TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da Disciplina NPG0042 - ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Por:   •  27/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso:

EMBRAER – A Líder Mundial em Jatos Regionais  

Pedro Paulo Negrini

Trabalho da Disciplina NPG0042 - ESTRATÉGIA EMPRESARIAL,

                                                                Tutor: Prof. James Dantas de Souza

Rio de Janeiro

2018

FICHAMENTO

TÍTULO: Estratégia Empresarial 

CASO: “Embraer: A Líder Mundial em Jatos Regionais”. 

REFERÊNCIA: GHEMAWHAT, Pankaj. Embraer: A Líder Mundial em Jatos Regionais, Boston: Harvard Business School, 2000.

TEXTO: 

Uma pequena introdução sobre a EMBRAER – A Líder Mundial em Jatos Regionais  

Criada em 1969 pelo Ministério da Aeronáutica, a estatal EMBRAER foi criada para criar aeronaves militares e comercias. As instalações da fábrica estão situadas em São José dos Campos, interior de São Paulo.

Em toda sua história, o governo brasileiro não mediu esforços para incentivar a indústria que logo conseguiu ingressar nos seguimentos do setor aeronáutico.

Na década de 70 a EMBRAER lançou seus primeiros modelos de aeronaves, dentre os modelos estava o Bandeirante, aeronave de turbo hélice com capacidade para 19 passageiros e nesse período obteve uma licença que a favorecia na produção de todo tipo de aeronave com acesso ao mercado brasileiro.

No final da década de 80 e início dos anos 90, a empresa começou a apresentar queda em seu desempenho, o fim da guerra fria cancelou contratos de produção de aeronaves junto com uma recessão que também cancelou vendas que afetaram a produção da EMBRAER.

Seguindo com o resumo e desenvolvimento para entrega:

A partir desse estudo pude verificar que todo o processo de privatização da EMBRAER gerou uma transformação extrema na maneira de gerir e na visão do negócio. Foi elaborado um novo planejamento estratégico com base em indicadores de monitoramento interno e externo criados pela área de inteligência de mercado, onde realizaram análises com mais certeza e confiança nas informações geradas.

Com base nesses estudos decidiram realizar uma reestruturação, como estratégia, produtiva e financeira para que prestigio, faturamento e patrimônio tivessem aumento e valorização no mercado brasileiro e mundial

Uma mudança em uma empresa desse porte, a tendência é geração de vários conflitos internos, principalmente com a chegada de novos controladores e alteração de líderes, e o que pude perceber foi que os recém-chegados souberam preservar a liderança e identidade tecnológica, mantendo o departamento de engenharia, continuando com a tradição da empresa, adaptando e transformando os valores seguindo o novo direcionamento proposto para a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (45.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com