TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da disciplina Gestão de riscos financeiros

Por:   •  8/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Fichamento de Estudo de Caso

Blaine Kitchenware Inc: estrutura de capital

Tibério Cardoso de Oliveira Neto Júnior

Trabalho da disciplina Gestão de riscos financeiros, sendo tutor a professora Luciana Mattos Moreira Camelo            

Ariquemes-RO

2016

Blaine Kitchenware Inc: estrutura de capital

REFERÊNCIA: 

Heilprin, Joel L; Luehrman,Timothy A. Blaine Kitchenware, Inc: Capital Structure. Harvard Bussiness School, 4013-P02, 8 de outubro de 2009

Esse é um estudo de caso realizado sobre uma empresa de eletrodomésticos de médio porte chamada Blaine Kitchenware, essa empresa foi fundada em 1927. Ela Tinha menos de 10% do mercado, mas relatava um crescimento modesto gradativo durante os anos que se passavam. A limitação de suas vendas vinha da forte concorrência de importados baratos e os preços agressivos que os hipermercados praticavam por isso resolveu incluir em seu portfólio eletrodomésticos com mais tecnologia com foco no consumidor de classes mais altas. Suas vendas de acordo com épocas do ano como natal, dia das mães, tinham um crescimento significante de uma forma também que acompanhava os movimentos macroeconômicos do pais.

A postura financeira da Blaine era de uma postura conservadora, somente duas vezes na história dessa empresa ela precisou tomar empréstimo acima das suas necessidade de capital de giro. O seu balanço patrimonial era extremamente forte no setor. Livre de dividas e muita liquidez. Seu maior uso de caixa era para pagamento de dividendos aos acionistas e compromissos de aquisições. Em 2007, a Blaine resolveu reavaliar sua política financeira e se falava em recompra de ações para aumentar a alavancagem da empresa já que a liquidez não era o seu problema. Isso só seria possível depois de uma análise de sua estrutura de capital, política de dividendos, estrutura societária e planos de aquisição. O índice payout das ações estava preocupando seu principal gestor, Dubiski, bisneto de um dos fundadores da empresa, engenheiro, sendo eleito pelo conselho de administração em 1988, tornando-se CEO em 1992. Tomou uma estratégia com foco no aumento da oferta de produtos pela aquisição de pequenos fabricantes independentes e linhas de utensílios de cozinha de grandes fabricantes. Sendo essas aquisições feitas com caixa da empresa ou suas ações.

A política de recompra de ações por um lado daria mais flexibilidade para o conselho definir futuros dividendos, os membros da família manteriam suas ações como anteriormente e mexeria no payout. Por outro lado, essa recompra trazia uma preocupação com relação a endividamento, descontinuidade de aquisições e diminuição das reservas de caixa da empresa. Dessa forma, uma grande recompra poderia forçar a Blaine a desistir de suas reservas de caixa ou não dar continuidade nas suas aquisições. Ou provavelmente ela tivesse que tomar outro empréstimo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (148.2 Kb)   docx (44.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com