeiros

Pesquisas Acadêmicas: Riscos Financeiros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1:

Passo1:

O plano financeiro é uma declaração formal do que deverá ser feito no futuro (Ross, Westerfield e Jaffe, 1995).

O planejamento da administração financeira se resume em varias atividades principais de uma empresa, a fim de, fazer com que a organização se desenvolva, seja ela de porte grande, médio ou pequeno. Essas atividades são inúmeras. O papel do administrador é conseguir conciliar as ferramentas que são necessárias para o momento que a empresa esteja passando. Ter uma estratégia preparada para alguma eventualidade é uma forma de planejamento para que a empresa não tenha seu resultado final prejudicado. Dessa forma, como um jogo de encaixe, o administrador deve buscar sempre os melhores resultados para organização. Dentre as atividades no planejamento financeiro temos uma das mais importantes:

Administração de Caixa

O caixa é um ativo que não gera lucro, porém tem que ter saldo suficiente para pagar despesas do dia a dia de uma empresa, como exemplo pagar salários, matéria prima, compra ativos imobilizados e pagar impostos. Compreende uma tarefa de suma importância para a empresa. “Elaborado em períodos, o fluxo de caixa deve compreender um resumo do cronograma das despesas e investimentos, receitas previstas, épocas realizáveis dos pagamentos parciais ou totais de obrigações bem como de novas contas a contratar, possibilitando prever:

- As projeções das entradas e saídas de recursos;

- Os períodos deficitários e superavitários da projeção;

- Os resultados finais por períodos;

- Previsão de investimentos.

O fluxo de caixa mostra ao administrador e seus acionistas a evolução financeira da empresa. Seu equilíbrio ou desequilíbrio de entrada ou saída de recursos em certo período. O tempo entre a compra e pagamento de uma matéria prima e o recebimento da venda do produto acabado. Maioria das atividades da administração financeira visa à melhor utilização de recursos, sendo objetivo fazer mais com menos. A organização de dados e documentos ajuda no controle de movimentação de materiais, saber qual previsão de demanda, quando há necessidade de repor estoque.

Segundo Hoji (2001), para o desenvolvimento do planejamento financeiro que consiste em planejar receitas e despesas financeiras, existe a necessidade de conhecimento aprofundado do mercado financeiro e economia brasileira e internacional.

Relação entre risco e retorno

Risco e retorno é a base sobre a qual se tomam decisões racionais e inteligentes sobre investimentos. Risco é uma medida de volatilidade ou incerteza dos retornos, e retornos são receitas esperadas ou fluxo de caixa previsto de qualquer investimento.

Os administradores financeiros estão incumbidos da responsabilidade primaria de maximar o preço das ações da empresa mantendo o risco no nível menor possível. A fim de atingir essas metas, um administrador deve determinar quais investimentos fornecerão os lucros mais elevados e os menores riscos. Ou, seja, quando há duas oportunidades de investimentos com retornos iguais, é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com