TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da Disciplina Seleção e Viabilidade Financeira de Projetos

Por:   •  4/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA em GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Leandro Rondon Soares

Trabalho da Disciplina Seleção e Viabilidade Financeira de Projetos,

                                                                Tutor: Prof. Eduardo de Moura

Brasília

2018

FICHAMENTO

TÍTULO: Seleção e Viabilidade Financeira de Projetos

CASO: Demonstração de Fluxo de Caixas: Três exemplos

REFERÊNCIA: Demonstração de Fluxo de Caixas: Três exemplos de William J, Bruns Jr. Julie H. Herstentein

TEXTO: O estudo de caso dessa matéria conta a história de um engenheiro (John) que, devido ao atraso do seu voo, perdeu a aula de contabilidade, em que a matéria apresentada seria a de fluxo de caixa.

Como havia perdido a aula, John pediu para que seu colega de turma enviasse um material para que ele não perdesse o conteúdo que fora apresentado na aula, porem o material era sintético, não fazendo com que o John tivesse entendimento da matéria fluxo de CAIXA.

John estava bastante preocupado, já que em seu MBA a matéria perdida poderia ser conteúdo de um teste que era realizado semanalmente. John então teve a ideia de para Lucille se ela poderia lhe ajudar a entender a matéria. Lucille respondeu que sim e os dois marcaram uma reunião para que Lucille apresentasse o conteúdo para John.

A reunião fora marcada para o mesmo dia, as 14 horas. Chegando lá, Lucille entregou ao John três demonstrações de fluxo da empresa em que trabalhavam. John ficou apreensivo e com medo de Lucille pedir para ele explicar o fluxo. Lucille ao invés disso, começou a explicar para o John.

Lucille então começou a explicar que a demonstração de fluxo de caixa é uma parte muito útil do conjunto de três demonstrações que as empresas precisam preparar. Lucille então pediu para que John levasse o material para casa e o analisasse e voltassem a se reunir no próximo dia. Disse ainda que se John entendesse como se era preparado o balanço patrimonial da empresa, ele não precisava se preocupar com o teste que poderia vir a fazer.

John então agradeceu e disse que gostava muito do curso de contabilidade e que entrou em pânico quando não conseguiu entender as anotações que o professor havia lhe entregado, na semana anterior.

Lucille pediu para que o John esquecesse o material do professor e, pelo menos naquele momento, que se concentrasse na documentação que ela havia lhe dado.

Lucille então começou a explicar para o John que o fluxo de caixa era dividido em três partes. Atividades operacionais, atividades de investimento e atividade de financiamento.

Atividade operacionais mostram as entradas e saídas relativas às operações fundamentais da linha ou linhas básicas de negócios da empresa.  Atividades de investimento mostram fluxos de caixa para a compra e venda de ativos geralmente não mantidos para revenda, bem como para a concessão e cobrança de empréstimos. Atividades de financiamento mostram fluxos de caixa associados ao aumento ou à diminuição de recursos de investidores e credores da empresa.

John com essa explicação ficou em dúvida com relação ao assunto pagamentos de juros e questionou o porquê de fazerem parte da seção de financiamentos. Lucille então explicou para John que em alguns países, como no Reino Unido, juros estão incluídos na seção de financiamentos, já nos Estados Unidos eles fazem parte da seção de Atividades Operacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com