TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da disciplina de Diretrizes Estratégicas Mercadológicas em Saúde

Por:   •  2/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2] 

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DA SAÚDE COM ÊNFASE EM ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR

Fichamento de Estudo de Caso

Cibele Manoela Krug

Trabalho da disciplina de Diretrizes Estratégicas Mercadológicas em Saúde

Tutor: Prof. Antonio Luis Draque

Porto Alegre

2018

Estudo de Caso: DENTALCORP

Referência: ESTADOS UNIDOS. Harvard Business School. DENTALCORP. 807P01.

Rev: May 19, 2006.

O presente artigo vai falar da empresa DentalCorp criada em 1989 em São Paulo pelo dentista Luís Alexandre Chicani, com formação em odontologia pela USP e Administração pela FGV, com o objetivo de oferecer planos odontológicos de qualidade e baixo custo.

A empresa de Chicani ficou em constante oscilação até o ano de 2002, Chicani então decidiu fechar seu consultório particular e se dedicar somente à DentalCorp, desta forma ele conseguiu parcerias com a Endeavor Brasil, esta parceria reorganizou a DentalCorp e ajudou a estabilizar a empresa.

Então Chicani fez um estudo minucioso, agregando a geográfia brasileira, com treinamento, apoio financeiro e banco de dados de clientes do Brasil, o banco de dados ele consegui através da empresa a VeraCruz e MAPFRE.

Chicani criou um seguro odontológico no Brasil, esse seguro era dividido em duas modalidades: empresarial e Individual, focando seu empreendimento nos planos empresariais que geralmente tem menos inadimplência. A empresa oferecia também serviços administrativos, como: controle de qualidade, auditoria e reembolsos.

Com essa inovações a DentalCorp se tornou uma empresa bem conhecida no mercado, mas até esse momento ela não gerou nenhum grande lucro, pois existia a falta de uma equipe de profissionais de gestão, a necessidade de ampliar seus parceiros e principalmente aumentar seu capital.

Isso afetava muito os lucros da empresa, mesmo com uma grande rede de atendimento e profissionais de qualidade. Com a ajuda da Endeavor Brazil, Chicani reestruturou a DentalCorp, criando a Diretoria Consultiva que era formada de técnicos, contratou uma empresa de consultoria para desenvolver as relações internas da DentalCorp e criou também um organograma formal definindo funções e responsabilidades.

O diferencial da empresa de Chianini era seus produtos e vendedores, metade era da própria empresa e na maioria composto por mulheres entre 30 e 40 anos de idade, sendo exclusivas e ganhando comissão por venda efetuada.

Com essa estrutura a DentalCorp ganhou o certificado ISO 9001:2000 que desenvolveu um software para melhorar a integração, além de melhorar as funcionalidades de site da empresa, que ficou mais atrativo e interativo.

Em 2013 a empresa foi pioneira no setor de planos odontológicos a ganhar o certificado ISO 9001:2000. Foi criado também um software para melhor integrar os sistemas e as informações, a interface da empresa na internet também foi melhorada.

Após quase 15 anos a empresa se tornou forte e lucrativa, estando presente em 500 municípios brasileiros e tinha credenciado dentistas da língua portuguesa em Miami, Lisboa e Porto, Madri e Paris. Apesar dos avanços certas dificuldade ainda existem, a geração de caixa não é forte suficiente para adquirir concorrentes menores, a dificuldade em gerar novos talentos e lideranças. Chicani e o RH da Dentalcorp tentam criar estratégias de melhorias e motivação de seus colaboradores, através de treinamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (116.9 Kb)   docx (45.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com