TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da disciplina: Modelos de Gestão Contemporânea

Por:   •  21/5/2016  •  Resenha  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE SAÚDE E ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR

Fichamento de Estudo de Caso

LUIS AUGUSTO SILVA

Trabalho da disciplina: Modelos de Gestão Contemporânea

                                             Tutor: Prof. André De Jesus Menezes

São Paulo

2013

        

        Fundado em 1906 o novo hospital universitário da Universidade de Barcelona. O hospital nos seus primeiros anos serviu como um “hospital de caridade” para as classes pobres. Doações de caridade e subsídios ajudaram a complementar as baixas receitas.Os custos também eram baixos já que as tarefas de enfermagem eram realizadas por freiras. Durante a Guerra Civil Espanhola o hospital viu um aumento na demanda por tratamento, e ficou sob controle do governo. Durante o período pós-guerra muitos médicos foram forçados ao exílio e a oferta de alimento e medicamento estava reduzida. A situação econômica do hospital melhorou quando os subsídios do governo foram ajustados nos anos de 1950. Em 2004 o hospital começou a cooperar com o cuidado primário. Especialistas do Hospital foram trabalhar com clínicos gerais de cuidados primários uma vez por semana.

        Em 1996 a gerência do hospital decidiu transformar radicalmente a organização de tratamento. O hospital estava organizado em três divisões: medicina, cirurgia e serviços centrais. Abaixo delas estavam 54 serviços, que coincidiam com as especialidades médicas. Mas as divisões eram muito grandes; era difícil administrar seus orçamentos.A meta era encontrar uma estrutura que fosse mais direcionada à pacientes e processos, garantindo que serviços e recursos fossem organizados para melhor atender às necessidades dos pacientes.

        A reforma de 1996  trouxe um novo sistema de desenvolvimento duplo para os médicos. O novo sistema visava reconhecer as qualificações médicas, realizações e experiência crescente através de sua progressão em um caminho na carreira profissional, tudo enquanto continuando a recompensar o avanço dos médicos assumindo responsabilidade de liderança através de um caminho de "carreira gerencial". Além de ser o primeiro sistema duplo na Espanha, também previu a participação de médicos em seleção, promoção e comitês de nomeação de desenvolvimento de carreira.

        Na primeira década do ano 2000 o hospital enfrentou duas grandes crises. Em 2002  tiveram um enorme déficit. Estavam aumentando muito a atividade, de uma forma não planejada, então uma parte disso não foi reembolsada pelo fornecedor público. Então perceberam que um dos problemas foi que  não tinham movido a responsabilidade de planejamento e orçamento para os institutos.

Durante março e abril de 2011, o hospital trabalhou em um plano de emergência. Heras disse, “Nós discutimos com os diretores do instituto em qual nível cada um poderia contribuir para as economias.. Por exemplo, emergência e oncologia, onde tratamento rápido é crucial, estavam no ponto mais baixo com cerca de 4%, enquanto institutos como ortopedia com um alto nível de cirurgias eletivas poderia suportar uma parte maior de até 11%.Cada instituto então convocou seu pessoal para explicar as metas e pedir propostas. Heras disse, “Nós criamos uma estrutura para guiar essas decisões. Ela estipulou que os cortes não deveriam prejudicar o futuro do hospital; que a prioridade deveria sempre ser dada aos pacientes e ao pessoal com ganhos em eficiência sendo usados para manter empregos. Os cortes tinham que ser estabelecidos com o nosso pessoal, estar em linha com nossos valores essenciais como objetividade e equidade, e construir sinergias com outras instituições.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com