TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da Disciplina Logística Empresarial

Por:   •  4/11/2019  •  Resenha  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Resenha Crítica de Caso

Brena Gentil Resende

Trabalho da disciplina Logística Empresarial

                                                               Tutor: Prof. Marilia de Sant Anna Faria

Aracaju

2019

Ford Motor Company: Estratégia de Cadeia de Suprimentos

Referências:

  • Ford Motor Company: estratégia de cadeia de suprimentos (Austin, Robert; 2001) disponível na biblioteca virtual do curso.
  • Apostila da disciplina Logística empresarial disponível na biblioteca do curso.

1 INTRODUÇÃO

A Ford Motor Company era a segunda maior corporação industrial do mundo. Criada por Henry Ford em 1903, ela receitas além dos 144 bilhões de dólares e mais de 370 mil empregados. A Ford operava em 200 países tendo como foco o projeto e manufatura de automóveis para vendo no mercado de consumidores.

A competividade ente as indústrias automobilísticas, aquecida pela globalização, havia crescido bastante nas últimas décadas. A Ford precisava encontrar formas de tirar vantagem de seu tamanho e alcance global, além de atentar à necessidade de estar continuamente aumentando a qualidade e diminuindo os tempos do ciclo de produção e entrega ao consumidor, enquanto ainda reduzia consideravelmente os custos de projeto e fabricação.

O caso proposto mostra como Teri Takai, Diretora de Sistemas de Cadeia de Suprimento da Ford Motor Company, lidou com a possibilidade de reinventarem a logística da empresa para se adequar às mudanças que a tecnologia da informação proporcionava.

Um grupo defendia o redesenho radical da cadeia de suprimentos, pois acreditava que apenas modelos de negócios atualizados prevaleceriam. Esse grupo defendia uma integração virtual nos moldes da Dell através da construção de um novo mapa conceitual, pois a indústria automobilística era muito mais complexa e tinha uma cultura bastante diferente da Dell.

Já outro grupo acreditava que as diferenças entre as duas indústrias eram substanciais e inadaptáveis.

2. HISTÓRICO DE INOVAÇÕES E REENGENHARIA

Em 1995, a Ford havia anunciado um plano de reestruturação denominado “Ford 2000”, que envolvia a fusão das operações automotivas de vários continentes em uma única organização global. O objetivo era reduzir drasticamente os custos através da reengenharia e globalização de organizações e processos corporativos. Assim, a Ford consolidou as atividades de desenvolvimento de produto em cinco Centros de Veículos – CV, cada um responsável pelo desenvolvimento e produto para cada segmento de mercado, tornando comuns os processos e produtos em termos globais.

Diante a necessidade de eliminar redundâncias organizacionais e alcançar economia de escala, a Ford introduziu o OTD (Order To Delivery) e o FPS (Ford Production System), visando a redução do tempo de pedido até a entrega ao consumidor de mais de 60 para menos de 15 dias. O novo enfoque global carecia que o uso intenso de tecnologia da informação para a eficácia das trocas de informações entre as esquipes espalhadas por todas as regiões. Assim, a TI foi realocada na área de reengenharia de processo para que melhorasse o fluxo de matéria e diminuísse os custos com estoque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (127 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com