TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Pcc didática Pedagogia Universidade Estácio de Sá (Estácio)

Por:   •  24/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  4.523 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho Pcc didática

Pedagogia Universidade Estácio de Sá (Estácio)

4 pag.

Document shared on www.docsity.com


[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

NOME:TAÍS PEREIRA DA SILVA

MATRÍCULA: 202103255884

PROFESSORA: Fabiana Chinalia 

 DIDÁTICA: Preparar uma aula para educação infantil utilizando metodologias ativas

Local

2021

INTRODUÇÃO

   Didática é uma ramificação da ciência pedagógica que tem por objetivo de ensinar métodos e técnicas que autorizam o aprendizado do aluno por parte do professor ou instrutor.

  A didática é considerada arte e ciência do ensino. Ela não objetivas apenas conhecer por conhecer, mas procurar aplicar seus princípios com a finalidade de desenvolver no individuo as habilidades cognitivas para torna-los críticos e reflexivos. É dever do professor garantir uma relação didática entre o ensino e aprendizagem, tendo em mente a formação individual da personalidade do aluno. Por meio da aula o docente organiza o processo de ensino e transmite aos alunos o conhecimento adquirido durante sua formação.

  O planejamento é uma ferramenta administrativa que se encontra dentro da didática, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, o trâmite adequado a reavaliar todo o processo. Planejar é decidir com antecedência o que fazer, como fazê-lo, quando fazê-lo. Sem ele o ensino se torna meramente mecânico, o professor transmite somente o que está no livro, escrever na lousa e mandar os alunos copiarem. É um modo de ensinar mais fácil e simples, mas que foge da didática e do planejamento.

  As metodologias ativas consistem na mudança do paradigma do aprendizado e da relação entre o aluno e professor. O aluno passa então a ser o protagonista e transformador do processo de ensino, enquanto o educador assume o papel de um orientador, abrindo espaço para a interação e participação dos estudantes na construção do conhecimento.

  Essas metodologias podem contribuir com o desenvolvimento tanto da dimensão cognitiva quanto da socioemocional dos estudantes. Isso por que os alunos aprendem a lidar com problemas devido ao trabalho da sua segurança e confiança para enfrentar situações complexa, na escola na vida. Os alunos desenvolvem mecanismo e aprendem a expor sua opinião e a respeitar pensamentos diferentes. Estimula a resolução de problemas práticos, contribuindo para o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico. Os estudantes também conseguem trabalhar a autonomia, a responsabilidade, a proatividade, o trabalho em equipe e a independência.

DESENVOLVIMENTO

  Ao ler a Charge observo por parte da professora um desinteresse pelas experiências vividas nos dois distintos lugares do Brasil, a professora poderia ter aproveitado essa oportunidade de interesse dos alunos e argumentando sobre seus relatos, como o tamanho das suas regiões, costumes, culturas, sotaques, clima, vegetação, comidas típicas.

  Porém a mesma não deu importância para a vivencia dos alunos, e disse: “não temos tempo para essas bobagens” ressaltando que os alunos não têm conhecimentos sobre o assunto e tampouco querendo incluir suas experiências no conteúdo ali apresentado.

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

CONTEÚDO: Diversidade cultural – comidas típicas

SÉRIE: 3º do Ensino Fundamental

OBETIVO: Identificar comidas típicas de diferentes regiões como elementos da diversidade cultural brasileira.

Pense em tema de conteúdo para a disciplina que poderá futuramente lecionar. Como você agiria se estivesse no lugar do (a) professor (a) da Charge e ao lançar esse conteúdo os alunos tivessem reações parecidas?

  Pense que a aula é de geografia e estamos falando dentro de sala de aula sobre as regiões do Brasil. Debatemos costumes, diversidades, clima, vegetação, sotaques e culinária de cada região. Os alunos relatando para mim e para os colegas de classe experiências vividas, como; um que viajou para região sul para aproveitar o frio, outro que passou férias conhecendo as praias do nordeste, um que se mudou com a família para o centro-oeste. Eu, como professora citaria algumas das minhas experiências, iria fazer perguntas aos alunos, e acima de tudo, interagir com eles dentro de sala de aula e dando espaço para eles falarem sobre o que gostam de cada região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com