TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO: Diretrizes para leitura, análise e interpretação de textos

Por:   •  12/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDAE ESTADUAL DO PARANÁ - CAMPUS PARANAVAÍ

Campus Universitário “Frei Ulrico Goevert” – Av. Gabriel Esperidião, S/N

Caixa Postal, 306 – CEP 87703-000 – PARANAVAÍ – PARANÁ

www.unespar.edu.br

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Diretrizes para leitura, análise e interpretação de textos

CESAR HENRIQUE OLIVEIRA

PARANAVAÍ

2017

CESAR HENRIQUE OLIVEIRA

Diretrizes para leitura, análise e interpretação de textos

Trabalho de graduação apresentado à disciplina Metodologia de Pesquisa do curso de Licenciatura em História.

 Professor Roberto Batista

PARANAVAÍ

2017

RESUMO

O autor aborda o fato da dificuldade que o aluno tem de compreender os novos elementos de estudo propostos, pois o estudo passa de literário para científico com alteração do tipo de análise e do vocabulário. Deve-se organizar para desenvolver a aprendizagem e o pensamento realizando leituras mais proveitosas dos textos.

Ao escrever um texto, portanto, o autor (o emissor) codifica sua mensagem (...) e o leitor (o receptor), ao ler um texto, decodifica a mensagem do autor, para então pensa-la, assimilá-la e personaliza-la, compreendendo-a: assim se completa a comunicação.

Para se ter um bom aproveitamento do estudo, faz-se necessário o uso de algumas metodologias. Tais recursos são usados com o objetivo prático de fornecer elementos para uma melhor abordagem, possibilitando uma leitura mais proveitosa.

Para facilitar a compreensão do tema estudado deve-se dividir a unidade de leitura em partes.

1.a. Delimitação da unidade de leitura

Estabelece-se uma parte do texto como uma unidade de leitura a ser analisada individualmente por etapas de maneira contínua, sem intervalos de tempo muito grandes. Esta unidade deve estar dividida do restante do texto de forma a da sentido posteriormente na totalidade do estudo.

Deve portanto, configurar uma subdivisão do todo.

De acordo com esta orientação, a leitura de um texto, quando feita para fins de estudo, deve ser feita por etapas, ou seja, apenas terminada a análise de uma é que se passará à seguinte. Terminado o processo, o leitor se verá em condições de refazer o raciocínio global do livro, reduzindo a uma forma sintética.

1.b. A análise textual

        A partir do estudo das unidades, faz-se uma leitura geral para compreensão da mensagem na totalidade, dividindo as unidades em três:introdução, desenvolvimento e conclusão.

        

Durante o primeiro contato deverá ainda o leitor fazer o levantamento de todos aqueles elementos básicos para a devida compreensão do texto. Isso quer dizer que é preciso assinalar todos os pontos passíveis de dúvida e que exijam esclarecimentos que condicionam a compreensão da mensagem do autor.

Conhecer dados à respeito do autor ajudará a elucidar as ideias expostas no texto. Conhecer o vocabulário usado também é importante para uma melhor compreensão do texto, uma vez desconhecidos deve-se buscar seu significado evitando ambiguidades desses conceitos.

Podemos encerrar esta parte da análise com uma esquematização, com fim a dar suporte ao raciocínio.

A utilidade do esquema está no fato de permitir uma visualização global do texto. A melhor maneira de se proceder é dividir inicialmente a unidade nos três momentos redacionais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Toda unidade completa comporta necessariamente esses três momentos. Depois são feitas as divisões exigidas pela própria redação, no interior de cada uma dessas etapas.

1.c. A análise temática

        É a compreensão da mensagem global do texto, analisa o conteúdo do texto, o assunto tratado, o tipo de comunicação, os questionamentos e argumentos do autor.

A análise temática procura ouvir o autor, apreender, sem intervir nele, o conteúdo de sua mensagem. Praticamente, trata-se de fazer ao texto uma série de perguntas cujas respostas fornecem o conteúdo da mensagem.

        Deve buscar com esses questionamentos, entender do que o texto fala, qual o tema ou assunto. Pois nem sempre o título do texto é completamente fiel ao conteúdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (204.8 Kb)   docx (89.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com